Organização de eventos
Divulgação de eventos, Organização de eventos | 9 minutos de leitura

Lista dos 10 melhores filmes para organização de eventos

Confira a lista com os melhores filmes que todos os profissionais de organização de eventos devem ver para se inspirar e ter sucesso!


Muitas vezes faltam materiais de apoio para fazer uma boa organização de eventos. Mas já pensou em tudo que você pode aprender para criar um evento de sucesso através dos filmes?

Certamente você conhece a lista dos 16 livros que todo organizador de eventos não pode deixar de ler, então confira também a relação dos 10 filmes para organização de eventos que todo profissional da área deveria ver para se inspirar e criar os melhores eventos.

1. O homem que mudou o jogo

Planejamento, objetivos e resultados estão diretamente ligados. E isso não é diferente quando falamos sobre eventos. Para entender de fato essa ligação entre os pontos que são fundamentais no trabalho de organização de eventos, você precisa ver o filme O homem que mudou o jogo.

Brad Pitt interpreta Billy Beane, gerente do time de baseball Oakland Athletics que começou a era Moneyball no começo dos anos 2000. Ele surgiu com uma ideia inovadora, apoiado por Peter Brand, para criar um time de sucesso mesmo com um orçamento muito baixo.

A ideia era avaliar os jogadores em pontos estatísticos onde juntos formariam uma grande equipe. Apesar de um péssimo começo, a equipe conseguiu chegar na pós-temporada com uma segunda metade de campeonato que comprovou a eficácia do método.

Quem trabalha com organização de eventos certamente se identifica com o filme, já que conviver com orçamentos apertados é algo comum no mercado. Mas a preparação intensa para colher os resultados depois faz toda a diferença para um evento.

A ideia de Billy Beane era clara: alcançar um objetivo com um método inovador. Para isso, foi feito um planejamento detalhado, e apesar de não ter resultados imediatos, a persistência foi importante para alcançar os resultados no final.

2. A Procura da Felicidade

Se você está na organização de um evento, já sabe que as dificuldades não vão parar de aparecer. Tenha certeza que no caminho vão surgir vários percalços, mas é importante ter resiliência e seguir em frente para conseguir superar cada um deles.

Então A Procura da Felicidade é um dos melhores filmes para que o organizador de eventos possa se identificar e entender que sim, é possível superar qualquer desafio.

A história, que é baseada em fatos da vida de Chris Gardner, mostra como ele saiu de um grande erro ao decidir ser vendedor de máquinas de tomografia (decisão que faliu sua família) até encarar um estágio não remunerado em uma corretora de seguros, na esperança de ser contratado de forma efetiva no final.

A ideia mais importante do filme é entender que, quando pensamos na organização de eventos, várias dificuldades vão surgir. Mas se deixar abater por elas só vai dificultar o seu trabalho.

O caminho certo é buscar as soluções o mais rápido possível para no fim ter produzido um evento de sucesso!

3. Fome de Poder

Durante o planejamento do seu evento, é importante dar passos estratégicos que ajudem a avançar nos resultados que você quer alcançar. Muitas vezes isso passa por escolhas difíceis, e entre elas está a de dar um grande passo rumo ao crescimento do nível do evento.

Podemos aprender esses pontos com Fome de Poder, filme que retrata a jornada de Ray Kroc, principal responsável por transformar a lanchonete McDonald’s, que nasceu no sul da Califórnia, em uma das maiores redes de alimentos do mundo.

Para quem está na organização de eventos, a mensagem deve ser bem clara ao ver o filme: não importa se você começa pequeno, sempre é possível crescer dando os passos certos.

Como prova disso, nós podemos ver a trajetória do RD Summit, evento de marketing digital que começou em 2013 com 400 pessoas e chegou em 2017 a uma estrutura com mais de 8000 participantes.

4. O Diabo veste Prada

Para um organizador de eventos, o filme que não poderia faltar nessa lista é o famoso O Diabo Veste Prada. Esse é um dos destaques também quando falamos de empreendedorismo, empoderamento e tomada de decisão.

O filme traz a história de Andrea Sachs, uma jornalista que passa a trabalhar em uma das revistas de moda mais conceituadas do mundo como assistente da dama de ferro Miranda Priestly. O que parecia um sonho para uma garota pode na verdade ser um pesadelo pela personalidade imponente da principal executiva da Runaway Magazine.

Como aprendizado que temos com Miranda Priestly, é importante ver como ela consegue se impor para tomar as melhores decisões pensando no sucesso da sua revista.

Já com a personagem de Andrea Sachs, podemos ver como é importante aprender com as pessoas que estão a mais tempo atuando no mercado, o que mudou a vida da personagem e pode ser essencial também para um organizador de eventos.

5. Truque de Mestre

Em eventos, encantar o público é um passo fundamental para no fim ter uma avaliação positiva. E não existe um filme melhor para quem está na organização de eventos aprender a gerar esse encantamento do que Truque de Mestre. Nele vemos a trajetória de um grupo de ilusionistas que cometem crimes grandiosos ao vivo.

Imagine a sensação do público ao ver o roubo de um banco que está em outro continente como é feito no filme. É esse sentimento que você deve gerar nos participantes do seu evento.

O encantamento é fundamental para que consiga os tão esperados resultados e ainda consiga fidelizar grande parte do público para as próximas edições. E colocar isso em prática passa muito por utilizar a tecnologia em eventos.

6. Joy: o nome do sucesso

Encarar o desafio de organizar um evento é uma verdadeira batalha para superar as adversidades e passar por cima dos obstáculos. E para se inspirar nesse sentido, todos que trabalham com a organização de eventos precisam ver Joy: O Nome do Sucesso.

Lembre-se que uma ideia inovadora nunca trará resultado se você não correr atrás, bater de frente com os obstáculos e abrir o caminho para colocar em prática. E Joy mostra como isso é possível depois de persistir muito.

O filme é baseado nos fatos da vida de Joy Mangano, uma inventora e empreendedora americana que fez sucesso desenvolvendo produtos de uso cotidiano como o Miracle Mop.

É comum que durante um evento os organizadores busquem ideias criativas para inovar ou reduzir custos. E com Joy podemos ver como podemos ter ótimos resultados colocando em prática essas ideias.

Mas não é apenas isso que o filme ensina para os organizadores. Você também pode ver como é importante ter coragem para negociar com os fornecedores e construir as melhores oportunidades!

7. Whiplash: Em busca da perfeição

Qual o organizador que não quer criar o evento perfeito? Esse é um dos principais objetivos, mas no meio do caminho é preciso “dar o sangue” para que todo o planejamento seja feito com êxito.

Então Whiplash: Em Busca da Perfeição é um ótimo exemplo para quem atua na organização de eventos. O filme aborda a difícil trajetória de Andrew, um baterista que sonha em se igualar a seus ídolos e ser reconhecido como um dos melhores. Mas no seu caminho surge Terence Fletcher, um maestro de jazz que não aceita erros.

A relação entre os protagonistas mostra como existe uma obsessão pela perfeição, e é essa ideia que os organizadores precisam levar para cada um dos eventos que realizar. Afinal de contas, atingir um outro nível com o evento vai aumentar o número de resultados conquistados.

8. O preço do amanhã

Um dos vilões dos organizadores de eventos é o tempo. E não há filme melhor que aborda tão bem isso do que O Preço do Amanhã. No filme, o personagem Will Salas vive em um futuro onde o tempo é a principal moeda do mundo e todos param de envelhecer ao completar seus 25 anos.

O grande problema é a desigualdade social que fazem os ricos viverem centenas ou até milhares de anos, enquanto os mais pobres precisam correr para conseguir viver o dia seguinte. Mas o protagonista vai lutar contra essas diferenças para ajudar os menos favorecidos pelo sistema.

De fato, trabalhar na organização de eventos é uma verdadeira maratona que precisa ser corrida contra o tempo. Não importa se os outros estão se sentindo confortáveis por acharem ter todo o tempo disponível para fazer suas atividades, é preciso lutar para ter tudo pronto no momento certo.

Ganhar tempo também é importante para a organização de eventos, e você pode fazer isso na prática conseguindo otimizar alguns processos como a contratação de fornecedores e no processo de venda e ingressos.

9. Sing

Dá pra aprender sobre organização de eventos com um desenho animado? Claro que sim! E Sing – Quem canta seus males espanta é prova disso.

O filme fala de como Buster, um coala que é proprietário de um teatro que não está indo nada bem, tem a ideia de criar um evento: uma competição de música para atrair o público e fazer o local reviver os dias de glória!

A grande lição que um organizador de eventos pode ter ao ver o filme é como a divulgação é importante para criar um evento de sucesso. Em Sing, o grande espetáculo começa com um público bem pequeno. Mas ao ter a transmissão para toda a cidade, o público fez questão de marcar presença no local.

Você pode adotar essa mesma estratégia para os seus eventos de 2 formas:

  • Fazendo uma conversa prévia com os palestrantes: será que o palestrante é realmente bom? Essa dúvida é comum a todos que mostram interesse em participar de um evento. Então você pode criar uma série de vídeos ou webinars que possam mostrar ao público como o conteúdo do evento é imperdível;
  • Transmitindo parte do conteúdo para despertar o interesse: se entre as 30 palestras do evento você fizer a transmissão de 5, certamente terá o aumento da intenção do público em participar da edição seguinte. Essa é uma importante ação de divulgação para despertar o interesse e garantir um aumento de participantes.

Essas ideias lembram muito a ação que a equipe do Superlógica Xperience criou para ajudar a aumentar o número de participantes no evento. A organização criou uma série de podcasts com os palestrantes do evento, ajudando o público interessado a confirmar sua participação no grande dia.

10. O Rei do Show

Para fechar nossa lista de filmes que todo organizador de eventos deveria ver temos o grandioso O Rei do Show. A história conta a trajetória de P. T. Barnum, baseada na vida desse que foi o primeiro milionário do show business, já no século 19.

Ele começou como uma espécie de museu de curiosidades, mas fez sucesso ao criar um verdadeiro show com pessoas que eram consideradas “bizarras” para a época. Foi daí que surgiram os trapezistas, a mulher barbada e outros grandes símbolos do Circo.

O grande ensinamento para o organizador de eventos é ter uma equipe que ame o que faz e trabalhe intensamente para encantar o público em todas as ações que realizar. Isso é visto no filme em vários momentos de dificuldade para P.T. Barnum, onde o seu time conseguiu fazer seu show ressurgir.

A gestão de equipes passa a ser um dos componentes essenciais para criar um evento. Então tenha sempre atenção ao formar seus times de organização para o evento. São eles que ajudarão a desenvolver as atividades necessárias para ter tudo pronto no tão esperado dia.

Gostou de conhecer todas essas dicas importantes para quem está atuando na organização de eventos? Então você precisa conhecer também o nosso Manual do 1º Evento, um ebook completo com o roteiro de etapas que você precisa seguir para criar um evento de sucesso!

banner convidando para baixar o manual do primeiro evento

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!