Organizadora com dúvida sobre se o seu evento precisa de tecnologia
Tecnologia em eventos, Tendências em eventos | 5 minutos de leitura

Como saber se meu evento precisa de tecnologia para ter sucesso?

Sabe que existem diversas tecnologias mas não tem certeza se o seu evento precisa de tecnologia? Confira aqui 3 perguntas essenciais para tirar sua dúvida!


A tecnologia está avançando cada vez mais rápido. Já parou para pensar que faz apenas 10 anos que os smartphones começaram a se popularizar, ou que começamos a ter acesso à internet banda larga? Pois é, muita coisa já surgiu depois disso, o que causa impacto em várias áreas. Inclusive, você já sabe se o seu evento precisa de tecnologia?

Nesse mercado, o uso de tecnologias causam cada vez mais impacto no sucesso ou não dos evento. Mas sempre surge a dúvida se para fazer um evento que vai atingir os objetivos esperados é realmente necessário contar com tecnologia.

Na prática, para identificar se você vai precisar ou não utilizar soluções tecnológicas, é preciso conhecer mais a fundo as principais dúvidas e necessidades que os organizadores de eventos possuem atualmente. Se você tem algumas dessas dúvidas, certamente o evento precisa de tecnologia para entregar os resultados que tanto espera.

Então confira agora as 3 perguntas principais que trazemos para você entender se seu evento precisa de tecnologia para ter sucesso!

3 perguntas chave para saber se seu evento precisa de tecnologia

Se seu trabalho de organização e planejamento do evento passa por alguma dessas perguntas, saiba que sim, já é importante buscar soluções tecnológicas que vão apoiar suas ações para o evento.

Vamos conhecer quais são?

1. Como posso vender mais ingressos?

Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de praticamente todos os organizadores de eventos. Afinal, o que pode ser feito para aumentar o volume de ingressos? Tem alguma tecnologia ou solução para ajudar a aumentar o número de participantes pagantes?

Se você está com essa dúvida, saiba que sim, seu evento precisa de tecnologia. E você pode encontrar uma solução que trabalha em três vertentes diferentes.

Analisando qual o perfil do público que está fechando a compra

Ter o apoio da tecnologia para analisar qual o perfil do seu público, que já está realizando a compra dos ingressos, é essencial para que possa desenvolver ações específicas que vão ajudar a atrair mais pessoas que se encaixam nesse mesmo perfil.

Para isso, você precisa trabalhar com a venda online de ingressos. Com essa tecnologia, fica fácil fazer a compilação das informações disponibilizadas pelo público no seu formulário de compra.

Depois, existem vários caminhos que pode seguir, seja fazendo mídia paga baseada no público semelhante ou criando ações de email marketing específicas para atrair o público.

Verificando o nível de interesse na compra do ingresso

Com a tecnologia de venda de ingressos online, você também consegue medir qual o nível de interesse do público na compra dos ingressos.

Para isso, é só identificar qual o volume de pessoas que estão acessando a página de compra dos ingressos e quantos realmente estão clicando nos botões de compra.

Assim, se a taxa estiver pequena, você consegue agir em áreas como as chamadas para ação (CTA) de compra para incentivar os cliques. Mas se a taxa já estiver alta, você pode fazer outros esforços relacionados a promoções e detalhamento dos tipos de ingressos para que esse volume de acessos se transforme em vendas de fato.

Identificando qual o botão de compra que converte mais

Você quer ir mais a fundo e saber qual o botão que faz o público comprar mais ingressos na sua página de vendas? Então seu evento precisa de tecnologia para fazer essa identificação.

Com essa informação, você pode fazer ajustes no site do evento para que esse resultado seja multiplicado.

2. Como posso entregar mais valor para os expositores e patrocinadores do evento?

Não é fácil fechar novas parcerias com empresas para preencher sua feira de negócios do evento. A cada ano, as organizações ficam mais criteriosas sobre os eventos que irão investir.

Por isso, manter as parcerias já existentes é a melhor maneira de trazer investimentos para o seu evento. E na prática, esse resultado só pode ser alcançado entregando valor para seus patrocinadores. E a tecnologia é essencial para isso.

Facilite o trabalho de coleta de contatos

Uma das formas de provar que o seu evento precisa de tecnologia para ter sucesso é observando a forma como os seus expositores fazem a captura de contatos durante o evento. Na maioria dos casos, é através de papel e caneta, ou guardando os cartões de visita nos bolsos diferentes.

Então, uma maneira de entregar valor é entregando uma solução de que vai facilitar essa coleta no seu evento. Por meio do aplicativo do evento, seu patrocinador vai conseguir fazer a leitura das credenciais dos participantes e captar todas as informações que precisam, só usando o próprio smartphone e a câmera.

Entregue informações, dados e relatórios sobre o evento

Ao final do evento, também é difícil encontrar expositores que conseguem gerar relatórios sobre seus resultados. Apesar de ser uma etapa importante, as preocupações estão mais relacionadas a entrar em contato para fechar novas vendas.

Nesse caso, entregar relatórios prontos para análise, já com um compilado do desempenho de captura de contatos e de pessoas abordadas, vai gerar um alto valor agregado para essa participação, facilitando as negociações para a edição seguinte.

3. Como incentivar os participantes a realizarem comentários e avaliações?

O feedback genuíno dos participantes do evento ajuda a entender melhor a experiência do evento e medir o seu sucesso. Mas na prática, como incentivar essa ação de avaliar o evento ou de gerar comentários sobre ele?

Nesse caso, a tecnologia do aplicativo para evento pode ser utilizada para criar uma rede social própria para os participantes, além de funcionar como canal de comunicação para envio de alertas e liberação das áreas de avaliação.

Facilite essa ação com uma solução na palma da mão

Uma das melhores e testadas maneiras de medir a taxa de sucesso do evento é com as enquetes e questionários ao vivo no app oficial.

A quantidade de respostas obtidas pelo engajamento com essa tecnologia indica diretamente o nível de interesse dos participantes e ajuda a ter a possibilidade de resposta diretamente na palma da mão.

Crie um ranking para aqueles que mais engajarem

Para ir além e conseguir o resultado que tanto espera, você pode engajar o público criando uma competição interna entre os participantes. Com um ranking em tempo real, todos podem acompanhar seu desempenho e entender que precisam realizar determinadas ações para conquistar posições melhores, ou até prêmios.

Agora que você já entendeu que o seu evento precisa de tecnologias como a plataforma de venda de ingressos online que dá suporte a todas as demandas necessárias para aumentar o volume de inscritos, e do aplicativo do evento para facilitar a vida dos expositores e participantes, confira como a Plataforma mobLee pode ajudar você com essas soluções!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!