imagem representando a segurança no site de eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

5 dicas de segurança para um site de eventos

Está preocupado com a segurança do seu site? Confira 5 dicas que vão ajudar a deixar o site do seu evento muito mais seguro!


Você já sabe sobre a importância em possuir um site para o seu evento, certo? Ele será o ponto focal onde estarão reunidas as informações que são relevantes ao seu público, e pode até mesmo exercer a função da venda dos ingressos. Com isso, a segurança emerge como uma questão importante: é necessário garantir que os dados contidos no site, além dos dados fornecidos pelos usuários, estejam devidamente protegidos.

Para isso, é importante que você tenha alguns cuidados com o seu site de eventos, que são simples, mas fazem grande diferença tanto para você, quanto para os seus clientes.

Venha conferir 5 dicas para ter mais segurança com o seu site.

1 – Tenha HTTPS no seu site

O certificado SSL, reconhecido através da sigla HTTPS, serve para criptografar todos os arquivos do seu site de eventos, permitindo que a comunicação entre site e usuário seja eficaz e sem riscos de invasão. Como o Certificado faz uma criptografia das informações que são trocadas no site, isso impede a leitura desses dados por parte de terceiros.

É possível identificar o Certificado SSL em um site através de alguns sinais visíveis na barra do navegador. Ao acessar o site, é acrescentado automaticamente um “s” no protocolo “http”, seguido da imagem de um cadeado verde no canto esquerdo, antes do link do site e da informação “seguro”.

imagem do site da hostgator - seguro

Exemplo da barra do navegador de um site que possui o Certificado SSL (HTTPS)

É muito importante que o Certificado SSL esteja instalado em páginas que recebem informações confidenciais, tais como senhas, dados de pagamento, documentos oficiais e etc. Desta maneira, o usuário está seguro para realizar transações sem correr o risco de ter seus dados interceptados.

Dica: além de toda a proteção que o protocolo HTTPS traz para o seu site de eventos, o Google considera o seu uso como um fator positivo no ranqueamento do site, melhorando seu posicionamento nos resultados de busca.

Leia mais: 5 motivos para instalar o Certificado SSL no seu site

2 – Utilize um sistema de Backup Online

O termo “backup” pode ser descrito como uma “cópia de segurança”. O backup de um site é utilizado para garantir a segurança dos arquivos e sua restauração para o sistema, quando necessário. Atualmente, o backup de um site pode ser realizado na nuvem, ou seja, em um ambiente online. Isso permite que os arquivos sejam acessados a partir de qualquer computador, facilitando o processo e recuperação de dados.

É recomendado que se mantenha, no mínimo, uma rotina semanal de backup de um site, mas isso pode variar e depender de quantas atualizações são feitas nos arquivos.

3- Sitelock

Além do Certificado SSL, também é importante que você tenha um recurso chamado Sitelock. É uma ferramenta de segurança que faz varreduras em tempo real buscando vulnerabilidades e riscos que malwares podem causar tanto ao site do seu evento, quanto aos usuários dele. No momento que a ameaça é encontrada, o Sitelock busca formas automáticas de removê-la. Caso não seja possível, um e-mail é enviado para o responsável pelo site para que a correção seja feita manualmente.

O Sitelock também oferece um selo de segurança que fica exposto no site, fazendo com que o usuário saiba que está navegando em um ambiente seguro.

Um site que é classificado como perigoso afasta visitantes e perde relevância no resultado de busca do Google. A detecção de malware e phishing fica ativada com o objetivo de avisar os usuários sobre endereços que contém ameaças, sites enganosos e programas que possam prejudicar a navegação do usuário. Por isso, lembre-se de que segurança é um investimento!

Imagem de LM - divulgar evento-100

4 – Senhas Seguras

Parece uma dica boba, mas não é. Muitas pessoas pensam que utilizar a mesma senha para todos os e-mails, redes sociais e para o ambiente administrativo do site é seguro, mas essa é a forma mais fácil e rápida que um hacker pode encontrar para acessar todas as suas informações.

Por isso, é bem importante criar senhas seguras e únicas para cada acesso na internet, cuidando principalmente com o acesso ao ambiente de administração do seu site de eventos. Você pode, inclusive, utilizar um gerador de senhas automático para obter senhas de segurança elevada.

5 – Otimização

Tenha uma periodicidade de manutenção do seu site, essa prática é essencial para e-commerces e principalmente para sites de eventos, onde as informações mudam constantemente.

Mantenha os softwares, plugins e temas atualizados. Isso é necessário para reduzir as vulnerabilidades de segurança. Um plugin não atualizado abre uma brecha na proteção do seu site, transformando-o em um alvo fácil para a entrada de um vírus.

Além de atualizar, é interessante também remover os recursos que não são utilizados.

Colocar estas práticas em funcionamento é o primeiro passo para que o site do seu evento seja um ambiente seguro para o seu negócio e seus clientes.


*Este artigo foi produzido pela Hostgator Brasil.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!