Engajamento em eventos | 3 minutos de leitura

Gamificação para eventos online: como ela pode impactar eventos virtuais


O princípio de recompensas ajuda a entender o que é Gamification. Se pensamos em jogos, online e offline, é fácil lembrar de  tarefas a serem executadas,  por exemplo: coleta de moedas, resgate de objetivo, destruição de doces. A conclusão dessas tarefas resulta em: recompensa!

O reforço positivo conquista e engaja o jogador. Esse reforço pode ser: a satisfação de realizar uma tarefa difícil, um lugar no quadro de líderes, um prêmio, ou tudo isso junto.

Utilize a gamificação para educar os participantes e, ao mesmo tempo,  mergulhá-los em seu evento. Pense nisso. Você fará com que eles gerem engajamento ao criar uma experiência memorável.

Atrair  os participantes a entrar em rede e interagirem entre si por meio de jogos é uma ótima maneira de quebrar o gelo. Mas lembre-se, há uma linha tênue entre infantil e divertido, contudo, não torne o desafio penoso para os participantes, equilíbrio é fundamental. Você pode ter jogos simples, mas interessantes, que os ajudam a conhecer seus colegas, por exemplo.

Quer saber como trabalhar com gamificação para eventos online?

Selecionei algumas maneiras através das quais você pode promover o engajamento no seu próximo evento com a gamificação:

Jogos como: duas verdades, uma mentira ou a troca de crachá funcionam bem para quebrar o gelo e promover troca entre participantes. Você também pode dividir os participantes em pequenas equipes para ajudá-los a interagir melhor.

Uma maneira de obter feedback e opinião dos participantes é através de pesquisas. As pesquisas podem basear-se em qualquer tópico relacionado ao evento ou nas instalações do evento, seus comentários nas sessões ou no evento geral. Os participantes podem votar nas opções fornecidas e a opinião da maioria será colhida.

Torne a pesquisa divertida e atraente. Aqui está uma ideia: divida seus participantes em equipes e faça-os votar em suas pesquisas. A equipe com mais pesquisas respondidas é o vencedor final. Você também pode organizar um concurso de adivinhação. Cada equipe adivinha os resultados da pesquisa. Aquele com o palpite mais próximo vence.

A gamificação do aplicativo do evento também é uma grande conquista para os organizadores. Utilize isso para seu benefício. Crie quadros de líderes, incentive a competição através de notificações. 

Ajudando no engajamento do evento

Uma ótima maneira de garantir o envolvimento geral do público durante o evento é incentivá-lo com a ajuda da gamificação. Como mencionado anteriormente, as recompensas levam à motivação. Você pode recompensar os participantes pelo envolvimento em vários aspectos do seu evento.

Aqui está um exemplo: você pode atribuir pontos aos participantes por assistirem à sessões, visitarem salas de discussão online e salas de expositores, participarem das salas de transmissão e, também, por  participarem ativamente da comunidade do evento dentro do aplicativo. Você pode acompanhar tudo isso facilmente usando análise de dados. Mantenha um quadro com a pontuação de cada participante. Isso pode ser exibido no site do seu evento ou no aplicativo do evento.

Recompensando o engajamento

No final do evento, dê um prêmio ao vivo ao participante com maior pontuação de engajamento. Assim, você pode decidir os principais tópicos que deseja que seus participantes interajam e direcioná-los para lá usando esse incentivo.

Outra dica: aprender e adquirir conhecimento é uma agenda importante para participar de qualquer evento. Uma maneira de conseguir isso  é através do questionamento. As perguntas e respostas ajudam a iniciar discussões interessantes e relevantes que podem ser realmente úteis para os participantes presentes nas sessões de transmissão. Os organizadores podem incentivar mais participantes a fazerem perguntas boas e relevantes.

Certifique-se de que, no game, a recompensa e as ofertas que você organizar valem a pena. Podem ser descontos para o evento presencial, brindes digitais, brindes físicos. A perspectiva de brindes úteis é um grande motivador para a participação que, por sua vez, se traduzirá em engajamento.

Mas, acima de tudo, gamificar um evento online trata-se de ser criativo e adicionar um pouco de diversão ao dia do evento. Essa é a chave para promover o engajamento usando a gamificação.

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