Engajamento em eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

Por que utilizar gamificação em eventos corporativos internos?

Saiba como utilizar a gamificação nos eventos internos da sua empresa


A tendência da produção de eventos corporativos como forma de construir e expor a identidade de uma empresa vem se consolidando nos últimos anos. E para quem ainda não sabe, a gamificação em eventos contribui e muito para essa estratégia.

Mas engana-se quem pensa que o direcionamento é exclusivamente externo, ou seja, da empresa para o mercado e seus clientes.

Imagem de LM - eventos internos e corporativos-100

Eventos corporativos internos, como encontros de liderança e convenções para colaboradores, são essencialmente ações estratégicas de comunicação interna, em busca de disseminar a cultura, valores e alinhamentos organizacionais.

Além disso, também existe a função de integração, de fazer com que departamentos e unidades de negócio que normalmente não mantém tanto contato uns com os outros, comecem a se conhecer e a se comunicar nessa ocasião.

Como a comunicação interna influencia em meus eventos

Em momentos de pressão, de crise, de necessidade, o ideal é que colaboradores sintam-se conectados e parte de um todo. O oposto disso pode resultar em distanciamento entre áreas, afrouxamento de valores e pilares, fenômenos que à longo prazo tendem a resultar na queda de produtividade da empresa.

A grande questão é a forma como essa disseminação é pensada e realizada. Estratégias de comunicação interna em eventos corporativos, que sejam apenas informativas, correm o risco de não atingirem grande adesão e de deixar de engajar os colaboradores no nível necessário, para que sejam determinantes em futuros comportamentos e desempenhos.

Como já diria um dos mestres da administração, Peter Drucker:

O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro.

Peter Drucker

Escritor, professor e consultor administrativo

Com base nessa reflexão, é fácil notar como um monólogo meramente informativo é muito pouco para uma estratégia de comunicação corporativa interna. Com o avanço das tecnologias em nossos cotidianos, queremos ter experiências, interagir e não somente absorver.

Da mesma forma que esse raciocínio serve para as experiências oferecidas aos participantes, deve também se aplicar às experiências dos colaboradores.

Sendo assim, ações baseadas em gamificação surgem como um ótimo instrumento em eventos corporativos, para fazer com que os colaboradores da empresa se sintam centrais, importantes e partes reais de toda a construção em andamento.

Aplicação de gamificação em eventos corporativos internos

O principal argumento a favor de ações de gamificação em eventos é o de que emoções são evocadas durante suas realizações. Naturalmente, quando somos expostos a um sistema de tarefas, passagem de níveis e recompensas, nossa atenção, interesse e senso de competitividade tendem a ser despertados.

A gamificação em eventos corporativos deve servir como estímulo para a participação ativa e engajamento espontâneo dos participantes, com tudo que está sendo informado, debatido e até aproveitado, nos momentos de lazer.

Abaixo listo alguns exemplos de ações de gamification que podem ser realizadas fisicamente ou através de canais digitais, como aplicativos de eventos:

  • Networking: independente do evento em questão ser realizado para um grupo restrito ou para colaboradores de diferentes áreas e unidades, diminuir a distância e aproximar o contato entre eles é sempre algo enriquecedor para a cultura da empresa. Assim como, habilitar canais e elaborar ações de gamification nesse sentido pode potencializar muito as interações entre diferentes participantes.
  • Quizzes: o conhecimento a respeito da história, missão, produto ou outras curiosidades da empresa pode ser testado entre seus colaboradores de forma quantitativa através de quizzes. Além da diversão na competição, a empresa irá dispor de uma melhor visualização a respeito das percepções de seus colaboradores!
  • Perguntas e respostas: durante apresentações e palestras sobre conteúdos técnicos ou estratégicos, o estímulo ao envio de perguntas e votações das mais relevantes em troca de pontuações, contribui para melhor assimilação e debate dos conteúdos, o que caracteriza maior eficiência na comunicação estratégica do evento.
  • Feedbacks: para a organização de um evento, ter bons e realistas feedbacks em relação a relevância das atividades, qualidade dos palestrantes e outros aspectos é fundamental para a mensuração de sucesso. Posteriormente, também serve como guia para ações de comunicação mais assertivas. Estimular os colaboradores, com ações de gamification, a praticar as avaliações e recomendações também pode ser uma geração de valor para a organização do evento.

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Benefícios

A inserção e a absorção de estruturas de gamificação em eventos nas estratégias de comunicação podem trazer efeitos muito positivos e evoluir também para impactar ambientes de trabalho.

Usar jogos para testar novas estratégias internas, para aumentar a produtividade individual e a colaboração coletiva são possibilidades muito tangíveis atualmente.

Nos eventos corporativos internos em si, podemos citar algumas vantagens na aplicação de gamificação:

  1. A experiência do colaborador no encontro de lideranças, na convenção de vendas ou na viagem de incentivo se tornará muito mais viva e engajada com os objetivos propostos pelo evento;
  2. Mensurar o sucesso de uma estratégia de comunicação interna ou o engajamento de seus colaboradores em um evento é uma tarefa difícil. Plataformas como aplicativos mobile para eventos corporativos proporcionam inteligência de dados a respeito do engajamento e podem servir para calcular o ROI;
  3. A integração e a colaboração entre equipes no evento corporativo interno pode gerar maior pró-atividade na promoção de melhorias nos ambientes de trabalho, aspectos de produto ou posicionamento estratégico da empresa como um todo. Se para você, leitor, tais coisas parecem distantes para um colaborador qualquer, pode ser que o diálogo que sua empresa mantém contigo não é tão aberto e/ou eficiente.

Conclusão

Obviamente, não existe uma regra ou formato de estratégia de comunicação envolvendo gamificação em eventos que dará certo em qualquer evento corporativo interno. Perfis de colaboradores, estruturas hierárquicas, setores de atuação ou tamanhos de equipes são diferenciais que cada organizador deve estar atento.

Antes de querer elaborar uma estratégia dessas, é necessário que se faça um diagnóstico do posicionamento atual da empresa, para entender qual aspecto tem a maior necessidade de ser trabalhado e então começar a planejar uma dinâmica pensada especificamente para o evento em questão e os colaboradores que lá estarão.

Por fim, é fundamental que se promova a empatia, colaboração e autoconhecimento nessas dinâmicas, pois esses são pilares que sustentam um time. Afinal, um colaborador feliz e motivado veste a camisa de sua empresa e rende muito mais resultados concretos no seu dia-a-dia.

Gostou do post de hoje? Dá uma olhada em nosso outro texto sobre “Gamification: como gerar engajamento no estande de um grande evento.”

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