Ter um aplicativo para eventos hoje em dia já é uma necessidade, seja para melhorar a comunicação com os participantes ou aumentar o engajamento de todos com o evento. Mas os organizadores ainda possuem uma grande dúvida: como melhorar a adoção do aplicativo próprio do evento?
Quando existe no mercado uma variedade enorme de aplicativos, como fazer com que o seu público baixe mais um no seu celular? Responder isso fica mais fácil quando seguimos uma estratégia pensada no seu público e no seu mercado.
Por isso preparamos uma lista de 4 dicas que vão ajudar a melhorar o seu resultado quando falamos da adoção do aplicativo.
4 dicas para melhorar a adoção do aplicativo do evento
1. Faça o seu aplicativo ser visto
Uma grande falha que a equipe de organização do evento pode cometer é partir do pressuposto que o seu aplicativo será buscado de forma orgânica pelo seu público. Portanto, deixe claro que o seu evento disponibiliza um aplicativo para os participantes desde o primeiro momento.
Estratégias nesse sentido podem ser:
- Divulgar a existência do aplicativo via e-mail marketing;
- Também fazer a divulgação pelas redes sociais do seu evento;
- Aproveitar o momento do credenciamento para reforçar a existência do app.
2. Seu aplicativo não pode ser só uma plataforma de branding para o seu evento
Esforce-se para veicular através dele informações que serão apenas disponíveis por ali. Lembre-se que dentro do app haverá pessoas interessadas no que o seu evento tem a oferecer a mais, e por isso o volume de adoção do aplicativo deve ser maior. Não os desaponte!
Estratégias nesse sentido podem ser:
- Criação de conteúdo exclusivo e disponível apenas no seu aplicativo;
- Utilização de estratégias de gamificação para criar uma atmosfera descontraída;
- Estimular o público para que gere engajamento e se relacionem com as informações do seu evento que estarão sempre atualizadas no mesmo.
3. Seja mais íntimo com o público
Procure transmitir as informações de uma maneira mais informal nesse ambiente para ampliar a adoção do aplicativo. As pessoas tendem a navegar mais tempo em apps que permitem que as pessoas se sintam únicas naquela plataforma.
Estratégias nesse sentido podem ser:
- Permita que o seu público tenha um visão mais humanizada do seu evento;
- Faça perguntas pessoais para os seus participantes;
- Crie espaços para que eles se relacionem com a sua marca de uma forma que não seja puramente econômica.
4. Pense em campanhas de incentivo ao download
Disponibilize formas através das quais o seu público perceba, em primeira mão, que estão recebendo um benefício ao baixar o aplicativo. Não pense que eles vão entender que dentro do app é que ele encontrará benefícios com a utilização e é simplesmente isso aí.
Você precisa encontrar formas de encorajar o download para que assim tenham a chance de desfrutar desses benefícios e para que compreendam que se relacionar com a sua marca através do app é uma ótima solução.
Estratégias nesse sentido podem ser:
- Divulgação e distribuição de cupons e descontos para os que baixarem o app;
- Garantir camisas ou brindes para os 100 primeiros que se logarem.
Faça-os se perceberem participando de forma positiva no processo de se envolver com a sua marca.
Bônus: passos fundamentais para melhorar a adoção do aplicativo
Acho que já me fiz entender, então vou apontar mais algumas estratégias para você não perder de vista, beleza?
- Divulgue o seu aplicativo em todos os meios que entender eficazes para o seu público: portanto não perca seu tempo fazendo um e-mail maravilhoso, se o seu público está no whatsapp;
- Garanta que o design e a utilização do seu aplicativo estejam condizentes com o seu público: utilize a linguagem certa para se comunicar com eles através de notificações. Se puder, crie vídeos de divulgação com passo a passo de utilização do app, pois nem sempre o público vai entender o jeitinho certo de utilizá-lo da melhor forma para eles;
- Destaque de todas as maneiras possíveis os porquês de o aplicativo existir: informe de maneira clara as intenções da existência dele para o seu público, assim como os benefícios de utilizá-lo.
Mesmo que o app seja apenas um guia de bolso ou uma plataforma de comunicação e estabelecimento de networking – Make it work, lad – envolva as pessoas no processo, pois muito provavelmente elas responderão de maneira positiva às suas intenções de promover uma experiência fora do comum.
Gente, olha só, já falei demais, mas se vocês quiserem, aqui vai uma última dica: não percam a chance de divulgar durante o seu evento a existência do aplicativo! Coloque os seus colaboradores para não só falar sobre o aplicativo e suas vantagens, mas também para perguntar se a experiência do participante está boa através dele.
Nesse último caso, transforme a resposta negativa em uma chance de impactar o participante com mais uma experiência positiva ao apresentar-lhe o aplicativo e um mundo novo de informações nas próprias mãos.
Se está pronto para colocar essas ações em prática para aumentar a adoção do aplicativo do seu evento, que tal levar a experiência para seus participantes? Clique no banner abaixo e agende um bate-papo com um de nossos consultores para conhecer todos os detalhes da solução da mobLee!
Eu? Louco? É bem capaz, pois vi dois caminhos e fiz mais um entre eles!