Colunistas mobLee, Divulgação de eventos | 2 minutos de leitura

Como melhorar a divulgação em Eventos Online

Com o atual cenário de pandemia, fazer um evento online tornou-se uma forma de não perder a receita dos eventos presenciais e ainda sim, promover conteúdo ao público e resposta aos patrocinadores.


Os eventos online já vinham ganhando mercado bem antes da pandemia, mas de forma muito tímida, portanto poucas pessoas tinham interesse em pivotar seus eventos presenciais para o online.Outro ponto era o  desconhecimento de plataformas voltadas para eventos virtuais disponíveis no mercado, o que fazia com que as lives nas redes sociais tivessem mais adesão. No entanto, a rede social é como se fosse uma casa alugada, muda-se as regras, muda-se sua visibilidade. 

Mas como manter a divulgação em eventos online?

A divulgação em eventos online não é muito diferente das ações que fazemos para eventos presenciais. O que difere o engajamento do público no evento online é a ampliação das ferramentas que utilizamos. Uma delas é a mídia paga, porque engajamento orgânico será ineficiente para uma divulgação de longo alcance. 

Aqui vão alguns pontos para ter sucesso no seu evento online:

  • Ações direcionadas tanto em suas redes sociais quanto nas de palestrantes e envolvidos;
  • Investimento em mídia paga, direcionado ao alcance que você deseja;
  • Lives direcionadas ao tema do evento;
  • Promoções e ações  durante o período de divulgação (enquetes, por exemplo).

Essa ações sozinhas terão pouco resultado, mas combinadas  conseguem trazer um resultado muito interessante. 

Você precisa criar CURIOSIDADE e se diferenciar dos demais.

Cuidado com a Falsa Expectativa

Se seu evento já era presencial, você provavelmente tem o conteúdo pré-editado deste evento use esse conteúdo e transforme em referência para divulgação do conteúdo online. Lembre-se que você tem que focar no conteúdo dos palestrantes em si e não na experiência do evento presencial, para não criar uma falsa expectativa. 

A ideia aqui não é SUBSTITUIR o evento presencial, mas dar uma nova alternativa para o participante, você não está simplesmente dando um reembolso ou remarcando, você está dando uma opção de experiência, a qual sua equipe, vai fazer tudo para que seja muito boa. Aplicando as ações citadas de forma combinada e direcionada, a divulgação online do seu evento terá o resultado que você deseja! 

Além das expectativas:

Recentemente fiz um evento online para uma associação comercial da minha cidade, como o evento era free e com o fechamento do comércio, não tínhamos como pedir patrocínio. Contamos apenas com a divulgação nas mídias sociais de todos os envolvidos, ou seja, contamos só com divulgação orgânica.

Por incrível que pareça nos 3 dias de eventos conseguimos um público de mais de 60 pessoas! Esse resultado nunca antes foi alcançado pela associação em eventos presenciais. O público amou a iniciativa e o conteúdo do evento. Imagina se tivéssemos investido em mídia paga? Nosso alcance seria muito maior! 

Ações coordenadas, sempre dão resultados e elevam o engajamento dos eventos online, mas elas devem estar combinadas.Toda a equipe dentro do projeto deve estar unida em um só propósito. Se você  consegue conectar todas as ações, você se conecta com o público e ele vem em sua direção. Simples assim!! 


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