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Cases de Sucesso de eventos, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Entrevista com o organizador: Renato Martins (Leader Segware)

A primeira edição Leader Conference by Segware foi um sucesso, muito por conta do trabalho de Renato Martins. Veja a entrevista!


Nem sempre um organizador de eventos possui uma ampla experiência para encarar o desafio que essa ação exige. É comum que as empresas despertem para essa importante iniciativa sem ter alguém que de fato tenha no histórico a organização de eventos. Esse foi o caso da Segware.

Vamos conhecer a trajetória de Renato Martins, Manager of LATAM Market da Segware, que encarou de frente o desafio de organizar um evento inovador em 2018: o Leader Conference by Segware.

Em uma noite de muito aprendizado e troca de networking, a empresa líder do mercado nacional em tecnologia para sistemas de segurança e monitoramento fugiu do comum e promoveu um encontro focado em liderança, gestão, empreendedorismo e economia para o público.

Você pode conferir o evento completo pelo YouTube:

Quer saber mais sobre o trabalho que o Renato Martins para fazer o evento sair do zero e se tornar um verdadeiro sucesso? Então confira os detalhes em mais uma Entrevista com o Organizador!

Encarando o projeto do evento

Como surgiu a ideia de organizar o Leader Conference?

Renato – O evento surgiu da ideia que nosso CEO, Luiz Henrique Bonatti, teve para promover novos eventos para compartilhar conhecimento em gestão, liderança, inovação, empreendedorismo e tecnologia.

Cansado dos eventos tradicionais que ocorrem de tempos em tempos, ele teve a ideia de promover um evento com novos moldes, tendo palestras com conteúdo interessante, rápidas e apenas de uma noite, para ficar um gosto de quero mais.

Você já tinha alguma experiência na organização de eventos? Como assumiu a responsabilidade de ficar à frente do evento?

Renato – Sim e não. Acompanho apenas meu tio que é dono de uma empresa de cerimonial para casamentos e festas de formatura.

Simplesmente abracei a causa junto com a Daniela Geisler, assistente de marketing da Segware, e corremos atrás de orçamentos para som, iluminação, palco, cadeiras, alimentação, local do evento, geradores, crachás, organização, cronograma, etc.

O evento aconteceu em Florianópolis. Por qual motivo escolheram a Ilha da Magia como sede?

Renato – Porque nossa empresa é manezinha da ilha (termo para referenciar pessoas ou algo com origem na ilha de Florianópolis) e respirarmos este ar diariamente. Ainda cogitamos fazer o evento em São Paulo, já que tudo passa por lá, inclusive as escalas de aviões comerciais.

Mas Florianópolis é um grande polo tecnológico e não podíamos deixar de fora essa grande essências que move a nossa empresa.

Divulgando um evento na sua 1ª edição

A Segware fez algum trabalho de divulgação para conseguir o máximo de participantes no evento?

Renato – Sim, mas muito mais divulgação boca a boca e através de contatos diretos com Whatsapp do que impulsionamento de posts em redes sociais ou até campanha de divulgação em jornais, rádios, TV ou Busdoor, etc.

Realizamos sim um mailing para nossa carteira de clientes, mas fomos compartilhando com as pessoas que cada colaborador possui em sua rede de contatos.

O grande foco de divulgação estava na figura dos palestrantes. Como conseguiram trazer para o evento tantos nomes de peso de uma só vez?

Renato – Boa parte dos palestrantes são conhecidos de nossos gestores e board da diretoria. Sendo assim, fizemos propostas para eles que foram aceitas principalmente por estar em um evento com o nome da Segware, empresa que eles conhecem muito bem.

O networking gerado em outras oportunidades, neste momento de escolha dos palestrantes para eventos, é muito importante para conseguir ótimas parcerias.

Que tipo de tecnologia conseguiram implementar para o evento?

Renato – Com a ajuda da mobLee, pudemos automatizar toda a parte de venda de ingressos e controle de inscritos. Também foi possível criar o site de divulgação e informações sobre o conteúdo com foco no evento, que é primordial mesmo que não se tenha uma divulgação massiva.

Isso tudo facilita o trabalho da organização, pois criar métodos de pagamento via cartão de crédito ou até mesmo ficar emitindo boletos bancários iria gerar uma grande demanda de nosso setor administrativo.

Resultados obtidos com o evento

Quais os resultados que a Segware esperava alcançar com o evento?

Renato – Esperávamos que os participantes tivessem um momento impactante e de ótimos conteúdos, reforçando a nossa marca sem focar em nossas soluções. Nosso foco não era fazer um evento comercial ou para vender nossas soluções.

A organização teve algum feedback dos participantes do evento? Ele foi positivo?

Renato – Sim, tivemos feedback e foi positivo. Os funcionários da Segware que estavam como apoiadores do evento, e também como auxiliadores na organização, credenciamento e ações no dia foram elogiados por estarem fazendo tudo com sorriso no rosto.

Tivemos um atendimento muito bem feito, e toda a parte das palestras, organização dos conteúdos e formato do evento foram elogiados.

A próxima edição do evento já foi confirmada? Quais serão os próximos passos?

Renato – Sim, está confirmada. Estamos estudando o que podemos fazer para crescer o evento e trazer novas palestras que possam agregar conhecimento. Não desejamos trazer as mesmas pessoas pois pensamos que repetir não ficaria legal para um evento dessa magnitude.


Para fechar bem nossa entrevista, o Renato Martins gravou um vídeo contando como foi a experiência usando a plataforma da mobLee para a divulgação com o site do evento e a venda de ingressos online.

Gostou de conhecer mais sobre o trabalho e os desafios que um organizador de eventos? Então confira também o nosso Manual do 1º Evento, um material completo com todas as etapas que você precisa seguir para desenvolver um evento de sucesso!

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