imagem representando o networking e o engajamento que tive no evento do digitalks conectando-me a outras pessoas
Divulgação de eventos, Organização de eventos | 10 minutos de leitura

Fórum de Marketing Digital: o que aprendi participando do evento do Digitalks

Descubra os temas organizados e um evento que aborda: Transformação Digital, Era da Experiência, UX e UI, Data-science, Mobile, Inteligência Artificial e Realidade Virtual em um só lugar


Nesta última quinta, participei do Fórum de Marketing Digital em Florianópolis. Você já ouviu falar desse evento?

O Fórum de Marketing Digital é um evento realizado pelo Digitalks, empresa líder no setor de marketing digital. Seu objetivo é realizar palestras com debates sobre o uso da mídia para vender uma nova realidade conectada.

Nele, foram abordados temas como: Transformação Digital, Era da Experiência, UX e UI, Data-science, Mobile, Inteligência Artificial e Realidade Virtual.

Neste 9º ano do Digitalks em Florianópolis, trazemos temas que precisam urgentemente ser debatidos diante da Transformação Digital, fenômeno que afeta não apenas o Brasil, mas todo o globo: e quem não der a devida atenção a essa onda de mudanças, ficará para trás ou quebrará. Importante entender, por exemplo, o que muda na nova Era da Experiência, como a Tecnologia e o Marketing trabalham juntos para o sucesso dos negócios e porque é tão importante entender sobre soft skills em uma realidade digital.

Gabriela Manzini

Head de Conteúdo do Digitalks

Neste artigo, dá só uma olhada no que aprendi, como foi a experiência para mim e quais os pontos de destaque do evento:

Tecnologia do começo ao fim

Antes do dia do evento, recebemos alguns e-mails informando sobre um aplicativo que teria todas as informações necessárias para o grande dia, o que me ajudou a verificar a programação e fazer contato com outros participantes enviando mensagens e comentando na timeline. Além disso, sempre que uma palestra ou o coffee break estava para começar, eu era avisada através de notificações.

Todo esse contato fez a diferença.

Ao chegar no evento, tive a certeza de que ter o contato com materiais e conteúdos no pré-evento foi fundamental para me situar e me envolver ainda mais com a tecnologia e a temática do evento. Além disso, o evento criou muita expectativa nos participantes. E não deixou a desejar! Conheça algumas palestras que rolaram:

A Era da experiência: os próximos passos do marketing na transformação digital dos negócios (Renato Sapiro)

Algumas pessoas já acreditam que estamos na Era da Experiência e outras ainda acham que ainda estamos um degrau abaixo. Gabriela Manzine, líder de conteúdo responsável por todos os canais da Digitalks, acredita que já fazemos parte há algum tempo e que todos nós, organizadores e empresários, temos que pensar na Experiência do Usuário independente do canal: online ou offline.

“Eu compro muitas coisas online, mas compro muitas outras offline também. E para mim, a experiência é sempre a mesma com a marca”, diz Gabriela. Por isso, um dos principais temas abordados no Fórum de Marketing Digital foi sobre criar experiências incríveis tanto para conquistar participantes como para conquistar clientes.

Renato Sapiro, Diretor Estratégico Digital da PwC Brasil,  Digital Strategy Director at PwC Brasil, iniciou a sua palestra questionando os participantes sobre a Transformação Digital. Afinal, todos nós ouvimos falar sobre ela, mas o que ela é? O que as empresas e pessoas querem com isso?

Hoje, a experiência está unificada e buscamos uma boa experiência comprando online ou offline. Renato afirma que sempre estivemos na Era na Experiência, apenas não percebíamos o quanto isso era importante. Era diferente? Era. Hoje temos tecnologias muito mais evoluídas, mas as a interação do consumidor com a marca sempre existiu.

Para trazermos informação inovadora, nós temos que mudar a forma que vemos o mundo. Mudar o mindset, ou seja, parar de pensar no produto que estou fazendo e pensar na solução que estou trazendo.

Renato Sapiro

Diretor Estratégico Digital da PwC

É muito importante mudar esse pensamento tanto do ponto de vista interno como externo em sua empresa ou evento. Não importa como você está atuando, se não tem experiência e um propósito de marca, você acaba perdendo relevância se não está pensando na experiência. Ou seja, além de personificada, a jornada do consumidor tornou-se personalizada.

E para onde vamos evoluir? Em 2020 a experiência de vida conectada (IoT – internet das coisas) vai movimentar $150 bilhões de dólares. Mas a tecnologia por si só não é suficiente. Não é pensar na experiência do seu participante. Você tem que entender a nova realidade do consumidor, a nova forma de pensar digital e mobile.

O ponto-chave dessa palestra foi aprender que devemos trabalhar a jornada a partir de nossa própria experiência como consumidor ou participante.

Utilização x Efetividade: Inbound, Blog, E-mail Marketing, Redes Sociais e outras estratégias de marketing digital utilizadas no Brasil

Agora foi a vez do Felipe Schepers, da COO e co-founder da OpinionBox, falar um pouco sobre as alterações que o marketing digital vem sofrendo e a sua efetividade.

Felipe realizou uma pesquisa completa sobre o mercado de marketing digital e fez a divulgação pela primeira vez em sua palestra: “Quais os tipos de conteúdo e as estratégias de marketing digital mais utilizadas pelos profissionais de Marketing Digital no Brasil”.

A pesquisa foi realizada com 733 profissionais de marketing ou marketing digital.

A cada ano, diversas estratégias de marketing são discutidas… Mas os profissionais estão acompanhando isso? Sabemos que ainda há espaço para aumentar a experiência e experimentar estratégias. Sabemos quais estratégias devo priorizar para conhecer mais e experimentar?

Vou mostrar para vocês um pouquinho dos resultados da pesquisa realizada. Quanto maior a porcentagem, mais pessoas acreditam que aquela estratégia traz resultado para o seu evento ou negócio. Dá só uma olhada:

EstratégiaPorcentagem
Inbound Marketing20%
Social Media ADs19%
SEO18%
Funil de Vendas16%
Influenciadores15%
Email marketing15%
Mídia programática13%
Vídeo11%
Automação de marketing11%
Blog11%
Native Ads08%
Growth Hacking07%

E você? Utiliza alguma dessas estratégias em seus eventos? Você pode utilizar o inbound marketing para atrair inscritos para o seu evento ou para divulgar o seu evento, por exemplo. Além disso, táticas de conteúdo e SEO podem potencializar a eficácia de sites de eventos ou até mesmo uma campanha de e-mail marketing pode engajar o seu público.

Se você ainda não utiliza nenhuma dessas estratégias, está na hora de começar! Mãos à massa!

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing na nova realidade digital do consumidor

Depois de ouvir especialistas e aprender muito com os dados de como os profissionais brasileiros de marketing e marketing digital utilizam as estratégias atualmente, foi a hora de termos um painel com Sacha Juanuk (Mormaii), Ricardo Ferro (WebEleven), Pedro Clivati (Contentools) e Felipe Schepers (Opinion Box).

O debate iniciou levantando pontos sobre o que falta para nos tornarmos mais competitivos mundialmente, abordando temas como a busca por voz, a realidade virtual e aumentada.

O mercado se tornou mais exigente. Assim, você atribui mais valor e experiências ao consumidor e a jornada de consumo ficou ainda mais complexa. Ela começa antes, muito antes do cliente entrar em sua loja ou comprar o seu ingresso online. A descoberta da necessidade começa muito antes.

E como entrar em contato com o consumidor antes dele entrar em contato com a empresa? Como podemos criar um relacionamento com o comprador antes mesmo dele perceber que precisa comprar o seu produto?

É necessário filtrar o seu conteúdo. Você não concorre mais com o seu concorrente de esquina, mas com o mundo inteiro. Por isso, educar o mercado é fundamental.

Antes de vender, é preciso criar uma estratégia que faz sentido para o seu participante ou comprador. E para isso, muitas vezes falta conhecimento.

O profissional quer usar muitas tecnologias que nem sabe se o público realmente está preparado para usar ou precisa dela. Você pode querer inovar, mas muitas vezes, um simples aplicativo pode fazer mais sentido para o seu evento. Afinal, a velocidade que surgem novos produtos digitais, é muito maior do que o tempo que temos para aprender todas elas.

Online e o offline. Qual estratégia quer seguir? Você não precisa escolher, você pode seguir com os dois se complementando. Quando você faz um evento presencial (estratégia offline) e permite que os participantes se envolvam com tecnologia nele (estratégia online),  você está integrando duas estratégias com o objetivo de fazer com que o seu evento seja lembrado depois que o evento termina.

Hoje, o marketing digital permite que você colete um contato no evento, acompanhe e faça ações direcionadas a esse participante. Por isso, o desafio de todo profissional e organizador de eventos é gestionar, aprender e entender as principais métricas para avaliar o desempenho do seu evento.

Como construir uma marca forte e amada (Denise Thomazotii)

E então foi a vez da Denise Thomazotii, gerente de marketing da FedEx, falar sobre a história da FedEx e como essa grande marca conectou pessoas e possibilidades, ajudando na construção da sua marca.

Denise acredita que é fundamental repassar valor e cultura para os seus funcionários. Só assim, quando o seu evento ou empresa crescer, eles levarão a essência do que você havia planejado e organizado pra frente. “Não é a marca, é a vivência, a experiência… A confiabilidade de usar FedEx que nos faz únicos. Nós não entregamos caixas, entregamos sonhos.”

Além disso, Denise afirma que uma empresa não pode apenas investir em tecnologia, mas nas pessoas e no impacto que geramos com os nossos eventos e ações na natureza. Por isso, é indispensável encontrar alternativas para driblar gastos supérfluos e custos com resíduos, tornando seu evento mais sustentável.

E aí, qual a experiência que você entrega com o seu evento?

Neurociência no Marketing Digital: como ativar o cérebro do consumidor (Welington Sousa)

Nesta palestra foi a vez de Welington Sousa, Head de Marketing da AlliN, trazer o tema de Neurociência no Marketing Digital. E ele já inicia falando que nunca consumimos tantas informações ao mesmo tempo. Com tantas opções e dados disponíveis, o consumidor consegue pesquisar, tomar decisões e comprar produtos antes mesmo da empresa entrar em contato, correto?

Mas será mesmo que a marca não pode fazer nada a respeito disso? Claro que pode! Existem informações implícitas que o nosso inconsciente leva em conta na hora de decidir por algum item, crescer o interesse e comprar.

A empresa pode unir o marketing à ciência e utilizar o neuromarketing ao seu favor. Um grande exemplo citado por Welington foi a campanha “Liberte o 007 que existe em você” da Coca-Cola Zero, onde quem comprava um refrigerante era desafiado a correr até um local para ganhar ingressos para o então novo 007 – Operação Skyfall. São apenas 60 segundos, confira a ação:

E aí, o que achou? O objetivo das marcas agora é oferecer um entendimento assertivo para o perfil dos clientes e chamar a atenção, ativando a memória e emocionando o usuário.

Assim, um dos desafios dos profissionais de marketing é destacar a sua marca ou evento, decifrando esses processos automáticos, geralmente tomados de forma inconsciente e não intencional. Por isso, aproximar-se da sua persona e entender o seu público-alvo é fundamental nesse processo.

A nova forma de pensar Mobile: como um bom User Experience (UX) e User Interface (UI) Design potencializam o seu produto ou serviço

Esse tema já é conhecido aqui no blog. Você se lembra do post em que falamos sobre UX invisível: criando experiências para sistemas customizáveis? Se não viu, tá na hora de dar uma conferida! :)

Na palestra, o Victor Hugo Cardoso Alves, da Stefanini, falou sobre como é importante parar de visualizar o digital e o físico como entidades separadas e perguntar-se como podemos criar experiências de design que nos conectam com as pessoas ao nosso redor, oferecendo serviços que sejam mágicos e não demandem muito do usuário sobrecarregado.

Mas por que hoje temos que nos preocupar com isso? Porque nós vivemos em um mundo digital que nos oferece inúmeras facilidades. Porém, ao mesmo tempo que temos muitos dados para ser capturados, você sabe como usar esses dados e fazer algo de real valor para a sua empresa ou evento?

Se você não se adapta, o seu negócio está condenado pelo darwinismo digital. Já ouviu falar sobre ele? É quando a sociedade e a tecnologia evoluem mais rápido do que a capacidade das empresas se adaptarem. Por isso, é preciso criar um processo estratégico de UX:

  • Mergulhar (empatizar);
  • Explorar (interpretar);
  • Criar (ideias);
  • Experimentar (usar).

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender.”

Alvin Toffler

Escritor e Futurista Norte-Americano

É importante parar de visualizar o digital e o físico como entidades separadas e perguntar como podemos desenhar experiências de design que nos conectam com as pessoas ao nosso redor, criando serviços que sejam mágicos de usar e não demandem muito do usuário sobrecarregado.

Se o marketing tem um objetivo, é interagir com o consumidor nos momentos que mais influenciam a sua decisão. Por isso, unir estratégias online e offline, mensurar resultados e entender sobre a jornada do consumidor é fundamental para fazer o evento de sucesso!

Minha experiência no #DIGITALKS2018 foi incrível! Consegui conhecer muitas pessoas, desenvolver o meu networking, conhecer novos expositores e produtos, mas principalmente, aprender muito com as palestras. Se você está pensando em participar no ano que vem, super recomendo! Ah, e se você participou do evento, deixa um comentário e me diz o que achou! :)


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