imagem de um cérebro representando o engajamento em eventos
Divulgação de eventos, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Planejamento de mídias sociais em eventos

Saiba qual a melhor forma de otimizar o planejamento de mídias sociais em seus eventos


Está com dificuldades de divulgar o seu evento nas redes sociais? Calma, isso é compreensível e muito comum na correria do dia a dia! Muitos organizadores de eventos se deparam com dificuldades quando o assunto é divulgação online ou planejamento de mídias sociais por isso, o nosso texto de hoje foi feito para te ajudar nesse desafio!

Antes de mais nada, quero deixar claro como é importante construir um plano de redes sociais em eventos e um dos principais motivos, senão o principal é aumentar o engajamento em torno do seu evento.

Ok, mas você sabe como o planejamento de mídias está relacionado com o engajamento dos seus participantes? Vamos descobrir a seguir!

O que o plano de mídias tem haver com engajamento?

No período de pré-evento, as mídias sociais são um excelente canal de comunicação para que você apresente seu evento a novos participantes em potencial, assim como para solidificar sua imagem perante aqueles que já o conhecem.

É claro que o site do seu evento também é importante nessa fase, ainda mais se você está vendendo ingressos. Mas estar presente nas redes sociais também é fundamental!

Durante o evento, as mesmas mídias têm a capacidade de empoderar os participantes, permitindo que compartilhem e amplifiquem sua mensagem.

Após o evento, as redes sociais são um meio para que você mantenha seus participantes engajados, fazendo com que sua experiência se estenda e, da mesma forma, também permitindo expor ao mundo o seu sucesso.

Manter-se ativo nas redes sociais antes, durante e depois do evento já não é uma opção, mas uma obrigação. Seus participantes já esperam por esse tipo de interação e, mais do que isso, muitos deles utilizam as redes sociais como meio para obter informações, interagir com outros participantes ou com a própria organização.

Para que tudo isso aconteça, a parte mais importante da sua estratégia será o planejamento. E aí que entra um outro texto nosso que dá 6 dicas e estratégias de divulgação para seu evento nas redes sociais.

Por que fazer um planejamento de mídias sociais?

Uma estratégia detalhada de marketing de eventos é o segredo do sucesso do planejador moderno. Uma grande parte dessa estratégia é um plano de mídia social que envolve os participantes existentes, adquire novos participantes e encoraja os que não podem comparecer para acompanhá-los e participar da empolgação.

Mas o plano de redes sociais pode ir além do engajamento e da conquista de participantes em potencial, basta você traçar os objetivos certos e traçar rotas para alcança-los. Confira nosso texto com o checklist do planejamento de mídias sociais em eventos!

Dicas do que você não pode esquecer na hora de fazer o planejamento das mídias sociais do seu evento

Preparando-se

  • Crie um time para lidar com as mídias sociais do seu evento;
  • Defina quais redes sociais são estrategicamente interessadas para divulgar o seu evento;
  • Crie as páginas do seu evento nas redes sociais escolhidas;
  • Crie elementos visuais de suporte às suas futuras publicações seguindo as diretrizes de cada rede social.

Pré-evento

Facebook

  • Número X de publicações por dia;
  • Número X de publicações por semana contendo conteúdo multimídia;
  • Número X de publicações por semana promovidas;
  • Interação com páginas de parceiros ou em grupos da rede social;
  • Ler o post “Veja como usar o Facebook para promover um evento“.

Twitter

  • Número X de publicações por dia;
  • Número X de publicações por semana promovidas;
  • Interação com parceiros do evento.

LinkedIn

Google +

  • Número X de publicações por dia;
  • Número X de publicações por semana.

Durante o evento

Facebook

  • Número X de publicações por dia;
  • Número X de fotos do evento publicadas por dia.

Twitter

  • Número X de publicações por dia;
  • Interação com os participantes durante o evento;
  • Publicações em tempo real diretamente de palestras ou similares.

LinkedIn

  • Número X de publicações por dia;
  • Monitoramento de grupos do LinkedIn que possam ser relevantes para o evento.

Google +

  • Número X de publicações por dia;

Pós-evento

  • Analise o material produzido durante o evento, como fotos e vídeos;
  • Organize o conteúdo;
  • Dissemine o conteúdo relevante em suas mídias sociais;
  • Convide pessoas influentes no tema relativo ao evento e que tenham participado e gostado dele para escrever sobre o mesmo no blog.

Existem diversas pequenas tarefas envolvidas na etapa de planejamento e, para evitar que você esqueça de algo, preparamos um infográfico com as principais tarefas, além de algumas dicas para você aproveitar melhor o potencial das mídias sociais.

Clique para baixar o infográfico!

Planejamento de mídias sociais em eventos - Parte 1 Planejamento de mídias sociais em eventos - Parte 2 Planejamento de mídias sociais em eventos - Parte 3

Se você preferir, pode fazer o download do infográfico em alta resolução para ajudar seu evento no plano de mídia sociais!

Clique para baixar o infográfico!


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