imagem representando três telas do aplicativo da mobLee utilizado no evento da Concret Show
Cases de Sucesso de eventos, Patrocínio em eventos | 11 minutos de leitura

Concrete Show: como o evento gerou ainda mais receita aos patrocinadores

Agregue valor aos patrocinadores e gere ainda mais receita em seus eventos


O mercado de eventos é, certamente, bastante característico. Os prazos apertados, o imenso volume de trabalho a ser realizado e os orçamentos, por vezes, restritos, fazem com que os organizadores sejam profissionais particularmente cautelosos.

Quanto à adoção de novas tecnologias, sobretudo, costuma ocorrer o entendimento generalizado de tratar-se de mais um custo ou mais um processo a ser adicionado em uma equação que, por si só, já é das mais complexas.

Felizmente, casos como o do Concrete Show, a segunda maior feira de construção civil do mundo, ajudam para uma importante mudança de paradigmas no segmento. Apenas a última edição sul americana do evento reuniu mais de 20 mil participantes, em sua maioria, engenheiros e componentes importantes da cadeia produtiva do concreto, contando também com grandes players do setor em mais de 350 espaços de exposição. Todos se reunindo com o objetivo de realizar networking e gerar negócios em um ambiente altamente qualificado.

imagem com o numero de congressistas e participantes do evento da concret show

Imagem: site do Concret Show

Confira neste artigo como a equipe da UBM implementou com sucesso, ao longo de três edições, um aplicativo em um dos maiores e mais importantes eventos da área de construção civil no mundo, contando com a participação de um patrocinador engajado, um time de Business Inteligence ativo, uma equipe de marketing alinhada, além, é claro, de todo a expertise e dedicação do Customer Success da mobLee!

O que vai encontrar aqui:

  • Destaques de resultados;
  • Alinhamento do aplicativo às estratégias do evento;
  • Uso efetivo como espaço de publicidade e canal de comunicação;
  • Redução da necessidade de materiais impressos;
  • Alinhamento entre a equipe de marketing do evento e o patrocinador;

Destaques de resultados

Destaques principais dos resultados do evento

Imagem: autor.

Os principais desafios do Concret Show

A gerente de Business Inteligence na UBM, Alexandra Goto é responsável pelo estudo do retorno sobre investimento das plataformas utilizadas pela empresa. Dentre suas atribuições, está a realização de análises relativas à implementação de novas tecnologias.

Ela cita estar sempre de olho em novos meios para se gerar mais receita e promover melhorias à nível de Customer Experience nos eventos da UBM.

Dessa forma, dentre os desafios da organização estão as ações de marketing são, essencialmente, geradoras de custo. Além da geração de novos canais de receita a partir do marketing, um dos grandes desafios observados por Alexandra apresenta contornos que destacam uma das principais fragilidades de grandes feiras de exposição: a navegação dos participantes no espaço físico do evento.

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Afinal, em meio a mais de 350 expositores dispostos em cerca de 70 mil metros quadrados, é natural que qualquer participante se depare com dificuldades enquanto tenta encontrar algum estande em específico em meio a uma infinidade de outros mais.

Antes, no evento, a gente só vendia o metro quadrado, só o chão. E, na verdade, não é isso. A gente vende audiência! E a gente pode vender essa audiência por diversos canais, seja pelo estande, seja pelo website, seja pelo aplicativo mobile. Então o marketing deixa de ser custo e passa também a gerar receita.

Alexandra Goto

Gerente de Business Inteligence

Chegando até a mobLee

Alexandra cita que, atualmente, o público de eventos tem encontrado certa dificuldade em utilizar mapas físicos para sua localização, a medida que se tornam mais habituados às soluções de navegação interativas e integradas aos seus smartphones, como Google Maps e Waze.

A partir dessas observações, a empresa constatou o potencial existente na implementação de um aplicativo para suprimir os desafios do Concrete Show.

Alexandra indica que o desejo pela implementação de um aplicativo surgiu em 2012, mas que somente em 2017, na 8ª edição do Concrete Show, a organização iniciou a busca por fornecedores. Nesse meio tempo, ela pôde conhecer soluções de fornecedores europeus e americanos, até que, a partir de seu contato com a ETG (Event Technology Group), fornecedora da UBM e parceira da mobLee na América Latina, conheceu a nossa solução.

Monetizando o evento

Após a seleção da mobLee como fornecedora do aplicativo oficial do Concrete Show, o time da UBM, inicialmente, teve por objetivo explorar o potencial de monetização da solução.

Dessa forma, analizando sua cartela de patrocinadores –, observaram que a RCO, empresa brasileira fornecedora de produtos para o segmento de construção civil cujo lema é “Inovabilidade, sempre”, poderia se beneficiar dos espaços de publicidade no aplicativo.

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Essa percepção partiu da compreensão da RCO como uma empresa orientada à soluções que conciliam vanguarda e robustez, de modo que a veiculação direta da marca ao aplicativo seria, não apenas, pertinente, como também coerente com o posicionamento da empresa e seu branding.

Entre as estratégias habituais de venda de espaços de publicidade em aplicativos para eventos, encontramos as cotas de patrocínio. Assim, a equipe da UBM optou por oferecer uma cota exclusiva à RCO que, prontamente, comprou a ideia e tornou-se patrocinadora exclusiva do aplicativo. Para conhecer mais sobre as possibilidade de veiculação de publicidade em aplicativos para eventos, não deixe de conferir o ebook que preparamos sobre o tema!

Colocando em prática

Com base na venda do aplicativo como um espaço de publicidade completo para um de seus fornecedores, o primeiro dos desafios identificados pela equipe da UBM para o Concrete Show pôde ser contemplado: gerar receita a partir de soluções de marketing, afastando sua marca como fonte de custos. O segundo desafio, no entanto, ainda persistia: facilitar a locomoção dos participantes no local do evento.

A superação desse desafio foi inerente à escolha da solução oferecida pela mobLee, já que o produto escolhido oferece o recurso de planta interativa do evento, garantindo que os participantes tivessem uma visão sistêmica do espaço físico e dos expositores lá presentes, permitindo ainda que pudessem traçar rotas automáticas entre estandes, marcando os já visitados e aqueles que desejariam visitar.

Porém, seria necessário alimentar o aplicativo com as informações necessárias.

Dificuldades

Sobre a questão, Alexandra destaca que esse constitui um importante fator de sucesso na implementação de um aplicativo para eventos. De acordo com ela, na UBM, a equipe de Business Inteligence é responsável pela escolha da solução utilizada, porém é a equipe de marketing que trabalhará nas etapas de execução. Portanto, Alexandra enfatiza a importância de se conscientizar o time responsável pela implementação de novas tecnologias sobre o seu potencial e benefícios decorrentes, tanto para visitantes, quanto para expositores e para os próprios organizadores.

Deivid, o responsável pela implementação do aplicativo no time de marketing incumbido do Concrete Show, relata alguns dos desafios iniciais que considerou inerentes ao processo: “O maior problema foi adaptação mesmo.”

Entretanto, a organização afirma que teve uma uma natural curva de aprendizado. Alexandra ainda comenta que: “Sempre quando você tem uma tecnologia nova, o primeiro ano é mais difícil, até para entender o potencial daquela tecnologia e como você consegue usá-la.” Ela também destaca que o time de marketing já estava habituado a um determinado cronograma, de modo que a inserção dos processos relativos ao aplicativo também demandaram uma natural adaptação.

Suporte

Já as dificuldades na adoção de novas tecnologias, Deivid assegura o comprometimento e a prestabilidade do time de suporte da mobLee durante essa fase, atendendo as dúvidas com a devida prontidão.

Um aspecto importante na implementação e eventual atualização de um aplicativo é a atenção aos prazos estabelecidos pelas lojas online que os veiculam.

Enquanto a Play Store, loja de aplicativos da plataforma Android, apresenta grande flexibilidade para publicações e atualizações, a App Store, da Apple, demanda um processo de avaliação e curadoria de tudo que é publicado em sua loja.

Dessa forma, é fundamental que organizadores e o time de suporte da empresa fornecedora demonstrem o devido alinhamento.

De acordo com Deivid, foram estabelecidos acordos relativos a prazos para que, dessa forma, tudo ocorresse de maneira a reduzir as possibilidade de imprevistos.

Sobre o tópico, Alexandra destaca que, no início de qualquer parceria, demanda-se tempo e esforço para que ocorra um processo de amadurecimento dos processos. A partir daí, as partes passam a compreender melhor os seus papeis e suas demandas e, dessa forma, encontram um ponto de equilíbrio proveitoso para ambos.

Inclusive, ela relata que, a partir da evolução da parceria entre Concrete Show e mobLee, criou-se um produtivo espaço para a realização de sugestões e a expressão de necessidades que, em última instância, tem como resultado a evolução contínua do produto e, consequentemente, da experiência de organizadores e participantes.

Planejamento

Outro componente absolutamente fundamental para que o processo de implementação de um aplicativo para eventos seja bem sucedido é o planejamento. Primeiramente, o organizador deve ter consciência do potencial do aplicativo como um canal de comunicação que compreende as três diferentes fases do evento: o antes, o durante e o depois.

Alexandra, inclusive, enfatiza esse aspecto: “o evento é um produto vivo. O aplicativo cria uma oportunidade para o participante viver o evento antes, durante e depois dele.”

No caso do Concrete Show, em específico, onde o aplicativo conta com um fornecedor exclusivo, é também importante que haja um alinhamento de expectativas entre organizadores e patrocinadores, de modo que ambos auxiliem na construção de ações que buscam atingir os objetivos previamente propostos.

Ela ainda aponta o papel ativo da RCO durante todo o processo de implementação e alimentação do aplicativo. De acordo com a organização, a empresa compreendeu prontamente o potencial do aplicativo, desenhando um plano de comunicação.

Esse plano previu ações distintas para cada fase do evento, promovendo atualizações nos banners e enviando notificações do tipo push incentivando o engajamento dos usuários. Segundo Alexandra, foi realizada uma consistente campanha de divulgação em torno do aplicativo. Durante o próprio evento, foram alocadas pessoas destinadas a incentivar o público a realizar o download: “Tínhamos pessoas pra falar, pra mobilizar as pessoas que estavam lá no evento olhando a planta física a baixar o aplicativo, então a gente colocou internet no pavilhão, numa área específica, e aí tinham pessoas orientando.”

imagem representando três telas do aplicativo da mobLee utilizado no Concret Show

Imagem: App do evento Concrete Show

Às vezes, a equipe do marketing não quer essa inovação, porque é mais um canal que ele tem que ficar alimentando, procurando coisas pra escrever, é mais trabalho.

Alexandra Goto

Gerente de Business Inteligence

Resultados do evento

O número de downloads, realmente, superou as expectativas, por ser o primeiro ano. A sensação do público também foi bem legal.

Deivid Perez

Assistente de Marketing

Com o devido planejamento e esforço, os resultados não demoraram a aparecer. Sobre o aplicativo, Deivid é sucinto: “Ele supreendeu bastante!”. De acordo com ele, sendo o primeiro contato do Concrete Show e, possivelmente, de seus participantes, com um aplicativo para eventos, a própria equipe não tinha grande expectativa quanto ao número de downloads e engajamento dos usuários.

Em virtude dos bons resultados, a renovação do contrato para a posterior edição do evento não demorou a acontecer. Dá uma olhada na evolução de um ano para o outro:

Adoção do aplicativo em 2016

gráfico mostrando a importância da Adoção do aplicativo em 2016

Imagem: autor.

Adoção do aplicativo em 2017

Imagem: autor.

Alexandra diz que, após o sucesso do aplicativo na 8ª edição do Concrete Show (em 2015), a RCO rapidamente topou repetir a empreitada.

Isso permitiu que o time de marketing pudesse iniciar o processo de implementação do aplicativo da 9ª edição com a devida antecedência. Em setembro de 2014 foram iniciadas as ações de implementação, enquanto a inserção dos dados no Plataform – sistema de gerenciamento de conteúdo da mobLee – ocorreu em dezembro e, por fim, no início de 2016, o aplicativo foi posto no ar, com 6 meses de antecedência ao início do evento.

Já plenamente cientes dos benefícios que o aplicativo poderia oferecer, comparativamente à edição anterior, no 10º Concrete Show a equipe da UBM foi capaz de realizar uma redução no número de materiais impressos de 32%.

Ainda que não divulguem valores, de acordo com a UBM, a redução no uso de papel foi mais do que suficiente para cobrir o custo de investimento no aplicativo.

Alexandra, inclusive, destaca o processo de conscientização do mercado de eventos em torno de ações que, não apenas são economicamente mais eficazes e eficientes, como também mais sustentáveis. Certos expositores e participantes, no entanto, ainda tendem a preferir as soluções impressas.

Por isso, o processo de redução do uso de papel no evento é progressiva. Deivid, que brinca ter passado noites em claro enquanto refletia sobre o desperdício de papel, reitera que a redução na quantidade de materiais impressos foi visível e, inclusive, suscitou em um maior incentivo para que os participantes utilizassem o aplicativo: “Por exemplo, acabou o pocket map, o cara tá pedindo… Baixa o aplicativo!”

imagem informando os 32 porcentos de REDUÇÃO NO CONSUMO DE PAPEL

Imagem: autor.

A verdade é essa! Se o cara não pega espontaneamente o catálogo, se você entrega pra ele, você vai olhar o seu lixo e vai ter muito catálogo! Isso é um absurdo, né?

Alexandra Goto

Evidentemente, a oferta de um aplicativo para eventos demanda esforço, tempo e investimento. A jornada, no entanto, é mais simples do que muitos costumam supor.

Da mesma forma, os resultados também podem ser igualmente supreendentes! Geração de receita, promoção de melhorias a nível de customer experience, redução do uso de papel… Tudo isso é sintomático de uma estratégia devidamente amarrada para a implementação de sucesso de um aplicativo.

A Concrete Show é mais um exemplo, dentre diversos outros, do poder e potencial da tecnologia. E nós, da mobLee, estamos sempre dispostos a ajudar organizadores a levar o seu evento à era mobile :-)

Eu acho que, a mobLee, por trabalhar mais direcionado, assim, bastante direcionado pra área de eventos, acaba que já é uma solução mais completa pra gente.

Alexandra Goto

Gerente de Business Inteligence

Imagem de LM - orçamento-100


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