Marketing de expectativa
Engajamento em eventos | 7 minutos de leitura

Como o marketing de expectativa gera engajamento em eventos

Entenda como criar expectativa e aumentar o engajamento com o seu evento


Gerar expectativa é uma ação importante para todo tipo de negócio, principalmente quando o assunto é evento. Utilizar o marketing de expectativa para engajar seu público e ampliar o envolvimento dele em torno da marca do evento, pode trazer resultados muito positivos.

Produtores e organizadores de eventos devem estar familiarizados com o conceito de marketing de expectativa e usá-lo para ampliar o engajamento dos participantes, sempre que identificarem uma oportunidade.

Leia também: A influência da tecnologia no engajamento em eventos.

Você sabe o que de fato é expectativa? Ela geralmente é construída gradativamente por meio de um envolvimento emocional de tudo aquilo que será vivenciado, principalmente quando falamos de eventos.

Grandes eventos, que contam com a atuação de uma estratégia de marketing que usa o conceito de criar expectativa no público, em geral, tem uma ampliação significativa do engajamento dos futuros participantes com seu nome. Por isso, torna-se muito importante conhecer os benefícios da expectativa em eventos corporativos e em diferentes situações.

Não importa qual seja o perfil dos participantes, o que faz toda diferença no resultado final é conhecer detalhadamente o objetivo principal da ação que você pretende usar para gerar expectativa.

O que significa expectativa?

Antes de partir de fato para os tópicos que vão te ajudar na construção da expectativa, o que será que essa palavra significa, na prática?

  • Ter uma grande vontade de alcançar alguma coisa ou um objetivo
  • Possuir um enorme desejo, relacionado a algo que está no aguardo para se realizar

As sensações descritas acima representam bem o que de fato é o sentimento de expectativa. Ela está muito ligada com a vontade de implementar, ou participar de alguma ação, ou atividade.

Pensando com a cabeça de um empreendedor, esse sentimento gerado para o público pode ser um diferencial para manter um relacionamento positivo.

O aumento da expectativa é algo natural quando se quer muito alguma coisa. E a sensação quando você consegue concretizar uma realização é a melhor possível.

Com todos esses conceitos levantados, você pode iniciar sua busca por ações que influenciam a geração desse sentimento, como a divulgação de palestrantes, que são ídolos do público-alvo, ou com atividades únicas e diferenciadas ao longo de um evento ou de sua divulgação.

Como usar o marketing de expectativa para engajar o público: 7 formas

1. Vantagens em estreitar relacionamentos

Quando somos convidados para uma grande festa, a ansiedade começa a surgir já nos preparativos, como na escolha do traje adequado e a curiosidade sobre as surpresas escolhidas pelos organizadores.

Em um evento corporativo não pode ser diferente. O marketing de expectativa precisa envolver o público, de forma certeira, para despertar um maior engajamento com tudo o que será apresentado.

Dessa forma, você cria engajamento e ainda consegue ter uma boa noção sobre a expectativa dos participantes.

Outro ponto essencial é que conhecendo os interesses específicos de cada inscrito, torna-se possível direcionar as atividades para atender as necessidades iniciais de cada grupo.

Uma estratégia de marketing de expectativa bem elaborada impressiona as pessoas e contribui para o fortalecimento do negócio e do evento.

Durante toda a divulgação você deve apresentar elementos surpresas, que ajudam a tornar a marca comentada entre o público em pontos estratégicos, como em redes sociais.

2. Posicionamento da estratégia de marketing

Eventos de grande porte funcionam como uma ótima oportunidade para mostrar seus principais diferenciais. Pense na estratégia de marketing de expectativa em detalhes e converse com todos os envolvidos para identificar os objetivos principais da atividade.

No planejamento de uma estratégia de marketing de expectativa, 3 elementos são fundamentais:

  • O conhecimento do público-alvo
  • A divulgação direcionada
  • A programação escolhida para entreter

Leia tambémPlanejamento de eventos: conheça as melhores estratégias para um evento de sucesso.

Após a definição dos tópicos acima, você deve se concentrar em, estabelecer metas em cada estágio de desenvolvimento de um evento.

Conseguir impactar as pessoas, envolve muita pesquisa e extrema dedicação. Saiba reconhecer o que realmente funciona diante de uma oportunidade existente no segmento de atuação.

  • A criatividade é uma importante aliada nesse momento
  • Evite apenas repetir os formatos já clássicos do mercado
  • Alternativas selecionadas especificamente para a ocasião, surpreendem o público e ganham repercussão positiva em longo prazo

3. Compreenda seu evento

Agora que você já sabe o que comunicar e para quem comunicar, é importante compreender, dentro do seu escopo de evento o que pode gerar expectativa no público.

Você tem um grande nome do nicho do evento, capaz de deixar os inscritos ansiosos por vê-lo? Por exemplo, se seu evento for sobre publicidade, nomes como Washington Olivetto ou Nizan Guanaes, podem fazer os participantes riscarem dias no calendário a espera do seu evento.

Se não haverá um nome de peso, talvez uma atividade pode gerar expectativa no público. Se você está organizando uma feira para estudantes do ensino médio, a divulgação da realização de um teste vocacional gratuito durante o evento pode gerar expectativas entre os presentes.

É preciso que você identifique o que você tem nas mangas para usar a seu favor no processo de construção de uma estratégia de marketing de expectativa.

4. Promova o objeto da expectativa

O marketing de expectativa tem o objetivo de gerar ainda mais expectativa e com isso ampliar o engajamento.

Pensando nisso, utilize o fator da expectativa como foco da divulgação do seu evento. Se seu evento vai contar com a participação de alguém famoso, você pode usar e abusar de estratégias como:

  • Campanha específica para abertura da venda dos lotes
  • Publicação de fotos dos trabalhos anteriormente desenvolvidos
  • Publicação de frases importantes
  • Vídeos com a personalidade convidando todo mundo a se inscrever no evento
  • Apresente seus feitos em diferentes tipos de conteúdo
  • Faça um sorteio de uma ida ao camarim
  • Quando o evento se aproximar realize uma contagem regressiva

Essas são apenas algumas dicas de ações simples que você pode realizar para ampliar a expectativa e lembrar continuamente o público da data, criando ainda mais ansiedade.

5. Se joga, nas redes sociais

A internet é sem dúvida o melhor lugar para a uma estratégia de marketing de expectativa. Nas redes sociais a rápida proliferação de conteúdo por meio de compartilhamento é algo que você não encontrará em outras plataformas.

O engajamento digital é único. Além disso, nas redes sociais você pode incentivar comentários, compartilhamentos, gerar visualizações e muito mais.

Leia tambémInstagram para eventos: como usar a rede social na sua estratégia de divulgação

6. Identificação da empresa como inovadora no mercado

O posicionamento de uma marca em sua área de atuação diz muito sobre as expectativas do público. Ao conhecer outras atividades proporcionadas pela mesma empresa, cria-se certa ansiedade sobre qual será o próximo passo.

Afinal, quando você aposta em pontos surpreendentes nos eventos, desperta um relacionamento direto com as emoções dos envolvidos.

Atualmente, a competitividade de mercado pede estratégias cada vez mais elaboradas. Por isso, mostre tudo o que se torna diferencial e atrativo aos olhos dos participantes. Uma boa forma de se tornar uma marca inovadora é apostar na comunicação adequada do trabalho.

Desenvolver um aplicativo para o seu evento é uma excelente forma de manter um contato direto com os inscritos e valorizar ainda mais a experiência.

Priorize lançamentos de produtos em formatos interativos, por exemplo. Assim, os potenciais compradores conseguem interagir com o material antes mesmo de poder adquiri-los, isso certamente causa ansiedade e expectativa.

Outra dica de sucesso é incluir elementos no material de divulgação que tornem seu evento viral na internet. Como já falamos, uma campanha compartilhada nas redes sociais alcança um número incontável de pessoas e faz a atividade ser lembrada e reconhecida.

7. Desenvolvimento de um ambiente descontraído

O estilo descontraído inserido em eventos incentiva a descontração entre os participantes e a criatividade, bem como abre caminho para um maior envolvimento do público.

Todos os fatores precisam ser alinhados cuidadosamente para criar uma verdadeira experiência associada ao objetivo da marca. Impressionar as pessoas certas, traz muitos benefícios ligados ao engajamento.

Dessa forma, o evento ganha uma série de postagens em redes sociais em tempo real, por exemplo. Fotos, comentários e vídeos do ambiente despertam interesse e ainda mostram o que está funcionando perfeitamente e os pontos que precisam de melhorias.

Em outras oportunidades de organizar uma ação, você pode utilizar o feedback de eventos como um grande ponto de partida para as preferências dos participantes.

Pronto! Agora você já sabe como construir o processo de expectativa do público em grandes eventos.

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