imagem representando um planeta terra e eventos internacionais
Organização de eventos, Tendências em eventos | 5 minutos de leitura

Qual a influência da cultura do país nos eventos internacionais?

Para eventos internacionais, a cultura de cada país faz toda a diferença. Veja os 5 pontos de maior impacto como a escolha das datas ou das atividades.


Se você é um organizador mas sempre fez os eventos na mesma cidade ou estado, certamente não conhece ainda as dificuldades que podem acontecer quando se realiza eventos internacionais.

Na prática, a cultura de cada local pode interferir diretamente nas particularidades dos eventos.

E para eventos itinerantes, que se espalham por vários países ao longo do ano, fica bem mais fácil de perceber essa influência em vários aspectos diferentes. Mesmo o evento tendo um perfil único, com o mesmo escopo principal, há sim uma série de fatores que podem impactar diretamente na sua organização ou execução.

Leia também: Entrevista com o organizador: Renato Martins (Leader Segware)

Neste conteúdo, você vai entender como as particularidades de cada evento são na verdade influenciados por cada uma das características locais nos eventos internacionais.

A ideia não é mostrar o que deve fazer para os eventos que acontecem em países diferentes, mas sim apresentar quais os pontos que podem sofrer algum tipo de interferência por conta da cultura local. Confira os detalhes agora!

Por que eventos internacionais mudam de acordo com a cultura de cada país?

Algumas ações dentro dos eventos são universais, sendo realizadas em todos os tipos de eventos, em qualquer lugar do mundo. Podemos relacionar a isso a aspectos de preparação e organização por exemplo.

Mas se existe um evento internacional que acontece em várias cidades diferentes no decorrer do ano, a organização acaba sentindo na prática que a cultura pode interferir sim nas ações e decisões relacionadas ao evento.

Um exemplo claro disso: no Brasil, não é comum encontrar locais para eventos que estejam preparados para suprir a demanda de armazenar os objetos pessoais dos participantes, como um guarda-volumes.

Mas será que em outros locais essa não é uma necessidade real do público que faz toda a diferença na experiência do evento?

Metas e objetivos também podem variar de evento para evento, principalmente quando são feitos em países diferentes. E para fazer essa definição, você precisa pensar nas respostas de algumas perguntas relevantes:

  • Será que o menor país vai levar mais público?
  • Você já conhece o histórico de outros eventos que aconteceram na região?
  • Qual edição do evento vai atrair mais pessoas de outros lugares?

Percebe então que a própria cultura do local pode interferir nas ações do evento? Então prepare-se para conhecer os impactos mais comuns que são gerados por conta dessa variedade na escolha dos locais dos eventos.

Quais os impactos causados pela cultura de cada local nos eventos internacionais?

1. Programação do evento

Um dos pontos que mais chamam a atenção quando se fala da influência da cultura local do país nos eventos que acontecem ao longo do ano é a grade de programação de eventos.

Os temas trabalhados podem mudar radicalmente, mesmo tendo eventos realizados por uma mesma empresa ou pela mesma equipe. E para montar a programação, é fundamental estudar os tipos de conteúdo que podem gerar mais interesse para o público que vai marcar presença no grande dia.

Na prática, os tipos de conteúdos abordados são apenas uma parte dos pontos que você precisa atentar para realizar o evento.

É importante analisar também se para cada evento o ideal é dar mais espaço para a exposição dos palestrantes sobre os temas ou se é possível diminuir esse tempo para trazer mais pessoas relevantes para os participantes do evento.

2. Atividades com o público

Dentro de um evento, a cultura do país também pode interferir diretamente na sua grade de atividades previstas.

Pela diversidade que temos ao redor do mundo, fica mais fácil entender a preferência do público presente, que pode ser por mais interação entre todos ou até mesmo com mais atividades simultâneas acontecendo sem muito tempo de intervalo.

Nesse ponto, vale pensar o seguinte: será que o público de um evento na Ásia vai interagir com as ações propostas da mesma forma que o público da América do Sul consegue fazer? É com esse entendimento que você vai identificar quais as melhores atividades para alocar na sua programação do evento.

3. Escolha de datas e horários

A escolha das datas também deve ter uma atenção especial da organização de cada evento, já que em cada país existe um calendário de feriados e datas comemorativas que podem interferir no seu planejamento.

Mas um dos pontos mais sensíveis está na questão dos horários. É comum que na cultura de um país tenha algum período do dia que não se deve fazer algumas atividades específicas.

Em alguns países existe um horário depois do almoço onde as pessoas realmente param tudo, como é o caso da siesta na Espanha.

Apesar de ter a presença de pessoas de vários locais diferentes, é certo dizer que a maior presença de público será local. Então esse estudo vai ser muito importante para ter a certeza de qual o melhor dia e horário para realizar seus eventos internacionais.

4. Alimentação e climatização

Sabemos que até mesmo dentro do próprio país, mas em cidades diferentes, temos que separar um tempo e dar uma atenção especial para pontos como a escolha da alimentação que estará presente no evento e também na climatização de cada ambiente.

Quando falamos em alimentação, sempre pensamos em um cenário ideal, com os mais variados tipos de comida sendo disponibilizados para todos, evitando qualquer problema de intolerância.

Mas na prática, os custos envolvidos para bancar tudo isso são realmente altos. Por isso, o ideal é analisar as opções e escolher aquela que possa se adaptar para o público local. Ter esse cuidado vai impactar diretamente nas avaliações pós-evento.

5. Relação com os fornecedores

Para fechar nossa lista de ações que são customizadas por conta da influência da cultura do país nos eventos internacionais, precisamos falar sobre a relação entre os organizadores e fornecedores do evento.

Quando falamos de tecnologia, hoje essa relação é muito mais facilitada ao tomar a decisão de utilizar o mesmo recurso para eventos que acontecem em lugares totalmente diferentes.

Mas quando pensamos em todas as demandas que existem para a organização de um evento, essa relação fica mais difícil. É por isso que vale muito a pena entrar em contato com outros organizadores de eventos e encontrar os fornecedores que são mais recomendados.

A cultura de cada país pode até mesmo afetar o valor do orçamento disponível para a realização do evento, que pode variar bastante dependendo de todos os outros pontos que vimos até aqui.

Gostou de saber mais sobre as particularidades de cada evento e como a cultura de um país pode influenciar diretamente os eventos internacionais? Então fica a nossa dica para buscar as informações de cada região para tomar as decisões mais assertivas.

E se precisar falar mais sobre seu evento, pode contar com a mobLee!

banner de orçamento blog post

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!