imagem de divulgação do evento expo fórum digitalks 2018
Cases de Sucesso de eventos | 6 minutos de leitura

Como foi participar do Expo Fórum Digitalks 2018

O Expo Fórum Digitalks em 2018 é um dos principais eventos de negócios digitais do país. Dá só uma olhada no que achei do evento!


Nos dias 4 e 5 de Setembro participei da 9ª edição do Expo Fórum Digitalks em São Paulo. Já ouviu falar? Provavelmente, mas se ainda não ouviu, deveria! Ele é o principal evento de negócios digitais do país.

Foram 2 dias de evento com mais de 4000 participantes, 120 palestrantes, 80 expositores, 20 atividades, 4 auditórios com muito conteúdo e presença dos principais formadores de opinião do mercado nacional e internacional, com grandes nomes como Martha Gabriel, Walter Longo, Clayton Wood, Dennis Yu, Logan Young e Orkut Buyukkokten.

Para ter uma noção, dá só uma olhada no que rolou no ano passado:

“Ah, Júlia, mas o meu negócio não tem haver com o digital.” Não mesmo? Se em pleno 2018 você ainda acredita nisso, deveria buscar por novas referências e entender como o digital poderia de fato mudar para melhor os resultados da sua empresa.

Bem, agora que você já conheceu um pouco do evento, vou falar o que de fato encontrei lá.

Feira de negócios, workshops, seminários, mentorias, palestras e keynotes

Mais de 50 empresas e convidados de destaque no mercado auxiliaram no debate das principais dores e tendências do mercado de Marketing, Negócios e Digital. Foi o evento ideal para conhecer as soluções mais inovadoras do mercado para ajudar o seu negócio.

Além disso, havia no próprio evento um espaço para consultoria especializada para CMOs (Chief Marketing Officer), agências e PMEs com os melhores nomes do mercado.

imagem feita pela autora no dia do evento sobre o painel de networking

Foto: Júlia Vidigal / mobLee

Insights sobre o mercado e novas tecnologias

O evento falou de muita tecnologia! Na verdade, seria impossível sintetizar tudo que aprendi em apenas um texto, então decidi trazer os pontos mais relevantes e que me fizeram pensar e trazer novas ideias para o meu trabalho.

E o maior insight que tirei do evento é que estamos na era das pessoas conectadas. Ok, mas… Todos sabemos disso. SIM, mas temos números disso!

Na palestra do Davi Bertoncello, CEO da Hello Research, ele mostrou um estudo que revelou os diferentes comportamentos dos brasileiros na internet. Já foram feitos duas grandes pesquisas, uma em 2016 e outra agora em 2018. Esse último, foi o Papo Digital – com novos indicadores e mais abrangente, voltados para temas como Publicidade e Consumo na era digital.

imagem representando os dois estudos feitos pela hello

Fonte: Estudo da Hello

O primeiro insight, foi sobre o acompanhamento de notícias dos entrevistados. De acordo com a pesquisa da Hello, são cinco meios diferentes. Apesar de o ‘Noticiário’ ser a programação mais importante na TV aberta, as Redes Sociais já aparecem à frente como principal meio, sendo mais popular entre os jovens, o que também acontece no caso dos ‘Canais do Youtube’.

Confira no gráfico abaixo:

gráfico dos principais canais que os consumidores buscam por informaçõesFonte: Estudo da Hello

O segundo insight que vale muito a pena compartilhar é que em dois anos o acesso a aplicativos aumentou 42%. Sabe o que isso significa? Nove em cada dez brasileiros conectados à internet têm smartphone e usam aplicativos.

gráfico representando o número de pessoas que possuem smartfones e como aumentou em dois anos

Fonte: Estudo da Hello

E com esse grande aumento no uso de aplicativos, seis em cada dez pessoas já fazem pesquisa e compra pela internet.

Uma pesquisa foi realizada pelo E-bit, diz que 81% das pessoas pretendem comprar pela internet na próxima Black Friday e que essa compra já vem de muitas buscas e investigações.

Ou seja, se os consumidores têm acesso à mais informações, estão cada dia mais seletivos. E nós devemos estar atentos a isso.

Confira abaixo as preferências dos consumidores entre lojas físicas ou online:

gráfico representando o quanto as pessoas pesquisam antes de comprar algo na internet hoje em dia

Fonte: Estudo da Hello

Viu como o meio digital está influenciando as pessoas, as relações e as decisões?

Quando somos clientes, damos mais valor ao “atendimento ao cliente”, mas será que você dá a mesma atenção aos seus clientes como espera ser tratado no mercado?

Canais de comunicação na era digital

E-mail é o canal preferível para contato com os consumidores seguido do WhatsApp e a distribuição das faixas etárias é bem equilibrada para cada canal. Qual o canal preferido da sua persona? Como realmente atingi-la da melhor forma?

gráfico mostrando os principais canais de comunicação na era digital

Fonte: Estudo da Hello

Bem, é muito dado para analisar e refletir, né? Resumidamente, as dicas são:

  • Tenha um discurso alinhado em todos os canais de comunicação para transmitir credibilidade;
  • O padrão de qualidade no atendimento deve ser mantido em todos os canais;
  • Abranger a vida pessoal, profissional e as horas de lazer dos consumidores;
  • A escolha dos melhores momentos da jornada do consumidor pode potencializar o impacto das mídias;
  • Ações online nunca podem ser isoladas do mundo offline. Elas devem causar impacto real e perceptível na vida das pessoas.

A tecnologia implementada no evento

Outro ponto legal do evento foi ver diversas startups reunidas, com uma experiência de dar inveja e ideias inovadoras em soluções digitais no cenário brasileiro.

A tecnologia já faz parte de praticamente toda a nossa vida, somos uma população que já vive o digital. Imagina daqui uns 10 anos? 20 anos? Bem, a necessidade de ser digital é evidente.

Mas tem uma diferença entre ser digital e fingir ser digital.

O evento conseguiu alinhar muito bem conteúdo com expectativa.

Mas a revolução não acontece quando surge uma nova tecnologia, surge quando começa um novo comportamento a partir da nova tecnologia. Então o evento tentou trazer isso para o público também.

A grade da nossa programação estava sempre em constante transformação, afinal, as atrações dependiam dos expositores e dos cursos que acontecem nos dias do evento. Como tudo era rápido demais, precisávamos de uma solução que nos proporcionasse agilidade e rapidez ao informar os participantes.

Carl W. Buehner

O que você entende por essa frase? O sucesso tem haver com a diferença que você fez nas pessoas e o evento buscou aumentar o networking entre participantes, expositores e palestrantes. Como?

Aplicativo multieventos

Para acompanhar as tendências acima, o evento do Digitalks usou outro ponto de contato muito forte no evento, que foi o aplicativo. Inclusive, dentro do app, tinham todos os eventos da Digitalks (os que passaram e os que ainda estavam por vir).

E o número da adoção foi incrível!

Mais de 70% dos participantes baixaram e utilizaram para acompanhar a timeline, postagens, programações e notificações do evento.

taxa de adoção do app do digitalks

Fonte: Plataforma da mobLee

A tecnologia vem para satisfazer uma necessidade que já existia e a gente prova que o atendimento bom em situações difíceis faz a diferença.

Uma das maiores dificuldades dos organizadores de eventos é atualizar os participantes quando uma programação é alterada. Se você imprime milhões de materiais, eles se perdem e vão para o lixo. Então porque não investir em uma solução digital que possa notificar pequenas mudanças do grande dia?

E não apenas isso, o aplicativo tinha o mapa do evento para auxiliar no deslocamento dos participantes. Além disso, a timeline interativa foi um sucesso! Por ela, os expositores podiam fazer ações promocionais e divulgar brindes.

imagem com diversas telas do aplicativo do digitalks

Fonte: Aplicativo do Digitalks

E muitas vezes não é o mais extraordinário que chama a atenção. O simples também conquista.

O ideal é que a gente aproveite as novas tecnologias como novas formas de fazer negócios, colocando o cliente em tudo que a gente faz.

Uma pesquisa de Harvard Business Review identificou que 89% dos gerentes buscam bater a meta de encantamento de clientes, enquanto 84% dos consumidores dizem nunca terem sido encantados.

Isso tem tudo haver com a forma que agrupamos segmentações, interagimos com nossas ferramentas e automatizamos o processo.

Para facilitar a vida dos expositores do evento e melhorar a relação deles com participantes, o Digitalks forneceu um coletor de dados, que lia o crachá com as informações importantes do consumidor (como nome, telefone, e-mail, etc) e ainda disponibilizava um espaço para anotações.

Isso facilitou a análise de métricas e o ROI por meio do expositor. Além de melhorar o relacionamento pós-evento.

imagem representando o coletor de dados da moblee

Fonte: Página do Collect / mobLee

Essas foram as minhas impressões sobre o Expo Fórum Digitalks de 2018! Se você também foi no evento, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais. E se quiser bater um papo sobre o uso de tecnologias em eventos, vamos lá! :)


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