ícones que representam as atribuições dos promotores de evento
Gestão de eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

Saiba como contratar promotores de evento em 9 passos

Quer saber como contratar os melhores promotores de evento? Confira o passo a passo para escolher o melhor profissional em 9 etapas.


A realização de um evento é cheia de detalhes que devem ser bem cuidados para garantir o seu sucesso. Dentre eles, está a divulgação desse evento ao público que se deseja atrair. Esse trabalho fica sob responsabilidade dos promotores de evento.

São eles que vão fazer todo o marketing necessário para que tenha um bom público e atinja os objetivos desejados.

Mas o que fazer para escolher o profissional correto? Neste post, vamos explicar todos os detalhes de como contratar promotores de evento. Acompanhe!

A importância dos promotores para a estratégia de um evento

O promotor de eventos é o profissional responsável pela divulgação para o público-alvo, por meio de ações promocionais que destaquem a marca.

Além de trabalhar para que o evento fique conhecido, o promotor é responsável pela separação e distribuição de brindes e materiais promocionais.

Também fica sob responsabilidade do promotor a entrega de relatórios de atividades, assim como a coleta de percepções de clientes e consumidores.

O trabalho do promotor consiste basicamente em atuar como representante da empresa que está oferecendo o evento, expondo a imagem para atrair participantes e também os convidados.

A participação desse profissional é indispensável, pois um evento só é bem-sucedido quando há a presença do público esperado. Sem boas ações de marketing e divulgação, a realização pode ter péssimos resultados e não alcançar os objetivos desejados.

Como contratar promotores de evento?

Poucas empresas sabem como contratar os melhores promotores de evento, mas vamos dar aqui um passo a passo para guiar a sua escolha.

1. Entender o evento

Os eventos têm necessidades diferentes, de acordo com o seu tipo e propósito. A promoção de um congresso é totalmente distinta de uma reunião corporativa para clientes ou franqueados, por exemplo.

O primeiro passo então para contratar o promotor ideal é compreender o tipo de evento que será realizado e qual o seu objetivo. Só assim dá para ter certeza de qual tipo de profissional precisa.

2. Identificar o público-alvo

Depois de entender qual é a proposta do evento, é necessário identificar o público-alvo que a equipe de organização pretende atingir.

Essa etapa é importante porque apenas com a experiência na divulgação para o público-alvo do evento é possível fazer a sua exposição de maneira eficiente.

Hoje em dia, o conceito de persona traz resultados ainda melhores, sendo definido um perfil ideal de participantes e quais suas principais características.

Leia também: Como criar personas para o seu evento?

3. Desenhar as habilidades necessárias

Depois que você esclareceu o tipo de evento e o público-alvo que deseja atingir, é hora de identificar quais são as habilidades que o promotor precisa ter para fazer uma boa divulgação.

Para a definição dessas habilidades, é importante levar em consideração também as características da sua empresa e o que ela precisa, além do período para que essa divulgação seja feita.

Prazos mais apertados podem exigir um promotor com mais experiência naquele tipo de evento e uma lista de contatos mais solidificada, por exemplo. Outras características podem ser fundamentais, como:

  • Organização;
  • Proatividade;
  • Dinamismo;
  • Pontualidade.

4. Fazer o job description

Agora que você já sabe o tipo de profissional que precisa contratar, é hora de fazer um bom anúncio de vaga. Lembre-se de elencar todas as habilidades que julga necessárias para a realização do trabalho, tanto as comportamentais quanto as de conhecimento e experiência.

O job description também é uma oportunidade de vender a oportunidade. Para isso, faça um anúncio interessante, que valorize todos os benefícios que a sua empresa oferece.

Traga também informações como a localização da empresa, horário, faixa salarial, se é uma contratação temporária e todas os outros dados importantes.

5. Divulgar a vaga nos canais corretos

Lembre-se que assim como em todas as profissões, os promotores de evento também estão concentrados em nichos. Por isso, procure identificar antes em qual espaço é mais fácil encontrar essas pessoas.

Hoje existem redes sociais e sites especializados no recrutamento e seleção de pessoas, e essa talvez seja uma boa alternativa para divulgação. Porém, algumas empresas são especializadas na promoção de eventos e podem ajudar de maneira mais direcionada.

6. Fazer a análise dos currículos

Se você fez um bom job description e anunciou a vaga nos lugares certos, provavelmente deve ter agora um bom volume de currículos na sua caixa de e-mails. Como analisar e escolher os melhores?

Lembra daquela identificação do profissional ideal que você fez no passo 3? Pegue-a como modelo e procure selecionar os currículos que mais se aproximam desse perfil.

Outras informações que vão ajudar a fazer essa triagem são o tempo de experiência, os demais eventos em que essa pessoa trabalhou e quais resultados apresentou em cada um deles.

7. Realizar testes e entrevistas

Após a seleção dos melhores currículos, é momento de avaliar os profissionais pessoalmente. Promova dinâmicas para entender as habilidades dos candidatos e como eles se trabalham em grupo ou em situações de pressão. Perceba se eles demonstram as características que você julga necessárias.

Você também pode submetê-los a testes psicológicos para identificar características comportamentais. Mas para isso conte com a ajuda de um profissional habilitado e experiente no assunto, que certamente vai saber como contratar promotores de evento e auxiliar muito nessa etapa.

Também é o momento de fazer entrevistas individuais, nas quais você pode conhecer melhor o candidato e entender suas expectativas e possibilidades, além de confirmar informações relatadas no currículo.

8. Fechar a contratação

Encontrou o profissional que estava precisando? É hora de fechar a contratação. Envie uma lista com todos os documentos necessários e o contrato de admissão. Acerte todos os detalhes com o Departamento Pessoal para finalizar o processo.

Não se esqueça de que o feedback não é passado só para o candidato escolhido. Dê também uma resposta aos que participaram das dinâmicas e entrevistas. Essa atitude demonstra respeito e consideração por parte da empresa e ajuda a engajar essas pessoas, que podem se sentir estimuladas a participar de uma próxima seleção.

A promoção de eventos pode ser um trabalho pontual. Isso significa que em alguns casos, o regime CLT não é o mais apropriado.

Assim, você pode fechar um contrato temporário de comum acordo com o profissional. Hoje, as novas leis trabalhistas têm regras para resguardar tanto o funcionário quanto a empresa também nesse modelo de contratação.

9. Cuide da pós-contratação

O trabalho não termina por aqui. Lembre-se de fazer uma integração na pós-contratação, a fim de preparar o profissional para esse próximo desafio.

Esteja disposto a dar informações e forneça materiais que vão ajudar a entender a empresa e como o trabalho deve ser realizado. Em alguns casos, também é preciso aplicar alguns treinamentos.

Você pode, por exemplo, contar com algum site ou programa que ajude a entender e organizar a promoção do evento, como uma solução para criar sites, reunir informações e métricas, como a que é proposta da mobLee. Esse tipo de ferramenta deixa a divulgação muito mais completa e alinha as expectativas e dados entre promotor e empresa.

Agora que você já sabe como contratar promotores de evento e tem em mãos um passo a passo para guiar essa busca, certamente vai contar com os melhores profissionais na sua equipe e levar seus eventos e sua empresa a outro patamar.


Este conteúdo foi desenvolvido pela Xerpa, empresa fornecedora de software de RH que ajuda na contratação de funcionários, entre outras rotinas do departamento. Com ele, você vai conseguir formalizar a admissão de novos profissionais de maneira mais rápida e prática.

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