imagem de dois patrocinadores dando dinheiro para aumentar a receita de um evento em um porquinho de cofrinho
Patrocínio em eventos | 6 minutos de leitura

Aumentar a receita: 4 dicas para gerar valor para os patrocinadores dos seus eventos

Buscando alternativas para aumentar a receita do seu evento? Confira nossas dicas!


Quando pensamos em melhorias para o nosso evento, a primeira coisa que vem e mente é algum aumentar a receita com patrocinadores e consequentemente, o orçamento. Por que? Bem, com mais dinheiro você consegue oferecer uma experiência melhor aos seus participantes, como:

  • Melhorias na estrutura física;
  • Um palestrante renomado;
  • Oferecer brindes melhores;
  • Serviços de bar e happy hour;
  • Coffee break de maior qualidade;
  • E muito mais!

Mas é claro que quando vamos colocar as contas no papel, elas não fecham.

Isso ocorre porque algo que, normalmente, não priorizamos é o investimento em obtenção de novas receitas, ou seja, o caminho para viabilizar o aumento na receita e no orçamento, tornando possíveis todas as melhorias planejadas para o evento.

Imagem de LM - post patrocínio para eventos-100Por isso, confira as 4 dicas que preparei para você! Todas elas para ajudá-lo a aumentar a receita dos seus eventos com patrocínio:

4 dicas para aumentar a receita com patrocinadores

1. Mudança de cenário no mercado de eventos

Foi-se tempo em que ter uma apresentação bonita, com materiais de qualidade e bem estruturada, boa capacidade de comunicação e um alto número de contatos eram suficientes para atrair novos patrocinadores, renovar com parceiros conhecidos (ou ainda aumentar a cota de patrocínio) e fechar o orçamento do nosso evento.

Aumentar a receita não é uma tarefa fácil!

A retração da economia e as consequentes adequações orçamentárias mudaram a forma com que as empresas estão estruturando suas estratégias para eventos, com estes ganhando, cada vez mais, importância e se tornando parte da estratégia de relacionamento e captação de novos clientes.

E se para as empresas, os eventos fazem parte da estratégia, é nosso papel ajudar a desenvolver e desenhar estratégias junto ao nosso evento.

2. Mudança de comportamento e estratégia

É preciso entender, não só o momento pelo qual o mercado de eventos está passando, mas também o momento que as empresas estão passando, identificar os desafios e objetivos que este momento demanda, e a partir disso desenvolver uma estratégia de valor para sua proposta de patrocínio.

Aprenda como montar uma apresentação irrecusável

Por exemplo: Oferecer inserção da marca em banners ou materiais de veiculação do evento pode fazer sentido para empresas que buscam aumentar o alcance da marca, mas pode não ser suficiente para outras que já tenham a marca estabelecida no mercado.

Para este segundo caso, estreitar o relacionamento com o público-alvo, contatos qualificados e métricas de desempenho pode fazer mais sentido e ser uma proposta de valor para seu evento que se diferencie de outros.

Esta mudança de comportamento, de captador de patrocínio para consultor e parceiro no desenvolvimento de negócios somente será possível uma estratégia comercial orientada para os parceiros, buscando aumentar a receita do evento.

3. Renovações, expansões e novas receitas

Renovações: renovar com empresas que já nos conhecem e trabalharam com a gente

Aumento de benefício, o primeiro desafio é manter aquelas empresas que já conhecem nosso evento e os benefícios, porém tem resistências com relação à comprovação de retorno do investimento (ROI).

Quando se trata das maiores cotas, temos que estar ainda mais atentos para fornecer melhorias e mais benefícios a cada edição, pois qualquer alteração na percepção de retorno pode representar uma diminuição de cota ou até mesmo a não renovação de patrocínio.

Expansões: empresas que já patrocinaram nosso evento e possuem potencial e interesse de investir mais

Comprovar os resultados obtidos, aumento de benefício, atrelado ao aumento de investimento, através de uma cota maior ou produtos adicionais para aqueles patrocinadores de cotas de entradas e intermediárias. O desafio é semelhante, com dificuldade extra.

Novas aquisições: empresas que ainda não tiveram a oportunidade de participar do nosso evento como parceiro

Mapear oportunidades, novos entrantes no mercado e para isso, nada melhor do que métricas concretas do evento e desempenho que outras empresas já tiveram com o evento.

EXTRA: uma dica é aproveitar aqueles contatos que já foram patrocinadores, mas deixaram de ser, com uma nova proposta de valor e benefícios.

Atrair, se manter um patrocinador do nosso evento, que conhece e já possui uma percepção de valor construída, fechar com quem ainda não

4. Investimento em ferramentas para inteligência do evento

Sem dúvidas, tangibilizar retorno que uma empresa pode ter com o investimento em nosso evento pode ajudar a facilitar e até agilizar o processo de decisão, porém essa não é uma tarefa fácil, principalmente quando não temos os meios necessários para isso.

Identificar o perfil do público

Os visitantes são decisores de compra para as empresas que estão expondo?

São influenciadores?

Se seu evento é B2B, o perfil das empresas visitantes é o que seu patrocinador buscam?

Quantidade e perfil dos participantes de edições anteriores é um bom começo, para não dizer o mínimo que devemos apresentar para um potencial patrocinador, sendo assim, um formulário de inscrição solicitando dados pertinentes às empresas de interesse é essencial e atualmente temos boas opções de ferramentas para inscrições para trabalhar com formulários customizáveis, que podemos escolher o que perguntar para o participante no ato de inscrição.Imagem de LM - venda de ingressos-100

Avaliação e feedback em eventos

As empresas que estão expondo são as que seu público procura?

Qual a avaliação do público sobre os expositores? E sobre os produtos expostos?

Além de ter dados de perfil, entender a opinião e avaliação do público sobre o evento, marcas e produtos encontrados no evento pode te ajudar a descobrir novos nichos de patrocinadores e até reforçar a necessidade de presença das empresas em seu evento.

Obter essas respostas e ainda tabular os resultados é algo que poderá dar um bom trabalho e tomar um bom tempo seu ou de sua equipe, porém você automatizar esse processo através de um aplicativo mobile, onde que além desta visibilidade, é possível saber quantas vezes a marca foi visualizada ou favoritada pelo público do evento ou quais as palestras mais bem avaliadas dentro de seu evento.

Fluxo de visitantes e qualidade dos contatos realizados

Qual é a área do seu evento em que os estandes recebem maior fluxo de visitantes?

O visitante é um potencial comprador das empresas que estão expondo?

Os expositores conseguem mensurar seu desempenho no evento?

Existem coletores de contatos capazes de medir o número de participantes que passou em cada estande e até o desempenho individual de cada membro da equipe de cada um dos expositores.

Desta maneira, é possível termos visibilidade e apresentarmos dados concretos sobre o histórico e potencial da participação daquela empresa no nosso evento.

Confira nosso outro texto para entender mais sobre o assunto. Coletor de dados: como gerar mais valor para os expositores de um evento.

Todos os dados são importantes, algum mais ou menos dependendo do negócio do seu público.

Em alguns casos, pode não ser tão simples inserir todos os valores no investimento, então tente dar foco, pelo menos, naquelas ferramentas que possibilitará ter os principais dados para o entendimento do seu evento e assim te ajudarão na argumentação e negociação de novas parcerias.

Gostou do nosso texto? Espero que ele tenha te ajudado a aumentar a receita do seu evento e encontrar novas alternativas de melhorar o orçamento. Se quiser entender um pouco mais sobreBanner CTA Geral mobLee


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