6 novidades tecnológicas que são tendência na organização de um evento


Um bom produtor deve estar sempre de olho no que é tendência na produção de evento para oferecer um serviço atualizado e cheio de novidades para os seus participantes. Digo isso porque cada vez mais são lançadas tecnologias que podem ser aplicadas na organização e você deve saber como fazer um bom uso delas se quiser se destacar diante de seus concorrentes.

A variedade de novas tecnologias a serviço dos organizadores de eventos tem causado uma mudança de mentalidade no mercado como um todo. A cada ano que passa, as pessoas se tornam mais confortáveis com as soluções digitais e, consequentemente, mais dispostas a experimentar as novidades que venham a surgir. Se antes o sentimento geral em torno da tecnologia enquanto aplicada a eventos era de desconfiança, hoje a tônica é outra, encarando-a como uma oportunidade a ser desbravada.

Usar a tecnologia a seu favor pode garantir experiências únicas aos participantes do seu evento, além de proporcionar um diferencial ao seu trabalho. Ela ainda é capaz de ajudar a poupar tempo, otimizar e automatizar algumas funções e pode estimular a interação entre o público.

Se quiser ficar por dentro das principais tecnologias que estão se destacando no mundo dos eventos, veja abaixo a lista com 6 novidades que você precisa aprender a utilizar!

1. Venda de ingressos online

Vender ingressos na internet é uma tendência que, com certeza, veio para ficar. Com isso, você garante mais comodidade ao seu público, que não precisa sair de casa para comprar seus ingressos, já que isso pode ser feito com apenas alguns cliques.

Não são somente os participantes do evento os beneficiados por essa tecnologia. Ela também é uma excelente ferramenta para os produtores, que ganham mais facilidade para controlar a quantidade de ingressos vendidos e até mesmo para organizar listas, caso seja necessário fazer credenciamento.

Outra vantagem que a venda online apresenta é a possibilidade de coletar dados dos compradores, pois os contatos de e-mail podem ser utilizados para divulgação de eventos futuros.

2. Projeção mapeada

A projeção mapeada é uma técnica que permite desenvolver imagens 2D ou 3D que se encaixam no formato de estruturas físicas do ambiente, dando ares de modernidade ao seu evento e enriquecendo a sua comunicação visual.

Apesar de ser uma tecnologia ainda pouco utilizada, a projeção mapeada se mostra muito promissora e pode ser aplicada em qualquer tipo de evento, como feiras, eventos corporativos, congressos, entre outros.

Para aplicar essa tecnologia no seu evento, é fundamental contratar um bom designer para fazer o projeto, além de ter equipamentos que permitam executar a ideia com boa qualidade.

3. Aplicativo para o evento

Os aplicativos para eventos ajudam a melhorar a experiência dos participantes. Com ele, você pode disponibilizar a programação com detalhes, como horário, local de realização e dados sobre as atrações que estarão presentes.

Além disso, é possível que ocorra algum imprevisto e a programação atrase, comprometendo a grade como um todo. Nesses casos, é importante que o organizador faça o possível para que o atraso não saia completamente de controle, sem também esquecer de notificar os participantes sobre a mudança. Em outros tempos, a divulgação da programação do evento, inevitavelmente, acabava dependendo de materiais impressos. Mas hoje em dia, os aplicativos para eventos cumprem com excepcional louvor a tarefa, permitindo ainda que a programação seja instantaneamente atualizada com o menor dos esforços.

Além da exibilidade na distribuição das informações aos participantes, também se tornaram potencializadores de engajamento, oferecendo integração com mídias sociais, recursos de networking, realização de enquetes e envio de perguntas a palestrantes em tempo real, além de uma série de outras possibilidades. Assim, a ferramenta é uma excelente alternativa para melhorar a comunicação do evento, uma vez que concentra todas as informações importantes em um só local de fácil acesso.

4. Realidade Virtual

A realidade virtual foi um sonho por muitos anos e encantou muitas pessoas nos filmes de ficção científica que exploravam a possibilidade de imergir em um mundo virtual. Hoje em dia, ela é, de fato, uma realidade e pode ser usada durante os seus eventos como forma de divulgar seus produtos ou se aproximar de seus consumidores.

Por ser uma novidade ainda pouco acessível, o público costuma fazer fila para testar o equipamento e ter a oportunidade de viver essa experiência. Dessa forma, investir em uma campanha de realidade virtual bem produzida é uma forma de garantir boa impressão de seus participantes.

Um exemplo de campanha bem-sucedida é a da Oi, que lançou um novo combo de produtos com uma aplicação de realidade virtual na qual o cliente percorria ambientes virtuais graças a um gráfico feito em 360º. As ações foram realizadas nas lojas físicas e atraíram a atenção de muitos consumidores.

Já pensou utilizar a realidade virtual nos eventos corporativos da sua empresa, deixando seus treinamentos ainda mais interativos? 🙂

5. Smartphones

No início dos anos 2000, documentos, formulários de inscrição e afins continuavam sendo entregues em versão física aos seus destinatários. Ainda que a internet existisse há alguns anos e já começassem a consolidar sua presença, a dependência dos serviços de correio continuava grande. Hoje, tudo isso pode ser feito de maneira instantânea a partir dos smartphones, e a nossa própria percepção em torno da passagem do tempo mudou drasticamente, acompanhada pelo desejo de que tudo se resolva num piscar de olhos.

Cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, o smartphone vai muito além de um mero aparelho para entretenimento. Ele representa um poderoso meio de comunicação e dispõe de aplicativos que são ferramentas ricas para produção de eventos.

As automações realizadas em torno dos sistemas de registro de inscrição, catapultadas por plataformas para emissão online de tickets, também otimizaram profundamente o processo de planejamento de um evento. Os organizadores puderam, dessa forma, simplificar radicalmente a logística necessária. Além disso, os reflexos dessas soluções ultrapassaram o momento das inscrições, promovendo aprimoramentos na etapa de credenciamento, que causaram redução em filas e melhora na percepção inicial dos participantes perante o evento.

Sabendo disso, é muito importante ficar por dentro das novidades e aprender como utilizar esse tipo de aparelho a seu favor, no sentido de otimizar e automatizar alguns processos do seu trabalho.

Você pode utilizar, por exemplo, o aplicativo do Google Agenda, que permite organizar suas tarefas e estabelecer metas a serem cumpridas, o que é ótimo para quem tem dificuldade de respeitar prazos, pois atrasos são problemas sérios para a produção de um evento.

O Google ainda disponibiliza o Google Drive, ferramenta para compartilhamento de documentos na nuvem, o que facilita a troca de informações entre os membros da organização e possibilita o acesso aos documentos por meio de qualquer aparelho com acesso à internet.

6. Redes sociais

Um bom produtor não deve ficar longe das redes sociais, pois elas são excelentes meios de divulgação para qualquer tipo de evento. Com elas, é possível garantir um grande alcance e divulgar uma série de informações sobre a sua produção, tudo isso gastando nada ou muito pouco, caso você queira patrocinar suas postagens.

As redes sociais ainda dão a oportunidade de chegar mais perto de seu público, graças a mecanismos de interação, como a caixa de comentários e compartilhamentos. Assim, você pode observar mais de perto esse grupo de pessoas, processo fundamental para conhecer seus desejos e fazer campanhas mais bem direcionadas à persona do seu evento.

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