personagem organizando os eventos de startup
Organização de eventos, Tendências em eventos | 4 minutos de leitura

Eventos de startup: conheça as 5 principais vantagens de realizar + dica bônus!

Várias startups estão realizando seu próprio evento. Mas quais serão as vantagens dos eventos de startup? Confira os 5 principais agora!


Estamos vivendo uma época realmente diferente. A comunicação entre as pessoas é feita na grande maioria das vezes pelo meio virtual, seja por redes sociais, emails, conteúdos para blog (como esse aqui!), entre vários outros. Mas na prática, o contato olho no olho ganha cada vez mais importância. É por isso que existem tantos eventos de startup.

Você já percebeu que a cada ano aumenta o número de empresas caracterizadas como startups que estão realizando seus próprios eventos? Independente da área da empresa ou do porte das startups, essa á uma ação de grande destaque, criando eventos aguardados por todos os participantes.

Se você possui uma startup, quer entender quais são os reais benefícios de realizar um evento? Então confira agora a lista das 5 principais vantagens que você pode ter ao criar seus próprios eventos de startup.

5 vantagens de realizar os eventos de startup

Cada evento possui um foco específico em determinado objetivo. E por isso essa estratégia representa uma das principais ideias para ajudar as startups a alcançar resultados diferenciados, como os que vamos listar a seguir.

1. Se apresentar para o público

A história de qualquer startup sempre começa da mesma forma: de forma pequena, praticamente do zero. E para a maioria, é difícil conseguir atrair a atenção do público logo de início, mesmo com um produto ou solução inovadora.

É por isso que os eventos são uma ótima oportunidade para apresentar sua empresa para o público. A marca fica com uma evidência muito maior no mercado, e se coloca como referências para muitas pessoas que passam a conhecê-la através do evento.

2. Educar o público na direção da sua solução

Uma grande dificuldade para as startups é conseguir gerar vendas para um público despreparado, que não consegue compreender o impacto que um produto ou solução inovadora pode trazer para a sua empresa.

Por isso os eventos de startup se tornam uma poderosa ferramenta de educação do público.

É através dos eventos que você consegue passar para os participantes tudo que há de mais novo na sua área de atuação, seja através de palestras ou workshops, além de dicas e soluções para os desafios mais comuns do mercado.

Caminhar na direção das suas soluções é importante para todos entenderem como sua startup pode ajudar em algum desafio encontrado no dia a dia.

3. Apresentar sua solução na prática

Seu site é realmente claro quando fala da sua ferramenta? Sempre temos a intenção de facilitar a comunicação, mas muitas vezes as pessoas não conseguem entender como sua startup pode atuar na prática para resolver determinado problema.

Por conta disso, os eventos podem ser o espaço ideal para apresentar suas soluções na prática. Ter uma equipe fazendo ações práticas com sua ferramenta ou com o seu produto durante o evento é o passo mais importante para mostrar o funcionamento prático dela.

4. Reunir o máximo de pessoas que fazem parte do seu público-alvo para gerar mais vendas

A melhor oportunidade nos eventos de startup é reunir o máximo de pessoas que possuem um perfil semelhante ao das suas personas para conseguir fechar novas vendas. Ter um time preparado durante o evento para junto da apresentação conseguir fechar novas vendas é fundamental.

Mas lembre-se que forçar a barra com os participantes pode não ser o melhor caminho. Por isso esteja preparado para captar os dados do público e tentar trabalhar a venda com um prazo maior, usando outras estratégias de ação no pós-evento.

5. Estreitar o relacionamento com os clientes

A metodologia de vendas da maioria das startups é a Inside Sales. Isso significa que não há nenhum contato pessoal entre sua empresa e os clientes para que um novo contrato seja assinado.

Apesar se ser uma facilidade e tanto para conseguir aumentar seu volume de vendas, o relacionamento entre as partes não é o mesmo em vários aspectos.

Por isso os eventos de startup são utilizados também para estreitar o relacionamento com os clientes. É nesses momentos que pode sentar e conhecer de fato quem são as pessoas que confiaram na sua startup e qual a visão delas sobre suas entregas realizadas.

Ei, você é um organizador, certo?

Agende uma conversa com um de nossos consultores de vendas, descubra como nossas soluções ajudam o seu evento!

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Dica da mobLee: participe de vários eventos!

Uma dica mais do que especial para quem pensa em realizar os seus eventos de startup é participar de outros eventos antes.

Com a experiência de participação, você consegue entender melhor os desafios superados para cada evento, seja na parte de identidade visual, estrutura física e formato dos conteúdos apresentados.

Mas o ideal é participar como expositor no máximo de eventos que conseguir, para sentir vários pontos importantes como:

  • Apresentação da sua empresa para os participantes;
  • Capacidade do seu time de vendas gerar conversões em eventos;
  • Entender como é a abordagem das outras empresas.

Entendeu quais os objetivos e benefícios que pode alcançar através dos eventos de startup? Agora para colocar o seu evento em prática, é só baixar o Manual do 1º Evento, o material completo que mostra todo o processo que você precisa seguir para organizar um evento de sucesso!

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