Cases de Sucesso de eventos | 3 minutos de leitura

Evento SIM Online: conteúdo e apresentação de monografias no virtual


O Pecege é uma associação focada em expandir o conhecimento acadêmico de qualidade, possibilitando que a educação e as ideias inovadoras transformem positivamente realidades de pessoas no mundo todo. Uma das iniciativas para ajudar a realizar este objetivo é o MBA USP/Esalq (Cursos de especialização Lato Sensu da Universidade de São Paulo).

Com o aumento do número de participantes vindo do mundo inteiro, o Pecege viu uma oportunidade de realizar um evento que levaria conteúdo de qualidade para os alunos e em paralelo aconteceria às defesas de monografia. Então em 2013, surge o Evento SIM.

Evento já consolidado na cidade de Piracicaba/SP, em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, foi preciso refletir basicamente o evento inteiro.

Precisamos repensar o evento como um todo, desde as defesas de monografia até o conteúdo que, a essa altura, já tinha virado o queridinho dos nossos alunos. Dessa forma, todas as defesas passaram a ser online e bem como as palestras expandindo ainda mais nosso público presente online.

Marina Fortes

Equipe de eventos da Pecege

case-pecege-online

Gif do Lobby do evento na plataforma de Experiência Virtual.

Agora na versão online do evento, a apresentação de monografias tiveram início no pré-evento, utilizando a plataforma de ensino própria do Pecege, com a comunicação e divulgação sendo feita pelo aplicativo do evento.

Desafio

O principal desafio para os organizadores do Evento SIM era encontrar uma plataforma de evento online que atendesse a demanda disponibilizar, de forma simples e eficiente, o conteúdo de qualidade e que pudesse criar um canal de comunicação efetivo sobre o local que seria realizadas as  apresentações de monografias, bem como onde aconteceria o restante da programação do evento.

Mas também estava no radar dos organizadores a possibilidade de alcance exponencial que uma versão online pode trazer ao atrair novas pessoas para o evento.

case-pecege-online-préevento

Imagem do Lobby do Pré-evento no Ambiente Virtual

Solução

A primeira solução encontrada foi o mobLee 365, que, além de trazer as soluções para o principal desafio levantado pelos organizadores do evento, teve a vantagem da fácil assimilação e manuseio dos participantes.

O ambiente virtual montado para o Evento SIM contou com duas plenárias: uma para a programação normal do evento e a segunda plenária para perguntas e respostas.

A dinâmica utilizada foi a seguinte: ao terminar a apresentação do palestrante, ele acessa a segunda plenária para ter contato direto com os participantes, respondendo perguntas, enquanto o evento continuava simultaneamente na plenária principal.

A segunda solução foi o aplicativo do evento, usado na comunicação do pré-evento sobre aonde seriam realizadas as monografias, e também como uma segunda tela para evento, entregando a possibilidade de envio de perguntas, timeline interativa, e possibilidade de contato com qualquer participante do evento, facilitando a interação entre participantes, palestrantes e patrocinadores.

Já havíamos tido uma experiência anos atrás com o aplicativo para eventos e que foi bem positiva. Agora, neste novo formato, entendemos que a mobLee era a única possível para nos atender da forma que precisávamos e de fato nos atendeu! Amamos essa experiência de trabalho em equipe e evolução constante

Marina Fortes

Equipe de eventos da Pecege

case-pecege-online-ambiente-virtual-e-aplicativo

Ambiente Virtual e aplicativo

Resultado

Com 4.129 inscritos para o evento e 1.274 participantes no dia, segundo os organizadores do evento tudo que foi definido com time de clientes da mobLee foi entregue e alcançado da melhor forma possível.

Estar nos bastidores de um evento é sempre um desafio. Estar nos bastidores do SIM, então... “desafio” não é o suficiente para definir. Estávamos inseguros e receosos com o resultado que o evento teria, justamente por não termos vivido nada parecido antes. Não tínhamos métricas para confiar nem muita certeza do que esperar. A mobLee sempre nos atendeu de forma humanizada, nos ajudando sempre de prontidão. Sinto que pudemos evoluir juntos nessa trilha do evento SIM, e esse sentimento já é mais do que gratificante

Marina Fortes

Equipe de eventos da Pecege

Banner CTA mobLee 365

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!