Quem trabalha com produção de eventos sabe bem: de nada adianta uma superprodução, se você não consegue conquistar o público e trazê-lo para o acontecimento.
Com isso, surge a questão: como engajar os participantes? De imediato, podemos te dizer que o e-mail marketing para eventos é uma das melhores opções.
Na prática, existem duas maneiras de fazer isso de forma eficiente: com novas tecnologias e comunicação. Essa dobradinha é a chave para tirar as pessoas de casa e levá-las até você!
Ao criar eventos inovadores, você desperta a atenção do público, bem como a curiosidade e o interesse dele. Mas de nada vão adiantar esforços nesse sentido, se não houver uma boa comunicação.
No post de hoje, vamos falar justamente sobre uma ferramenta importantíssima de promoção: a campanha de e-mail marketing para eventos. Esse recurso tem baixíssimo custo e pode fazer toda a diferença nos seus esforços de divulgação.
Continue a leitura para entender por que o e-mail marketing para eventos é tão importante e aprenda a utilizá-lo nos seus eventos.
O que é um e-mail marketing eficiente
Você já deve ter passado por uma situação assim: você acessa sua caixa de entrada de e-mail para checar suas mensagens e se depara com uma infinidade de itens não lidos.
Ao passar o olho por eles, vê que a maioria é de assuntos que não são do seu interesse e, por isso, descarta-os sem nem abrir.
Como você pode imaginar, a maior parte do que você apagou sem ler é proveniente de campanhas de e-mail marketing.
No entanto, muito possivelmente estamos falando de campanhas que não foram pensadas para serem eficientes.
Mas se, entre essas mensagens, alguma delas chamar sua atenção, você vai abri-la. Ao ler, você percebe que ela tem um conteúdo interessante.
Nesse momento, certamente você vai lê-la com mais atenção e, quem sabe, até mesmo seguir o Call to Action (ação proposta ao leitor — como clicar em um link ou baixar um conteúdo) encontrado ali. Esse sim é uma estratégia de e-mail marketing eficiente!
O uso indiscriminado dessa ferramenta é incômodo para quem recebe os e-mails, especialmente quando não solicitamos esse tipo de envio. Mas, com uma estratégia bem pensada, a campanha pode ser uma grande aliada do plano de comunicação e ajudar a converter leads em participantes do seu evento.
Como fazer uma campanha de e-mail marketing para eventos
Agora que você já sabe o que é um e-mail marketing eficiente, veja algumas dicas fundamentais para criar campanhas eficientes de e-mail marketing para eventos.
1. Estipule seu objetivo
Nossa primeira fica sobre e-mail marketing para eventos é: todo planejamento deve começar pela etapa dos objetivos.
Você deve ter clara a resposta à pergunta: “o que você pretende com a sua campanha?”.
É possível, inclusive, ter mais de um objetivo. Mas é importante ser conciso nesse ponto ou você pode perder o foco.
2. Monte e segmente sua lista de e-mails
Sabendo quais são os objetivos que você quer atingir, segmente sua lista de e-mails de acordo com eles. Isso será importante para que cada pessoa receba o conteúdo adequado que despertará seu interesse.
Se você ainda não tem um mailing list, invista em estratégias de Inbound Marketing para montá-lo. E lembre-se: em hipótese alguma compre listas desse tipo.
A única forma de sua campanha de e-mail marketing para eventos ser eficiente é por meio de leads qualificados. — o que você não conseguirá comprando endereços de e-mail aleatoriamente.
3. Elabore um cronograma
Você não deve saturar os contatos de mensagens de uma única vez, mas também não pode ficar muito tempo sem se comunicar com eles. A melhor maneira de encontrar esse equilíbrio é elaborando um cronograma de disparos.
Assim, você consegue gradativamente cativar seu público e gerar interesse no seu evento. E o melhor: sem incomodá-lo com excesso de e-mails.
4. Crie conteúdos relevantes
Você já ouviu a expressão “conteúdo é rei”? Pois é, é exatamente isso!
Conteúdo interessante, de qualidade e adequado à persona faz toda a diferença nas campanhas de e-mail marketing para eventos.
Por isso, ao planejar sua divulgação, não se atenha apenas a falar apenas sobre o evento em si, seus palestrantes e atrações.Embora isso seja fundamental, você também pode oferecer informações que interessem a essas pessoas.
Assim, você se coloca como um perito em sua área de atuação, o que vai conquistar seu público ainda mais.
5. Defina um título cativante
Por mais bem elaborado que seja o seu conteúdo, as pessoas só terão acesso a ele se abrirem a mensagem. E isso só vai acontecer se você fizer um título de e-mail marketing cativante. Veja alguns aspectos a serem considerados:
- invista em personalização;
- crie frases curtas (20 a 41 caracteres);
- faça perguntas;
- use emojis;
- seja claro e objetivo.
6. Desenvolva o bom layout
É interessante que sua campanha de e-mail marketing para eventos tenha uma identidade visual alinhada ao evento.
É importante não utilizar imagens muito pesadas, cujo carregamento seja muito demorado. E não se esqueça de dar destaque aos botões de Call to Action (CTA).
Vale lembrar também que todas as imagens devem ter um texto alternativo (alt text) correspondente. Assim, mesmo que o servidor de e-mails as bloqueie, ficará indicado ao leitor que ali há uma imagem bloqueada e sobre o que ela se trata.
7. Não se esqueça do Call to Action
O Call to Action (em português, chamada para ação) é muito importante para direcionar o público para uma ação.
Se o conteúdo da sua mensagem diz respeito a um dos palestrantes confirmados, seu CTA pode sugerir a compra de ingressos para assisti-lo e direcionar para a página correspondente em seu site.
Podem ser sugeridas ações de diversos tipos — desde que elas tenham relação com o e-mail. Ou seja, não é muito interessante, por exemplo, sugerir a compra de ingresso se seu texto não fala especificamente sobre o evento.
8. Monitore e analise
Como qualquer ação estratégica, é preciso monitorar, analisar e mensurar os resultados das campanhas de e-mail marketing para eventos que você produzir.
Assim, acompanhe de perto o dia a dia de sua campanha para avaliar se ela está sendo bem-sucedida. Veja algumas métricas importantes às quais você deve atentar:
- taxa de inativação da lista: indica se seus leads estão se desassociando de sua lista de e-mails;
- taxa de abertura: proporção de e-mails aberto em relação a todos os recebidos;
- taxa de cliques: compara e-mails que obtiveram cliques em relação ao total entregue;
- CTR (click through rate): porcentagem de cliques comparados ao total de e-mails abertos.
A partir desses indicadores, você poderá avaliar se é necessário implementar mudanças na estratégia ou se você já está no caminho certo com as ações vigentes.
Viu como é simples fazer uma campanha de e-mail marketing para eventos eficiente para engajar seu público? Agora, você conhece mais uma ferramenta para te ajudar em sua divulgação sem precisar fazer altos investimentos.
Curtiu o conteúdo de hoje? Quer ter acesso a mais dicas como essas? Então conheça também as principais estratégias de marketing digital para eventos.
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