Como um aplicativo pode ajudar na coleta de dados durante o evento?


Fazer a coleta de dados é um ponto fundamental para conseguir medir resultados e ter informações precisas, que mostram se o seu evento foi um sucesso. Essas informações também são importantes para avaliar em quais pontos a sua organização pode e deve ser melhorada.

Muitas vezes, ocorre de fazer a coleta de dados do evento algum tempo depois de ele já ter acontecido. Entretanto, quanto maior o intervalo de tempo entre o evento e a recordação do responsável pela coleta de dados, maior é a chance dele ser influenciado por forças externas. Essas influências podem alterar resultados ou comprometer a precisão dos dados, necessária para realmente haver um feedback válido.

Você imagina que um aplicativo pode ser a chave para resolver esse problema? Fizemos este post para mostrar a você quais as vantagens e de que maneira um aplicativo pode ajudar na coleta de dados durante um evento. Confira!

Feedback em tempo real

Tendo um aplicativo que possibilite aos participantes do evento responder a pesquisas de satisfação, por exemplo, você conseguirá resultados mais rápidos, precisos e em primeira mão. Afinal, você receberá as informações, diretamente, de quem mais importa, sem nenhum intermediário que possa influenciar as respostas.

Além disso, um aplicativo para evento permite um número ainda maior de respostas e em tempo real. A grande sacada dos aplicativos mobile é que eles são, como o próprio nome diz, portáteis. Isso faz com que os participantes tenham mais facilidade e boa vontade em responder pesquisas, do que se alguém se aproximasse pessoalmente com perguntas.

Coletando as informações em tempo real, você consegue aumentar a exatidão de opiniões dos participantes de forma mais dinâmica e padronizada, uma vez que você mesmo pode criar questionários apropriados que correspondam aos seus interesses com a pesquisa.

Com um aplicativo que permita a coleta de dados durante o evento, você adquire uma nova compreensão da sua audiência, da forma mais completa possível, de acordo com os seus objetivos.

Interação com os participantes

Dependendo da maneira com que você pensa e executa seu aplicativo, ele pode oferecer uma forma dinâmica de coleta de dados e pode ser uma plataforma interativa para os participantes do evento.

Já imaginou ter, no aplicativo, uma rede social exclusiva para o seu evento? Além de poder acompanhar as opiniões dos participantes, você pode ver fotos e vídeos que eles estão compartilhando. É uma forma incomparável de entender o evento pelos olhos de quem está participando.

Além de conseguir analisar os pontos fortes do evento e aperfeiçoá-los ainda mais, durante os dias em que ele acontece, você também pode ver e entender o que não está agradando tanto. Como a coleta de dados é feita em tempo real, você pode mudar o que precisa e deixar o evento ainda mais atraente para os participantes.

Notificações instantâneas

As notificações são, sem dúvida, um dos diferenciais proporcionados pelos aplicativos específicos para eventos ou empresas. Elas são formas imediatas de chamar a atenção do usuário e de se comunicar de forma objetiva, rápida e eficiente.

Se o evento conta com palestras e workshops, por exemplo, é uma chance de aumentar as participações. Quem tiver o aplicativo em mãos vai poder ser avisado de horários e novidades. Isso aumenta o número de participantes nas atividades do evento.

Irresistibilidade da sua marca

O que marcas como Coca-Cola, Bombril e Gilette têm em comum? Elas conseguiram se tornar líderes em seus segmentos e fixar seu nome, sua marca, na mente do público. Através de inúmeras campanhas e estratégias de marketing, elas conseguiram se estabelecer no imaginário popular.

O aplicativo pode se aproximar do seu público-alvo durante a coleta de dados, mas continuar interagindo com ele após o evento e fazendo com que eles lembrem da sua marca por muito tempo. Como? Tornando-o irresistível para o participante e fazendo com que ele sinta vontade de divulgar por conta própria a sua marca e dar um feedback pessoal.

Com mais engajamento, você consegue criar uma comunidade em torno do seu evento, o que pode viralizá-lo e torná-lo único em meio a tantos outros.

Se o seu evento é voltado para o ramo alimentício, por exemplo, por que não oferecer vouchers de desconto para os restaurantes ou franquias que participaram do evento? Faça com que o usuário precise fornecer algumas informações para ter acesso aos descontos.

Assim, você mantém uma coleta de dados mesmo depois do evento acabar, cria um apego da audiência em relação ao seu produto e faz com que o público aguarde ansiosamente por uma próxima edição.

Entender o que os usuários mais gostam pode refletir em futuras estratégias. Dessa forma, você reduz custos, melhora a eficiência dos seus processos e obtém mais benefícios.

Quantidade e qualidade de dados coletados

Um aplicativo criado para o seu evento é uma forma poderosa de coleta de dados por todos os motivos mencionados acima, mas também pela quantidade de dados coletados por ele. Montar planilhas e questionários pontuais, para determinado momento do evento, são maneiras eficientes de conseguir respostas? Sim. Mas também são limitadoras.

O aplicativo permite que você distribua todas essas perguntas de forma dinâmica, mas que você não se limite a isso, uma vez que a coleta de dados não se restringe apenas às pesquisas. Toda forma de interação entre os participantes, sugestão, reclamação, dúvida ou comentário é valiosíssima e conta como um feedback precioso.

Planilhas são eficientes sim, sem dúvida alguma. Mas são fáceis de serem confundidas na hora de analisar os dados e isso pode fazer com que você perca algumas informações valiosas.

Um aplicativo de coleta de dados para o seu evento pode fornecer relatórios inteligentes, com gráficos e informações apresentados de forma clara e compreensível, sem exigir esforço humano. Isso permite uma noção mais clara do seu investimento e do retorno que obteve com o evento.

[/vc_column_text] [/vc_column][/vc_row]

Viu como um aplicativo é uma forma preciosa de coleta de dados e interatividade com sua audiência? Em um mundo cada vez mais conectado, fazer com que sua marca use e abuse das possibilidades da tecnologia pode ser um grande diferencial.

Agora que você já sabe a importância de ter um aplicativo para coleta de dados, que tal criar um completamente exclusivo para o seu evento? Isso é possível e muito fácil. Quer saber como? Entre em contato com a mobLee!

Comentários

comentários