imagem de um homem subindo em uma lâmpada como se fosse um foguete
Infraestrutura de eventos | 5 minutos de leitura

Eventos inovadores: vale a pena experimentar algo novo na próxima produção?

Saiba as principais dicas sobre inovação para implementar em seus eventos


Um evento tem sucesso quando consegue ser uma experiência única para os participantes. Assim, eventos inovadores precisam ser de alguma maneira memoráveis, fazendo com que eles comentem positivamente sobre a organização e aguardem ansiosamente pelas próximas edições.

Para criar essa experiência marcante e se destacar no cenário de produção, pôr a criatividade à prova é fundamental. E foi justamente pensando em todas essas questões que resolvemos te mostrar, neste post, como é possível e que vale a pena sim investir em eventos inovadores. Preparado? Então acompanhe!

1. Inove nos locais de palestra

Quem disse que os oradores têm que se apresentar sempre naquela mesma sala de conferências dos eventos? Por que não oferecer um tour pelo local, no instante da apresentação, ou até mesmo realizar a apresentação em um local escondido ou incomum?
Acesse a calculadora de tamanhos de salas

Escolher um local secreto ou exótico distancia da obviedade dos ambientes corporativos ou acadêmicos tradicionais. Além disso, cria um espaço para a surpresa e o deleite do participante.

A empresa londrina The Lost Lectures – que também possui filiais em Nova Iorque e Berlim – especializou-se nesse tipo de experiência e tornou-se referência mundial, pois dá a cientistas, artistas, designers e empresários a oportunidade de compartilhar informações em incríveis ambientações inusitadas.

Para conseguir esse efeito surpresa, vale investir em cenografias que tenham a ver com o produto ou com a empresa. Porém, para garantir o acerto nesse quesito, só não se esqueça de levar em consideração as condições técnicas necessárias para a realização da atividade no local escolhido.

Conheça a calculadora de distância entre telão e plateia

2. Inove radicalmente na programação do evento

Por que não jogar fora toda a estrutura previsível e entediante dos eventos corporativos e deixar as coisas se apresentarem de maneira mais orgânica e viva?

Para sair do óbvio nesse quesito, você pode dar ao participante acesso a um aplicativo que mostra onde e quando situações interessantes relacionadas ao evento vão acontecer. Dessa forma, viabiliza-se também a personalização da experiência individual, pois ele pode, por exemplo, traçar suas próprias rotas no itinerário do evento.

Claro que com isso não queremos dizer que excelência e apuro na organização sejam dispensáveis. Sugerimos apenas que fazer um bom uso da tecnologia pode tornar a programação muito mais dinâmica, sendo, portanto, um grande upgrade para seu evento.

Por meio de uma ferramenta como um aplicativo, o participante também pode acessar informações sobre o evento de maneira mais otimizada.

Quero saber mais sobre aplicativos para eventos
Se ele quiser saber, por exemplo, sobre a apresentação de um palestrante em especial ou alguma atividade específica, não somente ele encontrará a informação com maior facilidade como também poderá acessá-la no mesmo dispositivo (seja no seu smartphone ou tablet) em que fará anotações ou tirará fotos.

Tornando a programação mais fácil e menos rígida, você estará propiciando uma experiência mais profunda do evento aos participantes. Dessa forma, eles poderão se concentrar mais no conteúdo do que nos caminhos de sua entrega ou na logística da participação no evento.

3. Trabalhe todos os sentidos do participante

A maioria dos eventos acontece com um enfoque muito grande nos sentidos da visão e da audição, tendo um conteúdo basicamente audiovisual. Assim, cheiros, sabores e texturas acabam sendo tangenciais à experiência do participante.

Para inovar no seu próximo evento, busque oferecer uma experiência sensorial mais completa. Tratando-se do lançamento de algum produto, por exemplo, você pode explorar aromas e outras informações sinestésicas que remetam ao universo daquele produto.

Tendo em mente que aromas têm o poder de afetar tanto o humor das pessoas quanto seu comportamento, essa pode ser uma grande aposta para criar uma experiência verdadeiramente única no seu evento.

Não se esqueça que investidas sutis podem causar grande impacto na criação de um ambiente agradável e inesquecível.

4. Surpreenda os participantes pelo paladar

A solução para o almejado destaque do seu próximo evento também pode estar na mesa de jantar. E talvez você não precise inovar no local escolhido para sediar o evento ou nas apresentações anunciadas. Apenas um menu diferenciado já pode ser a chave para criar uma experiência memorável para seus participantes.

A seleção de um bom cardápio, com pratos inusitados, pode resultar nas memórias mais calorosas e duradouras na mente dos participantes acerca do seu evento e até mesmo da sua marca como organizadora.

Cogite a combinação dos pratos com o cenário ou a temática do evento, apresentando as refeições de forma criativa. Você pode dar uma atenção especial a comidas típicas do local ou até mesmo oferecer pratos exóticos os quais costumam ser experiências gastronômicas significativas.

Calculadora gratuita de coffee break e happy hours

Coffee breaks e happy hours também devem ser pensados como uma experiência diferenciada. Além do mais, geralmente são nesses momentos que ocorrem interações entre os participantes e brainstormings sobre as questões discutidas no evento. Por isso, trata-se de uma ótima oportunidade para criar um ambiente que inspire novas ideias.

5. Inove, principalmente, ouvindo os seus participantes

Se você está buscando inovação para suas produções, também pode começar conversando com seus próprios participantes sobre isso. Eles podem oferecer ideias diferentes a partir do relato de seus eventos favoritos ou trazer sugestões para o aprimoramento das próximas edições do seu evento.

Quero saber mais sobre feedback em eventos

No final das contas, essas são as pessoas para quem você realiza os eventos. Se você tem uma boa comunicação com elas, maiores são as chances de apresentar exatamente o que elas querem e ser bem-sucedido em todos os seus projetos.

Na busca por inovação nos seus eventos, você pode ter a oportunidade de dar nova roupagem a antigos formatos ou atualizar ideias para que seus participantes possam vivenciar diferentes sensações.

Nessa perspectiva, mesmo as inovações mais sutis podem ter grande impacto, portanto é preciso sempre se manter criativo e atento aos pormenores. Mantenha isso em mente e você se surpreenderá com as novas boas ideias que surgirão para iluminar o seu trabalho.

Agora que você já viu como é possível criar eventos inovadores e se destacar no mercado, aproveite e assine nossa newsletter. Assim você receberá nossas atualizações direto na sua caixa de entrada!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!