Profissional com megafone mostrando como os eventos contribuem para o marketing
Divulgação de eventos, Gestão de eventos | 4 minutos de leitura

Veja como os eventos contribuem para o marketing da sua empresa

Já pensou como os eventos contribuem para o marketing? Descubra aqui de que maneira trazer bons resultados de modo contínuo com essa ação!


Os eventos são muito comuns para comemorar uma data especial, anunciar novidades ou simplesmente se reunir com profissionais da área. Só que o mais interessante é que eles também podem funcionar como uma das principais atividades de uma empresa. Na prática, os eventos contribuem para o marketing do seu negócio!

Qual a importância do marketing?

O marketing é uma estratégia utilizada para fidelizar clientes, e aumentar o público da sua empresa. Então, para desenvolver essa ação de forma que consiga atingir os seus objetivos, é preciso pensar em uma forma de reter o público no que você deseja transmitir.

Nesse processo, muitas empresas utilizam as redes sociais como aliadas, ao oferecer conteúdos de qualidade que otimizam a experiência do usuário. Hoje esses conteúdos são criados em diversos formatos como

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • e outros materiais educativos que melhoram todo esse processo.

Dentro desse contexto, também conseguimos encontrar nos eventos uma boa estratégia para realizar essa aproximação com o público e divulgação da marca. São neles que conseguimos estabelecer uma melhor comunicação, como apresentar projetos da empresa.

Os eventos contribuem para o marketing como uma alavanca de crescimento!

Como vimos, diversas atividades, inclusive os eventos, ajudam na promoção do marketing. Porém, qual a importância e necessidade dessa relação? É o que iremos descobrir.

O marketing agrega valor ao seu projeto, ao apresentar às pessoas quais são os objetivos e propostas da organização. Com isso, elas ficam por dentro dos acontecimentos e começam a enxergar o seu negócio como referência na área.

Vamos utilizar como exemplo uma empresa de cosméticos: se ela produzir conteúdos que agreguem aos consumidores, como tendências do momento, novidades e modos de utilização de produtos, o público começará a se familiarizar com o negócio. Logo, assim que precisar de alguma coisa relacionada com o segmento, lembrará do que a empresa oferece.

Com isso então, podemos perceber essa agregação de valor aos seus negócios pelo marketing. As ações podem ser diversas, inclusive você pode utilizar mais de uma para dar prosseguimento em suas estratégias. E assim, os eventos contribuem para o marketing!

Os eventos atrelados às redes sociais podem ser uma ótima opção em situações de lançamento de produtos. Para que o público tome conhecimento de forma antecipada, é interessante começar com uma campanha através de publicações e lembretes, assim o público irá engajar com a proposta do evento e criar o desejo de participar.

Depois disso, outras questões são desencadeadas. Assim que um evento acaba, por exemplo, as pessoas costumam comentar com outras, o que contribui ainda mais na sua divulgação e ampliação de contatos, o marketing de rede da empresa.

Estratégias do marketing de relacionamento

Antes de conhecer qualquer nova estratégia para empresas, é preciso ter bem claro o que é marketing de relacionamento, para a partir disso começar a desenvolver suas próximas ações na área.

O marketing de relacionamento é a conexão estabelecida entre a empresa e o público em geral com o qual ela se comunica. Esse tipo de marketing pode ser feito através de diversas maneiras, mas as principais são:

  • Publicações: seja de textos, vídeos, comunicados, e-books, ou qualquer outro conteúdo interativo que agrega na relação de contato entre você e seu público;
  • Eventos: os eventos também contribuem nesse contexto ao criar uma relação de maior proximidade com as pessoas, fora que nesse ambiente podem ser realizadas ações de comunicação com palestras, dinâmicas e até mesmo passar uma mensagem através da decoração;
  • Nutrição: ter um fluxo de nutrição, é essencial para progredir o relacionamento, então por meio do e-mail ou mensagens, acaba sendo interessante comunicar as novidades e outros acontecimentos para manter o seu público bem informado.

Fidelize os seus contatos!

Agora que você já conhece diversas formas para atrair o público e mantê-lo satisfeito com o seu trabalho, comece a implantar na sua empresa as estratégias de marketing para a otimização do trabalho.

Conheça bem o seu ramo de atuação, seja ele qual for, se no caso for vendas pela internet, procure formas que atraem pessoas interessadas no que você vende. Faça eventos e conteúdos para esse público, mas lembre-se que tudo deve ser de acordo com o nicho.

A partir disso, com todas as ações aplicadas em conjunto e com a forma que os eventos contribuem para o marketing, com certeza o seu negócio irá progredir de forma contínua e trará bons retornos!

Conteúdo produzido por Rafaela Diniz, Assessora de imprensa e redatora | Meu Ideal

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