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Divulgação de eventos | 5 minutos de leitura

4 dicas matadoras para divulgar um evento nas redes sociais

Quer otimizar o marketing das mídias sociais do seu evento? Dá uma olhada nessas dicas!


A popularização das redes sociais e dos novos serviços de mídia mudou drasticamente toda a estrutura de organização e divulgação de eventos. Aprender como divulgar um evento nas redes sociais é vital para alcançar o público-alvo através de promoções e ações inovadoras.

O número de canais vem aumentando progressivamente e o seu alcance é cada vez maior. Para um organizador de eventos, só há o que comemorar. Afinal, divulgar um evento e promover engajamento nunca foi tão fácil.

No entanto, é importante entender que o mercado de tecnologia é tão grande quanto volátil, sendo completamente orientado pelas tendências.O que é popular neste ano talvez seja considerado datado no ano que vem.

Como reflexo disso, as novidades surgem aos montes e eventualmente se torna difícil acompanhar tudo. Sendo um organizador de eventos, é importante que você esteja atento ao que surge de novo e ao que interessa ao seu público, mas até que ponto?

Às vezes manter a imagem do seu evento ativa na mais nova rede social do momento pode ser contraprodutivo. Às vezes não.

Por isso, a mobLee preparou algumas dicas de como divulgar um evento nas redes sociais para que você possa aproveitar melhor as novidades que surgem por aí!

4 dicas de como divulgar um evento nas redes sociais

1. Experimente algo novo

Em primeiro lugar, é importante frisar o seguinte: você não precisa cadastrar seu evento em todas as redes sociais ou serviços que existem.

Faça um mapeamento e busque identificar quais são as mais utilizadas pelo seu público-alvo. A partir daí, defina qual (ou quais) deverá ser o foco da sua divulgação.

No entanto, vez ou outra, não tenha medo de experimentar algo novo para divulgar um evento nas redes sociais. Quando souber de alguma novidade que tem se tornado popular e você julgar interessante, experimente.

Esse não precisa ser um comprometimento de longo prazo, faça um teste de 30 dias e depois analise se vale a pena continuar investindo tempo na novidade. Para isso, vale a pena definir métricas que validem a utilidade ou não da rede social

As redes sociais costumam oferecer recursos de análise de desempenho para páginas e perfis corporativos, então aproveite e faça bom uso desses dados.

Facebook

Divulgar um evento no Facebook é uma ótima e quase unânime opção entre os organizadores. Você pode criar uma página profissional para seu evento ou cadastrar um “evento” na rede social para convidar pessoas.

Além disso, também pode criar anúncios dentro do Facebook, segmentando a divulgação para o público alvo do seu evento.

Instagram

O Instagram para eventos é uma opção excelente para fazer a cobertura completa – antes, durante e depois. Você pode criar uma hashtag oficial e divulgar para os participantes marcarem suas publicações, vídeos e stories.

Assim como no Facebook, você pode fazer transmissões ao vivo de trechos das palestras, postar vídeos, mostrar highlights do evento pelo ‘Stories’, fazer enquetes e muito mais.

Twitter

Se o tema do seu evento engajar muitas discussões é interessante ter uma conta e uma hashtag oficial para os usuários marcarem seus tweets e fazerem menções. A rede social é um ótimo termômetro para monitorar a satisfação dos participantes.

Linkedin

Com uma Company Page criada, você pode postar atualizações e compartilhar as novidades do seu evento com os seus seguidores. O Linkedin para eventos é uma ótima aposta para atingir nichos profissionais e fazer uma divulgação focada com uma linguagem adequada para seu público.

2. Invista em fotos e vídeos

YouTube, Instagram e Facebook são exemplos de aplicações extremamente populares devido a sua capacidade de aliar integração social à produção e distribuição de fotos e vídeos.

Não importa qual seja seu público, ele provavelmente receberá com maior disposição a informação que você tem a transmitir caso você faça isso utilizando fotos ou vídeos.

Por isso, dê especial atenção às novidades que façam bom uso desse tipo de mídia e invista na produção de conteúdo.

E, claro, seja criativo! Não há dica mais importante do que essa na hora de interagir com o seu público ao divulgar um evento nas redes sociais.

3. Mantenha o toque pessoal

Em algum momento você talvez se depare administrando e utilizando mais serviços do que você é efetivamente capaz de lidar. Mais uma vez: mantenha o foco!

Como profissional, compreenda essas redes sociais e aplicações como ferramentas que vão lhe servir para um propósito: divulgar um evento nas redes sociais.

Não se sinta obrigado a continuar utilizando algo pela simples força do hábito. Ao invés disso, priorize a qualidade desse uso, sobretudo no que diz respeito à redes sociais.

Administrar ao mesmo tempo contas no Facebook, Twitter, Instagram, WordPress e outros pode fazer com que seu uso se torne mecânico e arbitrário e o seu público certamente perceberá.

Mantenha o toque pessoal e tente tornar suas publicações genuínas. Se você não for capaz de fazer isso em diversas mídias sociais ao mesmo tempo, então é a hora de deixar algumas delas de lado.

4. Peça ajuda a um especialista

Boa parte dos organizadores de eventos já compreendem a importância das mídias sociais como canal de marketing, porém nem todos são capazes de aproveitar o potencial completo desse tipo de canal.

Ainda que você invista atenção em uma rede social, não significa necessariamente que você esteja fazendo da maneira correta. Isso é intensificado ainda mais quando pensamos em redes sociais emergentes, em fase de consolidar seu público.

Nesses momentos, caso haja recursos, talvez seja válido solicitar a ajuda de um especialista em mídias sociais. Pode ser em forma de consultoria, serviço terceirizado ou mesmo contratando alguém que possa trabalhar internamente na empresa.

É imprescindível não subestimar a função das mídias sociais como ferramenta para o sucesso de um evento. E contratar um especialista pode lhe dar uma dimensão mais clara dessa importância.

E aí, gostou das nossas dicas de como divulgar um evento nas redes sociais? Quais as mídias sociais que você tem utilizado para auxiliar na organização e divulgação dos seus eventos? O que te ajudou e o que eventualmente te atrapalhou? Deixe um comentário e compartilhe com a gente.

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