personagens representando os participantes dos eventos de integração
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Qual a importância e como promover eventos de integração corporativos?

Você já ouviu falar em eventos de integração? Veja aqui como eles podem fazer a diferença no engajamento e comunicação da sua empresa.


Promover o engajamento dos funcionários é uma tarefa importante do Recursos Humanos. Existem ações que devem ser trabalhadas (e os eventos de integração ajudam nisso, como veremos mais à frente) para garantir uma boa convivência. Algumas delas são:

  • Despertar o sentimento de pertencimento;
  • Fazer com que os trabalhadores “vistam a camisa da empresa”;
  • Incentivar a colaboração entre as pessoas.

Essa necessidade aumenta com a chegada de novos contratados, que estão um pouco perdidos e precisam se adaptar ao ambiente para que consigam entender as expectativas em relação à sua performance e as regras da corporação.

É para trabalhar esses pontos que a organização deve investir na realização de eventos de integração, uma ferramenta poderosa para aumentar a ligação entre funcionários e melhorar os resultados da corporação. Saiba mais sobre o assunto neste conteúdo.
Imagem de LM - eventos internos e corporativos-100

O que é um evento de integração?

O evento de integração pode ser definido como uma festa ou atividade que tragam lazer e descontração. O principal objetivo é promover a união e alinhamento entre os funcionários.

É por meio desses eventos que os colaboradores podem se conhecer melhor, identificar afinidades e estreitar laços, formando assim equipes mais engajadas e colaborativas.

Por que os eventos de integração são importantes?

Os eventos de integração podem parecer como algo fútil e totalmente dispensável em um primeiro momento, mas faz muita diferença para os resultados da empresa a médio e longo prazo.

Saiba como ele pode afetar em cada um dos 5 fatores abaixo:

1. Melhoram o clima organizacional

Os eventos de integração aumentam a ligação entre colaboradores e despertam um sentimento de familiaridade, melhorando muito o clima organizacional.

Com isso, a tendência é que o ambiente de trabalho torne-se cada vez mais um lugar agradável, que os colaboradores estejam dispostos a se ajudar e fiquem à vontade entre os colegas.

2. Incentiva a integração entre outros departamentos

Os eventos ajudam funcionários que não teriam contato direto durante o dia a dia a se conhecerem melhor, estabelecerem relacionamentos e desenvolverem uma conexão que não teriam oportunidade de levantar na rotina profissional.

Com isso, a integração entre departamentos distintos da empresa aumenta consideravelmente, contribuindo também para o bom clima organizacional.

3. Reduz a taxa de turnover

Como consequência de um melhor clima organizacional e ambiente mais integrado, os funcionários certamente vão sentir prazer em trabalhar na empresa, diminuindo as taxas de turnover.

Uma retenção maior impacta diretamente nos custos e produtividade da organização.

4. Melhora na comunicação interna

Também como consequência de uma maior integração entre departamentos, a comunicação interna é favorecida. A organização consegue disseminar melhor as novidades, deixando as equipes tranquilas em relação às mudanças.

5. Reforça a missão e valores da empresa

Os eventos de integração ajudam a reforçar a missão e os valores da empresa, destacando o que é importante e destacando esses aspectos para os colaboradores.

Quando os eventos conseguem proporcionar uma boa experiência, pode fortalecer o employer branding, aumentando a sensação de pertencimento do funcionário em relação à organização.

Como fazer um evento de integração e qual o momento ideal para fazê-lo?

Para promover um bom evento de integração, é importante entender as necessidades da equipe. Tente conversar com os gestores e levantar soluções que possam aumentar produtividade e o comprometimento.

Procure compreender também as preferências dos funcionários e que tipo de evento pode levar a uma maior satisfação e engajamento. É importante usar a criatividade, mas ao mesmo tempo atender a questões que foram pré-definidas.

A realização de um evento sem uma intenção determinada acaba sendo uma tentativa inócua.

A definição do momento ideal também deve levar em consideração os propósitos deste evento, embora alguns já sejam realizados em comemoração de datas especiais ou acontecimentos, como festas de fim de ano e de alcance de metas.

Para que os organizadores consigam entender o que é preciso alcançar com essas realização e o momento certo para promovê-las, é indispensável contar com a ajuda do RH.

O departamento pode promover reuniões e movimentar as equipes para obter as informações que vão garantir o sucesso do evento.

Para auxiliar você na escolha do evento ideal, vamos apresentar alguns cases de eventos fora do comum.

1. Spongecell

A Spongecell é uma agência de tecnologia de publicidade premiada, que produzem eventos de nível global, reunindo os funcionários de todas as filiais na sede localizada em Nova York por uma semana.

Os eventos de integração focam na prática de esportes e abordam troca de ideias e colaboração em projetos, fortalecendo a unidade entre os colaboradores.

2. SoftRock

A companhia de mídia SoftRock também investe em competições esportivas para estimular o espírito de equipe, a comunicação e o trabalho em conjunto. A empresa incentiva os colaboradores a pensarem em novas atividades de integração, dando espaço para sugestões e uma participação mais ativa.

3. Chegg

O site de revenda de livros estudantis Chegg promove eventos de integração de caráter filantrópico, que envolvem a plantação de uma árvore e a construção de casas e comida aos mais necessitados.

Com isso, além de promover a colaboração entre os funcionários, a empresa marca a sua presença no espaço em que atua e fortalece a sua participação na sociedade.

4. Snagajob

A Snagajob é uma rede de trabalhos por hora voltada para candidatos e empregadores. Nesse caso, é interessante promover não só a integração, mas criar um nível de competição saudável entre os funcionários, fortalecendo os laços profissionais.

Com base nessas necessidades, há a realização do “Office Olympics”, no qual há a formação de times por colaboradores de diversos departamentos.

Esses empregados competem em vários desafios relacionados ao negócio, aumentando o conhecimento dos aspectos tratados na empresa.

Neste post, você entendeu como os eventos de integração podem mudar a realidade da sua organização, aumentando o cooperativismo entre os funcionários, trazendo resultados de produção melhores e impulsionando o crescimento da empresa.

Assine a newsletter da Xerpa e receba notificações sobre conteúdos que envolvem gestão de pessoas e atividades de departamento pessoal.


Este conteúdo foi desenvolvido pela Xerpa, fornecedora de software de RH que vai facilitar e otimizar processos internos como admissão, desligamento e cálculo da folha de pagamento.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!