Os eventos online já vinham ganhando mercado bem antes da pandemia, mas de forma muito tímida, portanto poucas pessoas tinham interesse em pivotar seus eventos presenciais para o online.Outro ponto era o desconhecimento de plataformas voltadas para eventos virtuais disponíveis no mercado, o que fazia com que as lives nas redes sociais tivessem mais adesão. No entanto, a rede social é como se fosse uma casa alugada, muda-se as regras, muda-se sua visibilidade.
Mas como manter a divulgação em eventos online?
A divulgação em eventos online não é muito diferente das ações que fazemos para eventos presenciais. O que difere o engajamento do público no evento online é a ampliação das ferramentas que utilizamos. Uma delas é a mídia paga, porque engajamento orgânico será ineficiente para uma divulgação de longo alcance.
Aqui vão alguns pontos para ter sucesso no seu evento online:
- Ações direcionadas tanto em suas redes sociais quanto nas de palestrantes e envolvidos;
- Investimento em mídia paga, direcionado ao alcance que você deseja;
- Lives direcionadas ao tema do evento;
- Promoções e ações durante o período de divulgação (enquetes, por exemplo).
Essa ações sozinhas terão pouco resultado, mas combinadas conseguem trazer um resultado muito interessante.
Você precisa criar CURIOSIDADE e se diferenciar dos demais.
Cuidado com a Falsa Expectativa
Se seu evento já era presencial, você provavelmente tem o conteúdo pré-editado deste evento use esse conteúdo e transforme em referência para divulgação do conteúdo online. Lembre-se que você tem que focar no conteúdo dos palestrantes em si e não na experiência do evento presencial, para não criar uma falsa expectativa.
A ideia aqui não é SUBSTITUIR o evento presencial, mas dar uma nova alternativa para o participante, você não está simplesmente dando um reembolso ou remarcando, você está dando uma opção de experiência, a qual sua equipe, vai fazer tudo para que seja muito boa. Aplicando as ações citadas de forma combinada e direcionada, a divulgação online do seu evento terá o resultado que você deseja!
Além das expectativas:
Recentemente fiz um evento online para uma associação comercial da minha cidade, como o evento era free e com o fechamento do comércio, não tínhamos como pedir patrocínio. Contamos apenas com a divulgação nas mídias sociais de todos os envolvidos, ou seja, contamos só com divulgação orgânica.
Por incrível que pareça nos 3 dias de eventos conseguimos um público de mais de 60 pessoas! Esse resultado nunca antes foi alcançado pela associação em eventos presenciais. O público amou a iniciativa e o conteúdo do evento. Imagina se tivéssemos investido em mídia paga? Nosso alcance seria muito maior!
Ações coordenadas, sempre dão resultados e elevam o engajamento dos eventos online, mas elas devem estar combinadas.Toda a equipe dentro do projeto deve estar unida em um só propósito. Se você consegue conectar todas as ações, você se conecta com o público e ele vem em sua direção. Simples assim!!
Apaixonada por Inovação e Tecnologia, uso as redes sociais para conectar pessoas e projetos. Fundadora do À Mineira, transformo ideias em eventos de sucesso, em todo país. A facilidade em me expressar e me comunicar, faz com que as ideias fluam, projetos saiam do papel e conexões se transformem em parcerias. Quero comunicar e inspirar.