Modelo de palestra sendo vista por um tablet, mostrando a importância de fazer a curadoria de conteúdo em eventos
Organização de eventos, Programação de eventos | 5 minutos de leitura

5 dicas para fazer uma curadoria de conteúdo de sucesso em eventos

Você sabe fazer a curadoria de conteúdo em eventos? Então descubra a importância de realizar esse trabalho e 5 passos para começar agora!


O que faz os participantes irem até o seu evento? É para visitar os estandes da sua feira de negócios? Ou será que é para encontrar outros profissionais da mesma área? Claro que você precisa ter atenção e mapear esses diferenciais, mas não pode esquecer também da curadoria de conteúdo.

Não importa se já está na 30ª edição ou se vai realizar o evento pela primeira vez: a curadoria de conteúdo é fundamental para que o público fique satisfeito com os assuntos tratados ao longo do evento e também fique interessado em participar das edições seguintes, já sabendo a qualidade de todo o conteúdo que é transmitido.

Mesmo entendendo essa importância, ainda não sabe por onde começar e nem como fazer uma curadoria de conteúdo de sucesso para o seu evento? Não se preocupe! Neste conteúdo, você vai conferir 5 dicas que, ao serem seguidas, ajudarão a criar a melhor estratégia de curadoria. Confira!

Por que a curadoria de conteúdo para eventos é tão importante assim?

Fazer curadoria de conteúdo em um evento é a arte de fazer o uso dos conteúdos para contar uma história ou comunicar uma mensagem ao seu público. Afinal de contas, todos nós já participamos de eventos que parecem desorganizados, sem uma lógica por trás dos assuntos tratados, e por isso você acaba não entendendo qual é o seu objetivo.

Para vários tipos de eventos, como os acadêmicos, empresariais ou de determinados setores de atividade, o conteúdo passado é tudo que o público deseja ter acesso. E para qualquer pessoa, não há nada pior do que ter a sensação que você perdeu seu tempo, concorda?

Uma grande curadoria pode deixar o público animado e com um sentimento positivo! “Valeu a pena ter participado desse evento, aprendi muita coisa!” é a frase que os participantes tendem a dizer quando o trabalho de curadoria é bem feito.

5 dicas para acertar na curadoria de conteúdo

1. Use o formulário de feedback para identificar quem deve participar da sua próxima edição

A curadoria de conteúdo é um trabalho que possui um objetivo claro: entregar para os seus participantes os melhores conteúdos disponíveis no mercado! E ninguém melhor do que os próprios participantes para dizerem se esse resultado foi alcançado ou não. Por isso, o formulário de feedback é uma ferramenta importante para conseguir identificar.

Utilizando o aplicativo do evento, você consegue disponibilizar essa pesquisa de feedback na palma da mão dos participantes e já identificar os resultados de forma rápida.

Garantir a presença de palestrantes de peso na sua próxima edição requer que você se antecipe e já tenha essa informação o quanto antes. Então não perca tempo e já disponibilize a pesquisa logo depois que o seu evento terminar!

2. Analise as avaliações dos palestrantes e palestras da última edição

Apesar de fazer campanhas para incentivar o envio da pesquisa de feedback, não são todos os participantes que irão responder no momento em que precisa.

Por isso, é importante olhar para outras frentes se já quiser olhar preparar a curadoria de conteúdo para a edição seguinte. E uma das melhores formas de fazer isso é conferindo também qual foi a avaliação de cada um dos palestrantes durante o evento.

Também utilizando o aplicativo próprio do evento, os participantes conseguem ter acesso não só a toda a grade de programação, mas também a área de avaliação para indicar como foi a experiência com cada uma das palestras que participou.

Analisar esse ranking gerado a partir das avaliações é fundamental para encontrar qual o palestrante que precisa marcar presença na edição seguinte.

3. Utilize as enquetes nas redes sociais

As últimas dicas funcionam bem para os eventos que já tiveram uma edição anterior e conseguem ter essas informações de avaliação. Mas e para quem está na 1ª edição? Também há maneiras de captar informações que vão auxiliar na curadoria de conteúdo!

Uma das formas mais simples e práticas de fazer isso é utilizando as enquetes nas redes sociais. Na prática, o que você precisa é pesquisar com o público qual o tema ou qual palestrantes precisa estar presente durante o evento. E as enquetes são um dos caminhos mais simples de conseguir essa informação.

Além de gerar engajamento do público nas suas redes, essa será uma fonte de informação valiosa na hora de montar a programação do seu evento.

4. Lembre-se de objetivo principal do seu evento

Por que você está organizando um evento? Na prática, existem vários motivos diferentes para fazer essa escolha:

  • É para educar o mercado, levando conteúdo de qualidade para o público?
  • É para gerar mais leads para o seu time de vendas?
  • Ou já é para fechar novos negócios durante o próprio evento?

Ter esse objetivo principal em mente é fundamental para o processo de curadoria de conteúdo. Afinal, esse é o direcionamento que precisa para identificar o que entregar durante o evento.

Analise que tipo de conteúdo precisa e quais as pessoas certas que podem participar e ajudar a alcançar esse objetivo final.

Leia também: Como definir metas de planejamento e organização para eventos?

5. Foque nas sensações que deseja passar para o seu público

Uma boa curadoria passa por um trabalho sutil e envolve a definição de quais sensações deseja passar para o público, além de descobrir o que seus palestrantes podem e querem falar.

Desenhar cada uma dessas ideias específicas, que se encaixam em uma parte da história que deseja contar, é mais uma dica valiosa para ter sucesso nessa etapa.

Se um palestrante conseguiu gerar várias interações, recebendo o maior volume de perguntas durante sua apresentação, é sinal de que a sensação passada para o público foi positiva, ou no mínimo despertou muita curiosidade para conhecer mais do assunto. Esse é um sinal claro do que deve ser levado em conta para a próxima edição.

Enfim, eventos envolvem sentimentos e sensações em um local de troca de conhecimentos. Nunca esqueça disso para entregar aquilo que os seus participantes estão buscando no momento que adquiriram os ingressos.

Agora que você já sabe tudo que precisa para conseguir fazer uma curadoria de conteúdo de sucesso em todos os eventos que realizar, confira os detalhes sobre o Engage, solução da mobLee para que você possa utilizar o aplicativo próprio do seu evento e colocar em prática as ações de avaliações, perguntas e respostas, e várias outras funcionalidades!

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