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Gestão de eventos, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Qual a importância e como criar um evento corporativo?

Promoção da marca e atração de clientes são pontos que mostram a importância de criar um evento corporativo. Conheça todas as vantagens e veja como fazer!


Sabe que ação é considerada uma das melhores estratégias para conexão entre os stakeholders e funciona como meio para estreitar laços de relacionamento? Estamos falando sobre criar um evento corporativo, que também é um meio eficaz para estratégia de marketing e divulgação da marca do seu negócio.

Mas dentro dessa característica, existem modelos que se distinguem pelos diferentes formatos, conteúdos, abordagens e objetivos.

Sobre os formatos, podemos listar os tipos mais frequentes desse modelo:

  • Congressos;
  • Convenções;
  • Feiras;
  • Palestras;
  • Conferências.

No entanto, esses tipos citados são apenas uma pequena parte de muitas outras formas de criar um eventos corporativos. A mobLee tem um material completo sobre os principais tipos de eventos corporativos e seus objetivos.

Neste conteúdo, você entenderá a real importância de criar um evento corporativo e dicas para que ele seja um sucesso!

Imagem de LM - eventos internos e corporativos-100

A grande importância de criar um evento corporativo

Existe a visão de que eventos corporativos são apenas um custo para a organização responsável. Mas esse pensamento precisa ser desmistificado já que está cada vez mais claro no cenário econômico atual as oportunidades de negócios provenientes dos eventos.

É verdade que criar um evento corporativo se caracteriza sim como investimento, e na maioria das vezes gera porcentagens significativas de retorno financeiro aos organizadores.

Porém, o retorno financeiro não é o único foco da organização desse tipo de evento. Vários outros benefícios podem ser conquistados através dos eventos, como:

  • Conexão entre stakeholders;
  • Alinhamento organizacional;
  • Ação de marketing;
  • Promoção da marca;
  • Atração de novos clientes.

Isso evidencia a importância dos eventos corporativos em diferentes objetivos organizacionais. Na pesquisa sobre evolução dos eventos, promovida pela Harvard Business Review com a Splash, foi possível perceber que 1 terço das grandes empresas já investem mais de 20% do orçamento de marketing em eventos.

Mas para colocar a estratégia em prática, é preciso seguir uma série de passos, como veremos nos tópicos abaixo.

Passo 1: Defina o objetivo

Como já mencionado, há diversos formatos de eventos corporativos, e por vezes, torna-se necessário estabelecer um foco, ou objetivo, para o seu evento. Com um foco estabelecido é mais fácil chegar ao resultado esperado.

Esses resultados podem variar, principalmente quando pensamos no fortalecimento das relações, que podem ser:

  • Entre clientes e empresa;
  • Entre fornecedores e empresa;
  • Entre empresa e funcionários;
  • Entre os próprios funcionários.

Como exemplo, diversas organizações realizam convenções de vendas para várias ações diferentes:

  • Para alinhar estratégias;
  • Comunicar lançamentos;
  • definir novas metas;
  • Estreitar o relacionamento entre a equipe de vendedores e gestores.
Imagem de LM - eventos internos e corporativos-100

Passo 2: Faça a conexão entre os stakeholders

A interação entre empresa, clientes, parceiros e fornecedores é de extrema importância para o bom andamento da organização. Logo, por que não promover eventos para firmar essas relações?

Como exemplo de um evento que promove amplas conexões com prospects e clientes, em vários estados do Brasil, é o RD on the Road. O roadshow tem por objetivo promover a marca da empresa em diversos locais através da promoção de conteúdo da marca.

Passo 3: Promova o alinhamento organizacional

Além da conexão entre os stakeholders envolvidos na operação da empresa, a realização de um evento corporativo proporciona trocas entre os próprios colaboradores da organização que o realiza.

A preparação de um evento dentro da empresa gera maior contato entre gestores e as outras áreas organizacionais, conectando mais o grupo de trabalho e gerando maiores trocas entre as equipes.

Assim, um evento apenas tem resultado com a participação e esforço de todos os funcionários independente do nível organizacional. Além disso, eventos também aumentam o nível de motivação e engajamento de todos, que por sua vez, possuem a tendência de aumentar o rendimento e melhorar os indicadores de desempenho.

Passo 4: Promoção da marca

Depois de definir o público-alvo e o formato do evento, pode-se pensar em quais objetivos ele irá contemplar. Uma das grandes finalidades para a realização do seu evento corporativo pode ser a estratégia de marketing de promoção da marca através da transmissão de conteúdo.

Afinal, esse investimento se justifica por diversas razões:

  • Tornar-se referência no seu setor de atuação;
  • Consolidar seu posicionamento;
  • Atrair clientes.

Foque na atração de clientes

Independente do formato, eventos corporativos podem ter como grande objetivo maior atração de potenciais clientes ou prospects. Esses eventos proporcionam networking e conexões entre os presentes, resultando em oportunidades de negócios.

Além disso, também é uma excelente oportunidade para lançar e ter uma forte divulgação de novos produtos. Os clientes poderão conhecer e avaliar em primeira mão o produto lançado e dar feedbacks.

Considerações finais para criar um evento corporativo

Podemos ver todos os benefícios, além dos financeiros, que criar um evento corporativo pode fazer por sua empresa. No entanto, sua organização exige muita dedicação e conhecimento dos responsáveis.

Por isso, se ainda não leu, a mobLee preparou o conteúdo “Tudo o que você precisa saber sobre eventos corporativos” para ajudar a fornecer a melhor experiência possível aos envolvidos nesse grande projeto!

Quero fazer um evento corporativo de sucesso!


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