gerenciamento de eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Gerenciamento de eventos: 6 passos para acertar em todas as etapas

Aprenda a gerenciar todos os eventos que a sua empresa organiza


Fazer o gerenciamento de eventos é uma demanda muito comum para as empresas do segmento. Mas para que tudo aconteça de forma perfeita, o desafio de gerenciar eventos, principalmente se forem vários ao mesmo tempo, precisa ser encarado com muita seriedade e cuidado.

Alguns procedimentos básicos e o uso de tecnologias atuais, como um aplicativo próprio do evento, podem ser de grande auxílio nesse momento.

Ao aprender como fazer o gerenciamento de eventos, o importante é manter a organização para oferecer expertise de serviços para todos os eventos que estão sendo realizados.

Mas que tal saber mais sobre gerenciamento de eventos? O post a seguir trará uma lista de 6 soluções para as empresas que precisam cumprir com perfeição essa tarefa, mantendo o foco em atingir os seus objetivos principais.

6 dicas para realizar o gerenciamento de eventos

1.Mantenha uma equipe entrosada e com boa relação

Material humano de qualidade sempre fará muita diferença para uma empresa na hora de gerenciar um evento. Por isso, é importante ter à disposição bons profissionais, que tenham ótimo jogo de cintura para gerenciar vários eventos ao mesmo tempo.

Ao realizar a gestão de equipes, é preciso garantir que todos os membros tenham organização e consigam trabalhar bem entre si.

Deve existir cooperação para que tudo seja cumprido em relação às demandas necessárias, sem que falte nada a cada um dos eventos. Afinal, como gerenciar um evento sem um bom entrosamento? Não seria possível.

Também é imprescindível que haja um ótimo relacionamento entre os membros da equipe. A correria para que tudo saia perfeitamente não pode resultar em conflitos e estresse. Um clima ruim poderia interferir negativamente na hora de gerenciar eventos, especialmente quando são vários de uma só vez.

2.Use a tecnologia no gerenciamento de eventos

Planilhas, anotações, rascunhos, mensagens de texto e e-mails: todas essas “ferramentas” podem estar presentes na rotina de uma equipe. Mas será que é possível melhorar isso?

Quando há muito para ser tratado, a quantidade de recursos podem acabar não sendo suficientemente úteis, principalmente se esses dados forem abordados separadamente.

Nesse caso, será difícil manter uma organização. O melhor a se fazer é se apoiar em recursos tecnológicos voltados justamente para o segmento.

É possível usar ferramentas voltadas para gerenciar eventos, desde a fase de divulgação por meio de sites especializados para cada evento, até o controle de todas as demandas relacionadas a eles.

Sugerimos que conheça as soluções da mobLee para ajudar seus eventos.

3.Prepare planos emergenciais para imprevistos

Por mais que o planejamento do evento esteja bem definido, sem o risco de falhas e com tudo muito bem organizado, sempre há a possibilidade de imprevistos.

Uma equipe com experiência em como gerenciar um evento sabe disso e estará sempre pronta para agir em caso de algo fugir do planejado. Nesse momento, além de calma é necessário ter capacidade de antecipação.

O melhor a se fazer durante o gerenciamento de eventos é prever quais são as possibilidades de emergências dentro de cada cenário. Isso pode parecer um pensamento pessimista, mas é capaz de salvar qualquer planejamento, desde que você consiga prever a possibilidade do problema.

Desse modo, é importante desenvolver planos emergenciais para todos os tipos de situações possíveis que possam vir a acontecer. Ainda que isso demande certo tempo durante os processos de produção do evento, é uma atitude segura.

4.Otimize e organize a agenda de tarefas

Todo plano de como gerenciar um evento precisa seguir uma agenda. Ela será um guia cronológico de todas as demandas que precisam ser feitas dentro do tempo, para que tudo saia como planejado.

Desse modo, é fundamental manter essa agenda otimizada para obter uma melhor gestão de tempo nas ações de produção.

É importante sempre manter o planejamento de cada evento atualizado, dando segmento ao que ainda falta e eliminando aquilo que já foi feito, para manter tudo bem alinhado e organizado para as tarefas que ainda restam.

Eventualmente, será preciso replanejar alguns pontos dentro da agenda, então também é necessária toda atenção nessa fase da organização. Isso evita que alguma necessidade do evento passe despercebida, o que pode causar problemas e se tornar uma demanda emergencial por puro descuido.

5.Defina prioridades entre os procedimentos

Ainda falando um pouco sobre a agenda de organização, é importante ressaltar a necessidade de manter a prioridade na realização das demandas relacionadas a cada evento.

Como podem ser vários de uma vez, é imprescindível se preocupar com o que deve ser resolvido primeiro em cada um deles.

Isso garantirá que não faltem serviços, itens ou fornecedores básicos dos quais é preciso cuidar com certa antecipação.

Há também os fatores como autorização da prefeitura, que é imprescindível em alguns casos, afinal a falta desse documento pode inviabilizar a realização do evento, até que isso esteja resolvido.

Para que não haja nenhum tipo de falha, portanto, é importante reunir as equipes e definir previamente quais devem ser as prioridades para cada um dos eventos durante o período que antecede o dia de cada um deles.

Esse procedimento colabora para que o gerenciamento de eventos seja feita de uma maneira inteligente.

6.Distribua os projetos de maneira equilibrada

Dentro das empresas de eventos, é comum que cada equipe fique responsável por um projeto específico. Geralmente, os gerentes — no caso de gerenciar eventos simultâneos — ficam responsáveis por mais de um, já que há essa necessidade por conta das várias demandas. Nesse caso, é preciso ter equilíbrio.

A gestão de projetos de eventos é uma responsabilidade grande e, mesmo que os responsáveis sejam competentes, é preciso dar a eles qualidade de trabalho. O excesso de projetos é o pior cenário para cada profissional, que não vai dar a atenção necessária para nenhum deles.

Com equipes bem divididas e comprometidas com as demandas, ele vai conseguir tocar todos os projetos simultaneamente, sem se perder ou deixar de dar atenção para algum por excesso de informações.

Com essas dicas, é possível otimizar o gerenciamento de eventos que ocorrem simultaneamente, cumprindo com todos os objetivos e tarefas necessárias até o dia de realização de cada um.

Agora que você já sabe tudo sobre gerenciamento de eventos, que tal conhecer soluções tecnológicas que ajudam nesses momentos? Se lembra da dica do aplicativo próprio para eventos?

Pois é, seus eventos devem ser melhores do que palestras que podem ser encontradas na internet. Faça como o RD Summit, SingularityU e QCon SP e não fique para trás entre os eventos mais modernos do mercado. Marque uma conversa com um de nossos consultores para saber tudo sobre a mobLee!

banner de orçamento blog post

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!