imagem de dois megafones sendo segurados por dois homens
Divulgação de eventos, Networking em eventos | 5 minutos de leitura

Exposição em eventos: como devo organizar o meu estande?

Checklist completo para expositores organizarem o estande


Expor em um evento é um passo muito importante para divulgar um produto, um serviço, captar novos contatos e deixar claro o que sua empresa faz para o mercado. Mas uma dúvida que muitos expositores possuem é: como organizar meu estande durante um evento? Já imaginou se tivéssemos um checklist completo para expositores sobre o tema?

Agora você tem! Confira logo abaixo uma série de passos e dicas que formam o nosso checklist completo para expositores, mostrando desde a preparação anterior ao evento até enfim chegar o momento de expor em um evento. Confira:

1. Defina seus objetivos para o evento

Expor em um evento significa exibir, mostrar para todos a proposta de trabalho da sua empresa e de suas soluções. Mas antes de pensar em montar o seu estande durante um evento, é importante criar antes um planejamento completo de todas as ações que pretende fazer durante o dia e quais os resultados que quer alcançar ao longo do evento.

Por que isso é importante? Expor em eventos podem ter diversos objetivos diferentes. Sua empresa pode estar participando apenas para posicionar a marca em meio ao mercado relacionado com aquele evento. Ou a ideia pode ser informar os participantes das soluções que seu negócio apresenta para captar leads que serão trabalhados posteriormente.

Mas você também pode expor em eventos para vender. Esse objetivo é muito comum, e se esse for o seu, é importante preparar o seu estande para acomodar esse tipo de ação.

Planeje dentro dele um espaço mais reservado, uma mesa para duas pessoas, onde você e seu possível cliente podem conversar calmamente, passar para ele as vantagens de fechar uma compra ali mesmo na feira e conseguir finalizar a venda.

Sem esse planejamento de espaço, você poderia perder muitas oportunidades. Afinal de contas, ninguém toma uma decisão de compra importante em meio a várias outras pessoas e ao lado de várias conversas paralelas que acontecem durante uma exposição em feiras de negócios.

2. Treine a sua abordagem antes do evento

Um dos erros de empresas ao expor em um evento e nas maiores feiras de negócios é chegar no grande dia completamente despreparados em relação a comunicação que terá com o público presente no estande.

É por isso que a abordagem feita durante um evento precisa ser treinada de forma antecipada. Muitos participantes podem passar pelo seu estande de forma desinteressada, sem muita expectativa. Mas essa é uma oportunidade de aplicar uma abordagem diferenciada que conquiste a atenção para o seu negócio.

Outro importante detalhe: desenvolva um levantamento de perguntas certas, aquelas que você precisa fazer para entender se a realidade daquele visitante pode ser complementada ou não com as suas soluções.

Ter esse entendimento do que falar, como falar e quais as prioridades ao realizar um contato durante o evento é essencial para que no grande dia possa ter sucesso e alcançar os seus objetivos.

3. Utilize uma decoração que destaque sua empresa

Em muitas feiras de negócios e eventos, vemos vários e vários estandes com o mesmo formato e a mesma predominância da cor branca, com apenas um banner diferente ou a logo da empresa estampada.

Por isso é preciso ser diferente e ousado na decoração do seu estande. Se a sua marca possui cores fortes, não tenha medo, utilize elas como cor central para que consiga chamar ainda mais atenção dos visitantes.

Com uma fileira de 10 estandes onde 9 são todos brancos e 1 está todo vermelho, qual você gostaria de conhecer logo de imediato? Essa resposta é bem fácil!

Você ainda pode alinhar isso com uma imagem chamativa aparecendo no seu estande, ou até mesmo usar uma iluminação diferenciada, tudo para que possa atrair mais pessoas para conhecer sua empresa e aumentar suas chances de fechar novas parcerias.

4. Ofereça um diferencial para seus visitantes

Além da decoração em si do seu estande, é muito importante que ofereça um diferencial, algo a mais que vai gerar um sentimento positivo a todos que passarem pelo se estande.

Muitas empresas optar por brindes simples, que estampam a marca da empresa e já servem como um formato de mídia para divulgação. Os brindes também despertam a curiosidade do público e podem ser uma forma de conseguir manter um contato mais prolongado com um novo lead. Mas você pode ir além.

No RD Summit de 2017, visando o aumento no fluxo de pessoas que passariam pelo nosso estande, criamos um Gamification, ou seja, uma dinâmica no estilo de um jogo que poderia ter a participação de todos que estavam presentes no evento. O objetivo era somar pontos através de várias atividades diferentes e no fim receber prêmios no estande da mobLee.

imagem do estande da moblee na premiação do gamification

A ideia foi um grande sucesso, conseguiu atender os nossos objetivos centrais e ainda contamos com muitos depoimentos positivos sobre a iniciativa. Vale a pena conferir com detalhes sobre a nossa ação de Gamification no RD Summit 2017.

Esse foi um diferencial que trouxe um destaque muito positivo para a empresa e você pode buscar alternativas como essa que vão gerar um impacto positivo no seu público.

5. Busque formas inovadoras de coletar seus contatos ao expor em um evento

Para concluir nosso checklist completo para expositores, é importante falarmos da captação de contatos durante um evento, que faz parte do processo de organização do seu estande.

Normalmente nos eventos, integrantes do seu time são destinados a fazer anotação manual de contatos das pessoas que passam pelo seu estande. Isso gera até um certo desconforto para passar informações como nome e e-mail, ou uma dificuldade para guardar todos os cartões. E nesse quesito é possível inovar para facilitar o trabalho dentro do seu estande.

Com o Collect, ferramenta desenvolvida pela mobLee, é possível usar um aplicativo para ler as credenciais dos participantes e armazenar os dados rapidamente. Você não só vai captar leads com extrema facilidade como também poderá dar uma qualificação para cada um deles, ajudando no momento de priorizar o contato com cada um deles

Ao mesmo tempo, sua empresa já ganha um status diferenciado para o possível cliente, já que fica visível a preocupação em propiciar bem-estar aos visitantes e ainda deixa clara a preocupação com o uso de novas tecnologias para facilitar as tarefas durante os eventos.

E aí? Vamos aproveitar ao máximo as oportunidades em uma feira de negócios?

Saber tudo sobre feiras e eventos

Gostou do nosso checklist completo para expositores? Esperamos que ele ajude você a expor em um evento da melhor forma possível para atingir seus objetivos. Para ter ainda mais sucesso, conheça mais detalhes sobre o Collect e veja como seu trabalho pode ser facilitado ao captar vários contatos de maneira eficiente durante o evento.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!