Meios de divulgação de evento
Divulgação de eventos | 6 minutos de leitura

5 dicas para divulgar o seu evento através do Marketing Digital

Aprenda de uma vez por todas a divulgar o seu evento com o Marketing Digital


Organizar um evento não é tarefa fácil, exige planejamento, dedicação e um cronograma de ações com todos os deadlines. A seleção dos meios de divulgação de evento está entre as fases mais importantes, pois, é a atividade que permitirá que seu público chegue até você, garantindo a venda de ingressos.

O marketing digital para eventos é fundamental para:

  • Ajudar em sua divulgação
  • Apresentar os palestrantes
  • Avisar sobre troca de lote dos ingressos
  • Repassar informações relevantes ao público que você deseja atingir.

Essas ações estão entre as responsáveis por fazer que o seu evento tenha os ingressos esgotados.

Leia mais em: Venda de ingressos para eventos: 4 estratégias para vender mais

Você pode divulgar um evento no Facebook, Instagram, aplicativo próprio, e-mails marketing. São tantas as estratégias de divulgação de eventos, que, às vezes, parece difícil saber por onde começar e como se organizar com cada mídia.

O primeiro passo, entretanto, é a definição da persona, ou seja, do seu público. Você deve saber em quais meios de divulgação de evento ele está, e como encontrá-lo através do marketing digital.

Para te ajudar a definir, de maneira clara, quem é o seu público, acesso nosso ebook com templates; Como criar personas para seu evento”.

Na segunda etapa, você deve definir o seu calendário editorial para:

  • Iniciar as reuniões internas com a equipe
  • Definir as metas a serem atingidas, por exemplo, número de ingressos que serão vendidos em cada fase do evento
  • Escolher, com base no planejamento estratégico, quais as redes sociais ou meios de divulgação de eventos serão utilizados para a promovê-lo.

Meios de divulgação de eventos: 5 estratégias eficientes

1. Facebook

Somente no Brasil, a rede social possui mais de 100 milhões de usuários ativos. Com certeza, aprender como divulgar um evento no Facebook é uma ótima ferramenta para você:

  • Gerar leads
  • Divulgar seus palestrantes
  • Atingir o maior número possível de pessoas
  • Vender ingressos

Porém, para uma boa estratégia na rede social, é ideal que você conheça as principais formas de impactar seu público com o Facebook Ads e trabalhar o remarketing para o seu site, por exemplo.

Para divulgar um evento no Facebook você pode criar um evento gratuitamente e disponibilizar data, informações gerais, horário de início e término das palestras.

Também é possível interagir de maneira humanizada com seu público, cativando o cliente e sendo relevante no conteúdo.

O Facebook possibilita criar um ótimo storytelling dos palestrantes, aumentando as conversões de ingressos.

Leia mais em: O que é storytelling e como pode ajudar nos meus eventos?

2. Aplicativo

Além de ser uma excelente ferramenta para manter o relacionamento com seu público-alvo, um aplicativo próprio serve de comunicação pré, durante e pós-evento.

Assim, como as demais estratégias de divulgação de evento, o aplicativo, também precisa de cronograma de ações, como, por exemplo:

  • Envio de notificações com link
  • Imagem com post na timeline
  • Gamificação dos participantes com prêmio para quem mais utilizar o aplicativo no dia do seu evento, entre outras inúmeras atividades que podem ser realizadas.

Com o aplicativo, você consegue:

  • Fazer a venda de ingressos
  • Pedir avaliação dos participantes sobre sua palestra favorita, para assim saber qual palestrante deve voltar na próxima edição
  • Fazer uma análise de pontos falhos que precisam de melhorias.

Se você tiver uma boa internet no dia do seu evento, pode até mesmo economizar no material impresso, para que os participantes se localizem através do mapa disponibilizado no aplicativo. Também é possível que cada um faça sua agenda com auxílio de alarme  que dispara minutos antes da palestra favoritada.

Se você quer saber mais como utilizar um aplicativo próprio em seu evento, sugerimos que conheça o Engage. Um aplicativo exclusivo que otimiza a comunicação e promove mais networking em seus eventos.

3. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma excelente estratégia de divulgação de eventos. Por meio de suas ferramentas, é possível realizar a nutrição de seu público-alvo, com conteúdos que irão despertar ainda mais interesse.

Como divulgar seu evento com essa tática? Você pode abordar:

  • Temáticas que serão trabalhadas
  • Palestrantes que estarão presentes
  • Clima a ser vivido no evento.

Por meio desses conteúdos, você acabará criando um vínculo diferenciado com o público, que tende a ter uma relação mais duradoura com sua empresa e seu evento.

As abordagens podem iniciar antes da compra do ingresso, quando se estabelece um relacionamento, que posteriormente poderá ser mensurado.

Aprofunde sua leitura com o artigo, “Aprenda como mensurar resultados de eventos.

É possível entender quais as ações foram mais assertivas e quais estratégias ainda podem ser melhoradas, de acordo com a segmentação de seu público-alvo, sabendo o que ele espera.

É importante investir em conteúdo rico que fará a diferença na vida do público-alvo, com links que levem a seu site e a produção de posts blog, antes de iniciar seu evento e depois também, criando vínculos e identificação.

4. Google AdWords

O Google Adword é um dos meios de divulgação de eventos indispensáveis para garantir o sucesso de venda de ingressos.

Como já sabemos, conhecer o público-alvo é essencial para campanhas assertivas e o Google AdWords se tornou uma ferramenta importante em duas frentes dentro da divulgação de um evento:

    1. atingindo seu público-alvo (através do uso de palavras-chave, anúncios display ou até mesmo em vídeo através do YouTube)
    2. por meio de remarketing

O Google AdWords é a plataforma de publicidade do Google, por isso, está entre as respostas à questão: como divulgar uma palestra ou evento?

Entre as razões para a sua importância, está o fato de permitir, por exemplo, anunciar para as palavras-chave que serão buscadas pelo seu público-alvo.

Utilizando a estratégia de links patrocinados, o nível de assertividade é alto, pois, a “resposta” para uma busca é entregue na hora da “pergunta”. E, para um evento, ela pode se dar por meio de banners, vídeos e links que irão direcionar seu público a compra de ingresso do seu evento, por exemplo.

5. Blog (geração de conteúdo)

A geração de conteúdo rico é um dos meios de divulgação de eventos mais eficaz. A estratégia fará seu público ter ainda mais proximidade com seu evento.

Por meio de post blog é possível levar informações gerais sobre vários assuntos e temáticas.

Também é indicado realizar resumos do dia, sobre o que foi mais importante, quem foram e o que disseram os palestrantes de destaque. Essas ações ajudam a criar uma identidade para o seu evento.

No pós-evento, o conteúdo também atinge quem não participou, mostrando tudo o que aconteceu.

Para quem esteve presente, o blog mostra do ângulo da organização e também dos demais participantes. Impulsionar as publicações também faz mais pessoas conhecerem a sua empresa e seu propósito.

Conteúdos que orientam e disseminam a informação do seu evento, agregam valor e somam às expectativas de quem participou e daqueles que se sentirão instigados a vir participar do evento nas próximas edições.

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A ó Dois usou das estratégias de Marketing Digital para divulgar o Evento HOJE 2017, que reuniu mais de 2.000 pessoas em Concórdia – SC, para falar sobre empreendedorismo e se tornou o maior evento do segmento no Oeste Catarinense.

E o Marketing Digital agiliza suas ações e as tornam mais assertivas para ter um resultado satisfatório e engrandecer ainda mais seu evento. A tecnologia gera impacto e as armas estão a seu favor, pois, é possível utilizar ações integradas desde o pré até o pós-evento.

Confira o case de sucesso do Evento HOJE!

Mas, não esqueça de definir suas estratégias e os meios de divulgação de eventos, antes de usar o Marketing Digital. Estabeleça metas e principalmente mensure os seus resultados. Analisar o retorno sobre investimento, ROI é fundamental para o sucesso das ações.


*Este artigo foi escrito pela Agência ó Dois.


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