representação do organizador de eventos encontrando dificuldade para fazer o aplicativo nas vésperas do evento
Organização de eventos, Tecnologia em eventos | 3 minutos de leitura

Não deixe para fazer o seu aplicativo nas vésperas do evento!

Está organizando um evento e quer um aplicativo próprio para ele? Então você não pode deixar para as vésperas do evento! Veja aqui os motivos.


Muitos organizadores decidem utilizar o aplicativo como uma das soluções em seus eventos. No entanto, um erro comum é deixar para ir atrás disso nas vésperas do evento.

Hoje existem dois grandes problemas nessa situação:

  • O aplicativo pode não ser publicado em tempo hábil;
  • O aplicativo pode ter uma baixa adesão dos participantes.

É por isso que a mensagem mais importante para você que é organizador de eventos é: não dá pra fazer um app do evento do dia pra noite!

Veja também: Aplicativo para congressos: veja porque é importante ter um

Por que fazer o app nas vésperas do evento é algo ruim?

Aqui basta entender melhor os problemas listados anteriormente.

No primeiro caso: Para que o aplicativo do evento seja publicado e esteja disponível nas lojas de Android e iOS para os participantes baixarem, existem algumas políticas que exigem um certo tempo para todo o processo ser concluído.

Para disponibilizar o app para celulares Android, não tem muito mistério. Já para disponibilizar para dispositivos iOS, a Apple exige que a conta de desenvolvedor para a publicação nas lojas seja do organizador e isso leva em torno de 60 dias para ser feito.

Mesmo que a empresa organizadora já tenha a conta, o processo de configuração e publicação também é um pouco demorado, levando em torno de 45 dias.

Veja aqui o processo de abertura de loja na Apple

No segundo caso: Considerando que o aplicativo seja publicado para os participantes baixarem num prazo muito curto até o evento, você corre o risco de ter uma baixa adesão e engajamento.

Isso acontece porque é importante trabalhar no pré-evento com estratégias que já façam os participantes interagirem com o aplicativo e também com a marca e atividades do evento.

O tempo é essencial para ter sucesso com o aplicativo do evento!

O ponto é: para ter sucesso com o aplicativo, é importante se antecipar e começar a trabalhar com ele bem antes do evento começar, e não só nas vésperas do evento.

Engajar o público e deixá-los por dentro de tudo que vai acontecer antes do grande dia é uma ótima estratégia para fortalecer a marca do evento e iniciar o relacionamento com os participantes.

É para ajudar os organizadores nesse ponto que preparamos um material que vai facilitar muito a sua vida: a Timeline de Organização de Eventos! Com ela você vai conseguir ter uma boa ideia de quanto tempo antes do evento precisa cumprir com cada etapa:

Iniciando o aplicativo com antecedência, a experiência e relação do participante com o evento será prolongada. Quanto maior o tempo de troca, interação e engajamento com o participante, maior a conexão com a marca do evento.

O impacto positivo acontece no evento e também já deixa excelentes possibilidades para a participação nas próximas edições. Afinal, quando os participantes têm uma boa experiência e conexão com o evento, já ficam ansiosos para a edição seguinte!

E agora que você já sabe de todos esses detalhes sobre ter o aplicativo nas vésperas do evento, que tal já saber de todos os detalhes sobre o Engage, a solução da mobLee para você utilizar o aplicativo próprio do seu próximo evento? Então clica no banner abaixo para falar com um de nossos consultores!

lm aplicativo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!